Tiago Manique
CANELA – O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EEMEF) Santa Terezinha, tem sido um espaço de oportunidades, histórias de superação e reconstrução de sonhos. Consolidado como referência no município, o programa acolhe estudantes que, por diferentes motivos, interromperam seus estudos e agora encontram no ambiente escolar uma nova chance de aprendizado e convivência.
A professora Deise Maria Moraes Ferreira, com mais de 13 anos de atuação no EJA em Canela, destaca a importância do projeto na transformação social. Segundo ela, o programa já revelou histórias inspiradoras de alunos que concluíram os estudos e seguiram carreiras profissionais de sucesso. “Aqui, todos são acolhidos de braços abertos. O estudo abre portas, melhora a qualidade de vida e fortalece a autoestima. Nunca é tarde para retomar os sonhos”, afirma.

Para a professora Estella Teles de Souza, que leciona há um ano na instituição, o trabalho vai além do ensino de conteúdos. “Nossos alunos trazem uma bagagem de vida muito rica. As aulas são mais leves, em formato de diálogo, e essa troca de experiências também enriquece a nossa prática. Mais do que alunos, eles se tornam parte de uma família”, ressalta.

Entre os estudantes, as histórias revelam coragem e perseverança. Gislaine de Moraes Palhano, 38 anos, ficou mais de uma década afastada da escola, mas encontrou no EJA a motivação para realizar seu sonho de cursar Psicologia. “Na pandemia percebi a dificuldade de ajudar meus filhos com os estudos e vi que precisava aprender primeiro para poder ensinar. O EJA é mais do que ensino, é também uma terapia, um novo círculo de amizades. O tempo é a gente que faz, e nunca é tarde para recomeçar”, afirma.

Já Márcio Rafael Angelim, 53 anos, também estudante do ensino fundamental, comemora a chance de concluir essa etapa em 2025. Ele interrompeu os estudos ainda jovem para trabalhar, mas decidiu retornar em busca de melhores oportunidades. “Os professores são atenciosos, os colegas se tornaram amigos. A convivência e o aprendizado mudaram minha vida. Agora quero seguir até o ensino médio”, projeta.

A trajetória de Rafael da Silva de Souza, 18 anos, é um exemplo de determinação e perseverança. Após interromper os estudos há cerca de três anos, devido a dificuldades enfrentadas na escola anterior, ele decidiu retomar a vida escolar em busca de novos conhecimentos, melhores oportunidades profissionais e o sonho de ingressar no ensino superior.
“Retomei os estudos por questão de conhecimento, para desenvolver novas habilidades e também pensando em emprego e faculdade”, conta Rafael, que já se prepara para concluir o ensino fundamental e dar início ao ensino médio.
Às vésperas da formatura, marcada para o final deste ano, o estudante celebra a conquista e demonstra grande expectativa para esse momento especial. “Estou bem ansioso para chegar à formatura. Estamos organizando ideias sobre a festa, o certificado. Quero terminar logo para poder seguir no ensino médio”, afirma.
