InícioGeralGramado e CanelaCanela Light Fest: a arte em cores e luzes segue até domingo

Canela Light Fest: a arte em cores e luzes segue até domingo

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Um show de luzes, cores e diversidade cultural, marcou a abertura da 1ª edição do Canela Light Fest, que iniciou ontem, quinta-feira (1º), na praça João Corrêa. A programação segue até domingo (4). Diretores do evento, artistas e autoridades, em seus pronunciamentos, celebraram a primeira edição, salientando a importância da cultura para a cidade.

“Canela retoma com vigor seu protagonismo como destino cultural e turístico, aproximando-se da comunidade e acolhendo visitantes com eventos que inspiram, emocionam e encantam. A cidade reafirma sua vocação para a arte, a criatividade e a experiência sensorial, promovendo encontros que valorizam o patrimônio, a natureza e o imaginário coletivo. Parabéns aos organizadores do Canela Light Fest” afirmou o prefeito Gilberto Cezar.

Na praça João Corrêa, o público pode admirar a obra Ensaios para o Fim, videoinstalação de André Severo, no Teatro Municipal; Alê Jordão apresenta duas intervenções que chamam atenção: Banca de Jornal em Neon e Carrinho de Supermercado de Neon, resinificando objetos do cotidiano com crítica e humor.

A Catedral de Pedra, um dos principais cartões-postais da cidade, recebe o espetáculo de videomapping do Coletivo Bijari, com os artistas Gustavo Godoy e Geandre Tomazoni obras Granada e a projeção mapeada Cidade Natureza, que criam paisagens digitais dialogando com questões ambientais.

Foto: Inventário Audiovisual/Divulgação

No mesmo local, a artista Katia Maciel apresenta a projeção expandida HERA, obra que propõe uma relação entre arquitetura e imagem em movimento onde a experiência sensorial é ampliada com projeções dos registros da ação na fachada da Catedral de Pedra.

Com programação diversificada, o festival também inclui performances, como O Mito da Gralha Azul e Seres Imaginários, assinadas pela artista Kira Luá e pelo Cacique Maurício Salvador, que resgatam elementos da cultura indígena Kaingang e apresentações ao vivo com VJ’s como Jana Castoldi, Lee Alonso completam as noites com música e projeção visual.

Para o público infantil, duas atrações chamam a atenção: Cobra Grande, de Daniel Lima, uma instalação interativa em computação gráfica projetada na praça João Corrêa, que simula uma imensa cobra que reage à presença do público por meio de sensores, movendo-se com olhar penetrante e criando uma atmosfera imersiva, mágica e envolvente; e a instalação ColoRir, de Gabriel Vinagre, que transforma um pergolado da praça em um espaço lúdico e imersivo.

Com tintas que reagem à luz negra e ao toque, a obra convida à interação por meio da cor, do som e do movimento. O Canela Light Fest que segue até domingo, ao final do evento, no período da manhã, será entregue a Menção Destaque de Novos Artistas para a obra mais votada pelo público e palestra A Luz na Arte Contemporânea, com Katia Maciel, no Grande Hotel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...

Mobilização pela troca de alimentos por ingressos para o Natal Luz

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – A solidariedade também ilumina a 40ª edição do Natal Luz. Desde segunda-feira (20), moradores de Gramado podem trocar alimentos não perecíveis...

Confira a programação completa do 38º Sonho de Natal

CANELA - O clima natalino já está no ar. De 30 de outubro a 18 de janeiro de 2026, a cidade se transforma em...

Inicia campanha salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia

GRAMADO - O Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia (Sintrahg) deu início à Campanha Salarial 2025/2026. O processo começou com a realização da...
error: Conteúdo protegido