GRAMADO – O Centro Estadual de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Estadual da Saúde, emitiu alerta sobre consumo de picolés de uma empresa de Sapiranga. Existe a suspeita de que o produto seja o causador de surto de doença de transmissão hídrica alimentar. Somente em Gramado, segundo a Vigilância Sanitária, foram registrados 17 casos suspeitos em diversos bairros, principalmente Piratini e Várzea Grande.
O Programa Estadual de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar/CEVS/SES-RS foi notificado na segunda-feira (19), da ocorrência de casos, principalmente de crianças que buscaram atendimento médico ao apresentar sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia, após a ingestão de picolés da empresa de Sapiranga.
A partir da notificação, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde realizou as ações para investigação. Foi solicitada a interdição cautelar de todos os da empresa até a conclusão da investigação que segue em andamento.
Orientações
Caso tenha ingerido o produto e apresentado sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia, siga as seguintes orientações:
– Contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde ou o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 152
– Procure atendimento médico, caso necessário
– Mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças
– Caso possua unidades fechadas em seu poder, mantenha o produto guardado até novas orientações da vigilância