GRAMADO – Um ciclo grandioso se encerrou na tarde desta quarta-feira, dia 26, na Câmara Municipal de Gramado. O plenário Júlio Floriano Petersen recebeu a última sessão ordinária do Parlamento Jovem, marco que reforça o compromisso deste programa que, ao longo de seis legislaturas, tem formado jovens líderes e ampliado a visão cidadã de estudantes das escolas gramadenses — jovens que já pensam e constroem o futuro da cidade.
Criado em 2019 pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, o Parlamento Jovem nasceu sob a condução do então diretor Willian Camillo que relembrou o início da caminhada: “Visitamos diversas câmaras no Rio Grande do Sul e no Brasil, ouvimos experiências e percebemos o impacto que esses programas geravam na vida das comunidades. Foi então que decidimos implementar o projeto em Gramado, tornando nossa cidade uma das pioneiras em iniciativas de formação cidadã”, destacou.
Desde então, dezenas de jovens já ocuparam o plenário da Casa do Povo, trazendo reivindicações, ideias e expectativas de futuro. Um deles foi o gramadense David Noel, participante da primeira edição do programa, que emocionou ao narrar a transformação causada pela experiência: “Foi único e transformador. O Parlamento Jovem abriu minha mente não só no campo legislativo, mas também acadêmico. Ele nos ensina nosso papel como cidadãos e mostra como os poderes públicos constroem uma cidade forte. Jovens, participem. Conheçam Gramado por dentro.”
Outra participante que marcou presença foi Catarina Medeiros, que vivenciou o programa no ano passado e, neste ano, retornou como mentora: “A experiência foi tão enriquecedora que eu quis voltar. Aprendi sobre a cidade, sobre política, sobre cidadania. Isso muda vidas e prepara para o futuro. Vale a pena participar.”
A atual legislatura, ficou sob a coordenação do diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz. Ele conduziu um período histórico: pela primeira vez, projetos do Parlamento Jovem foram protocolados, votados e sancionados — entre eles, a Semana de Cuidado à Saúde do Adolescente e o Troféu Jovem Inovar.
“Esses jovens me surpreenderam pelo interesse genuíno em ver Gramado cada vez mais forte. Entregamos uma legislatura comprometida, criativa e com vontade de fazer acontecer. Saio com a certeza de que ajudamos a formar líderes que farão a diferença”, afirmou.
A estudante Rafaela Timann, uma das representantes desta edição, emocionou os presentes ao descrever o significado do projeto: “Foi incrível. Os vereadores sempre muito próximos, o Fábio nos orientando diariamente… Foi mágico. Vamos levar essa experiência para a vida toda. Saímos com sentimento de missão cumprida e já com saudades. Obrigado à Câmara por todo o carinho.”













