Tiago Manique
REGIÃO – A bola ainda não rolou, mas já pode ser dito que dois golaços já foram marcados com a realização de dois Amistosos Solidários neste final de semana em prol das pessoas atingidas pela catástrofe climática. O primeiro a ocorrer será neste sábado (18), a partir das 17h, no Perinão. Serão quatro jogos, sendo na sequência, Amigos x São José; As Guria x River Feminino; JA Futsal x Unidos do Copo e encerrando, Kikis x Panelão.
A entrada para acompanhar os jogos, em Gramado e Canela será de alimentos, itens de limpeza, higiene pessoal, absorventes e fraldas, roupas íntimas e infantis, agasalhos e cobertores e ração para cães e gatos. A expectativa é de um grande público, em virtude desta mobilização solidária da sociedade. As equipes em cada evento organizarão também em conjunto 100 kits de higiene.
O vice-presidente da Associação Kikis Artes Futsal (Akaf), Maico Martins, falou desta importante ação que está sendo organizada. “A iniciativa na verdade partiu do professor Marcondes Cansanção e como ele tem conhecimento que dos times que jogam os citadinos em Gramado independente de divisão ele nos convidou para organizarmos junto com ele. Passamos então a convidar outras equipes onde todas se mostraram interessadas em fazer, fomos procurados por outros times também, mas infelizmente não conseguimos encaixar”, disse Maico.
Além do Perinão, o ginásio da Ingool em Canela também estará sediando o Amistoso Solidário. Esta ação vai ocorrer domingo (19), a partir das 13h30. Vão entrar em quadra a gurizada do Educa Esportes x Olé Futsal; os veteranos com Amigos do Laje x São Cristóvão e encerrando JA Futsal x Guará Futsal.
Marcondes Cansanção é um dos organizadores dos dois amistosos. Ele citou que estava auxiliando como voluntários, mas admitiu que estava se sentindo incomodado de que poderia fazer ainda mais. “Estava com uma das minhas filhas no colo e no mesmo momento bateu o sentimento. Que eu tenho um teto sobre minha cabeça, minha filha tá em casa, quente, tem alimento, está protegida e tem tantas outras crianças na verdade aí hoje que não tem, que acabaram perdendo tudo. Já comecei a pensar no que fazer e ajudar e tentar melhorar um pouco a vida do povo”, descreveu.
O professor conta que começou a fazer os contatos e buscar agendas com as equipes e que teve a adesão positiva. “Entrei em contato com as equipes de Canela e Gramado e muitos eu conheço os dirigentes ou jogadores e de algum modo e ficou fácil fazer. Organizamos as agendas e conseguimos acertar as datas todos eles se disponibilizaram”, disse Marcondes que agradeceu a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer de Gramado, pela cedência do Perinão e Dirceu Felippetti, pelo ginásio da Ingool.