CANELA – “Movimentando Vidas”. Este é o tema da 4ª edição da Semana da Acessibilidade e Inclusão. O evento iniciou dia 21 e segue até domingo (28) com uma programação que tem como foco a prática do paradesporto no contexto educacional, cultural e de lazer, vivenciando diversas modalidades esportivas adaptadas. Na segunda (22), no Ginásio do Sesi, ocorreu a Bocha em Cadeira de Rodas com a Apae Portão.
Uma das ações foi na tarde de terça-feira (23), também Sesi, onde ocorreu a Slalom em Cadeira de Rodas, idealizada pela ONG Caminhadores de Porto Alegre e contou com a presença de estudantes do terceiro e quarto ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Santa Therezinha que vivenciaram na prática a atividade.
Idealizadora do evento, a fisioterapeuta e mestra em inclusão social e acessibilidade, Marina Susin Siota, mencionou que o foco de valorizar o esporte nesta edição, serve para mostrar para a sociedade que todos, independentemente de alguma dificuldade de mobilidade podem ser inseridas e espera que o evento deixe um legado para Canela.
“Despertar nas crianças e adolescentes e mostrar para as pessoas que tem como serem, inseridas no contexto do esporte. Proporcionar aos alunos e vivenciar na prática que tenham esta experiência.
A edição deste ano, vem justamente neste sentido de proporcionar para estas pessoas e deixar um legado. Importante salientar que precisamos de parcerias que a cidade esteja de portas abertas, prontas não somente de acessibilidade, mas o respeito, empatia e conscientização. A partir daí sim, possibilitar a inclusão e quem sabe para se tornarem grandes personalidades do paradesporto e viver com mais intensidade e alegria”, disse.
Jonas Ludwig, fez a demonstração para os alunos. Cadeirante, ele é um dos precursores do paradesporto na região e destacou como foi para conhecer esta prática e o quanto é importante a programação desta semana.
“Despertar essa conscientização nas pessoas, sobre a possibilidade de praticar algum esporte adaptado é fundamental, seja pela qualidade de vida, ou autoestima. A atividade esportiva traz muitos benefícios a vida das pessoas, ainda mais as Pessoas com Deficiência (PCD’s)”, pontuou.

A Apae realizou uma caminhada no Parque do Lago, na tarde de quarta-feira (24) e ontem (25) as atividades voltaram para o Sesi com o Vôlei Sentado, organizado pela Associação Esporte Mais.
O que disseram
“Gostei de ter esta oportunidade e que muitas pessoas, mesmo sem ter movimento das pernas, podem praticar qualquer esporte”, Guilherme Alves, aluno do quarto ano da Emef Santa Therezinha.

“Não sabia que as pessoas podem praticar esporte, mesmo com alguma deficiência e o que mais gostei foi de saber como é esta sensação de não sentir as pernas e poder fazer esporte e brincar, Alice Santana, 9 anos, aluna do quarto ano da Emef Santa Therezinha.

Programação
Sexta-feira (26)
14h às 15h30: Basquete em cadeira de rodas (Associação de Deficientes Físicos da Serra Gaúcha – Adefisg).
Local: Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) João Alfredo Corrêa Pinto
Sábado (27)
16h: Apresentação Artística (Associação de Jovens Artistas PCD’s de Canoas – Amar Elo)
Local: Praça João Corrêa
Domingo (28)
16h: Apresentação Artística (Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante (Cadie)
Local: Praça João Corrêa