REGIÃO – Com as aprovações das vacinas contra a Covid-19 para crianças e adolescentes por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se esperava uma busca constante por parte dos pais e responsáveis, mas infelizmente não é isso que ocorre.
A imunização avança em ritmo lento em todo o Brasil. A realidade na região não é diferente. Em Canela, entre crianças de cinco a 11 anos, de 4.409 nesta faixa etária, somente 1.993 completaram a segunda dose, 45,2% do total. Neste mesmo segmento de idade, Gramado possui 3.051 aptos para serem imunizados e 1.149, apenas 37,7% receberam as doses completas. Os dados são de terça-feira (13) da Secretaria Estadual da Saúde.
Quando o público é em crianças de três a quatro anos, a defasagem é maior. Das 1.337 aptas a serem imunizadas, apenas 75 receberam as duas doses, 5,7%. Gramado, são 896 no total e somente 34 com o esquema vacinal completo o que corresponde a 3,8%.
Para ingressar nas estatísticas positivas, Bernardo Gentz Cardoso, 5 anos, foi levado até a Unidade Central de Saúde, em Canela, pela avó Loiva Gentz para receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Com semblante de choro recebeu a picada da agulha no braço esquerdo, mas depois já estava sorrindo no lado externo do posto.
Loiva comentou a importância de as crianças estarem completamente imunizadas. “Importante colocar as vacinas em dia, pois o vírus está por aí e vamos nos prevenir e vou trazer ele para reforçar a vacina”, disse ela que já está com as doses e reforços em dia.
A enfermeira chefe da Vigilância em Saúde de Canela, Magali Dell Valle Cavinatto, mencionou que as vacinas estão disponíveis e um dos pontos que acredita pela baixa adesão, notícias falsas que acaba deixando os pais receosos.
“Vacina está disponível e depende da importância que os pais dão a vacina. E como a vacina contra a covid é nova, por muitas vezes os pais ou responsáveis tem receio principalmente sobre possíveis reações. E também as fake news que infelizmente influenciam muito”, finalizou.
Vacinação Gramado
Crianças e adolescentes até 17 anos
ESF Várzea Grande – Quintas-feiras, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h
UBS Floresta – Segundas-feiras, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h
UBS Centro – Terças-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h
Horários de vacinação para adultos
UBS Centro, UBS Floresta e ESF Várzea Grande – De segunda à sexta-feira, das 8h ás 11h e das 13h às 15h
Vacinação Canela (Todas as terças-feiras)
Segunda dose – Crianças de 3 a 11 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose no caso da Pfizer Pediátrica e de 28 dias no caso da Coronavac Pediátrica). Adolescentes de 12 a 17 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose). População adulta (intervalo conforme imunizante aplicado/informações na carteirinha).
Terceira dose – Adolescentes de 12 a 17 anos (que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses).População adulta (pessoas que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses).
Quarta dose – Pessoas com 40 anos ou mais (que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses). Trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente e receberam a 3ª dose há mais de quatro meses. Pessoas entre 18 e 39 anos, com comorbidades.
Apenas na UBS Central – Primeira dose 3 e 4 anos.Crianças de 6 meses a dois anos, com comorbidades.