GRAMADO – A eleição para a escolha do Parlamento Jovem gramadense aconteceu na última quarta-feira (12) em 15 escolas do município, A grande novidade, foi a utilização das urnas eletrônicas para o registro do voto dos alunos, que elegeram 18 representantes.
Concorreram alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas e privadas de Gramado. Cada escola teve direito a uma vaga, entretanto, para fechar as 18 vagas destinadas por lei, 3 escolas tiveram 2 vereadores jovens eleitos.
Durante a quarta-feira (12), mais de 1.700 estudantes exerceram a cidadania e foram às urnas. A escola Senador Salgado Filho foi o maior colégio eleitoral e contou com 348 eleitores.
No colégio Caic, no bairro Moura, mais de 17 alunos votaram na urna eletrônica pela primeira vez. Dentre eles, a jovem Sofia Jung Schmitt, de 13 anos. “Foi uma experiência bem legal. Eu estava nervosa antes de ir na cabine de votação, por mais que os professores tenham nos explicado, dá um nervosismo, eu cheguei até esquecer o número de quem eu iria votar” disse dando risadas a estudante do 8º ano.
Outro ponto importante nessa eleição do Parlamento Jovem foi o número de vereadoras eleitas. 10, das 18 vagas, foram preenchidas pelas meninas, que serão a maioria na casa legislativa.
O que é o Parlamento Jovem
É a oportunidade em que os estudantes de escolas públicas e privadas tem de se aproximar um pouco mais do Poder Legislativo da cidade. Cada vereador jovem será apadrinhado, por meio de sorteio, por um vereador titular e a cada 15 dias, os jovens irão se reunir para traçar ideias, estratégias e definir quais serão os pedidos de indicação que serão feitos para a Prefeitura.
A sessão de posse do Parlamento Jovem acontece na próxima terça-feira, às 18h, no Plenário da Câmara de Vereadores. Já a primeira sessão ordinária será no dia 23 de agosto. Outras três sessões ordinárias também estão previstas para serem realizadas, além da sessão de diplomação no final do ano.
“ O programa vereador jovem, assim como os demais projetos da Escola do Legislativo, tem o objetivo de despertar na garotada o exercício da cidadania. Agradeço a Justiça eleitoral pelo apoio e ter nos ajudado com as urnas eletrônicas, um agradecimento especial aos professores, diretores e pais de alunos pelo empenho, o dia foi corrido, mas deu tudo certo e o objetivo foi cumprido”, destacou a Diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn logo após o término da divulgação do resultado no final da tarde de quarta-feira (12).
O presidente da Câmara de Vereadores, Celso Fioreze (PSDB), salientou a dedicação dos jovens e das escolas. “Fico extremamente contente em ver este projeto a todo vapor, ver a dedicação de todas as escolas participantes neste ano, tantos jovens envolvidos e ver essa gurizada feliz em poder ter esta experiência fantástica neste projeto”, disse Celso.
Fioreze também fez questão de lembrar e parabenizar o trabalho da Diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn. “O grande objetivo da Câmara de Vereadores em realizar este projeto através da Escola do Legislativo com o trabalho fantástico da Juliana, é de promover a cidadania para os jovens. Queremos introduzir a eles o que é o Poder Legislativo, qual o papel do Vereador, a importância da boa política e a importância de o cidadão realmente se envolver nos debates e discussões de uma cidade”, finalizou.
A iniciativa que deu certo em Gramado agora é pauta na Câmara canelense. O vereador Alberi Dias (MDB) fez uma indicação e pedido para que se crie a Câmara Mirim na cidade de Canela.
Confira os eleitos:



















Confira a lista dos vereadores titulares com seus afilhados do Parlamento Jovem. A definição ocorreu por meio de sorteio em reunião na noite desta quinta-feira, dia 13, na Câmara de Vereadores.
Celso Fioreze (PSDB)
Yasmin Falk de Oliveira Gonzaga e Silva
Pietro Batista Pedroso
Cícero Altreiter (MDB)
Beatriz Fogaça da Silva
Eduardo da Silva Moura
Joel da Silva Reis (Progressistas)
Héber Nathan Portes Parodes
Renan Sachet
Neri da Farmácia (Progressistas)
Felipe Negri Castilhos do Reis
Miguel de Melo Mendonça Nascimento
Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores)
Matheus Sander Boff
Errillenny Victória da Silva Costa
Renan Sartori (MDB)
Heloiza do Amaral de Oliveira
Valentina Bordin
Roberto Cavallin (Progressistas)
Gabrielle de Moura Soares
João Vitor Balem da Silva
Rodrigo Paim (MDB)
Isadora Conte de Moraes
Valentina Venzo Souza
Rosi Ecker Schmitt (Progressistas)
Lívia Leite Ferreira
Amanda Pilar dos Santos
