CANELA – A partir desta quarta-feira, dia 7, a Prefeitura de Canela está com cadastramento aberto para castração gratuita de cães e gatos domiciliados ou semi-domiciliados no município. Interessados no serviço podem realizar a inscrição do seu pet diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, na secretaria das escolas municipais e na recepção do Paço Municipal. Os responsáveis devem apresentar documento de identidade e comprovante de residência para efetuar o registro.
Para alinhar os procedimentos para este ano do Programa Municipal de Castrações, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e o Centro de Proteção Animal (Cempra) realizaram reunião nesta quarta com as clínicas e médicos veterinários credenciados para o procedimento na cidade. Ficou definido que o Cempra repassará aos estabelecimentos as fichas dos animais aptos a serem castrados, e as clínicas serão responsáveis pelo contato com os tutores e agendamento dos procedimentos, bem como por repassar as orientações de pós-operatório.
A coordenadora do Cempra, Ione Couto, ressalta a importância de os tutores informarem, no momento do cadastro, um número de telefone ativo que permita contato por ligação e/ou WhatsApp. Essa medida é fundamental para viabilizar o agendamento da esterilização, já que o contato telefônico é o principal canal utilizado pela equipe veterinária. “Os dados atualizados contribuem para a organização do serviço e garantem que mais animais sejam atendidos com agilidade e eficiência”, pontua Ione. Em caso do veterinário não conseguir contato com o responsável para agendar, o animal será retirado da fila de espera para a cirurgia.
Participaram do encontro na Prefeitura, o secretário de Meio Ambiente Carlos Frozi; o médico veterinário e fiscal técnico do programa de castrações, Rodrigo Azambuja; e representantes das cinco clínicas credenciadas para realizar os procedimentos.
Investimento em castrações
Na reunião, o veterinário da Prefeitura, Rodrigo Azambuja, destacou que para 2026 o Município irá investir R$ 330 mil para esterilizar e microchipar cães e gatos de Canela. No ano passado, foram realizadas, em média, 150 castrações por mês na cidade pelo programa. “Vamos trabalhar para manter ou até aumentar esses números”, reforça Rodrigo.
Censo Animal
Os veterinários realizarão levantamento do número de animais cadastrados e estas informações irão compor um banco de dados do Município com a finalidade de entender quantos cachorros, felinos, equinos, entre outros animais domésticos, Canela possui. “Esses dados serão utilizados para o planejamento de políticas públicas para os animais e também teremos um melhor panorama do quanto nossa cidade precisa direcionar para essa área”, explica o secretário Frozi.











