Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesRetratos da colônia de Gramado foram exibidos em exposição virtual no dia...

Retratos da colônia de Gramado foram exibidos em exposição virtual no dia 26

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Durante os meses de novembro e dezembro o artista plástico Alessandro Müller percorreu as áreas rurais da cidade, buscando registrar e divulgar as belezas coloniais através da ótica do desenho. O projeto cultural “Retraturas do cotidiano: Um resgate do tempo” retratou em traços as características das paisagens e das pessoas que vivem nas localidades da Linha 28, Linha Bonita, Linha Nova, Serra Grande e Nova Renânia.

“Existe um significado para cada local ou pessoa desenhada”, revela o artista.

Na Linha 28 o cenário escolhido foi a Igreja de São Valentim, uma construção que data de 1897 e que já foi responsável por incontáveis momentos de amor.

Já na Linha Bonita foram desenhados dois locais: a Casa Centenária, propriedade construída em 1900 pelos imigrantes italianos Benedito e Elisabetha Ferrari e a família Foss, representada pelos patriarcas Pedro e Zulmira Foss, que muito contribuíram para o desenvolvimento da história do turismo rural da cidade.

O artista também retratou o Cânion da Pedra Branca, conhecido pelo pôr do sol de tirar o fôlego, vista marcante da Linha Nova. Já na Nova Renânia a paisagem escolhida foi a vegetação e as araucárias, tão presentes no cenário da região.

E, para fechar com chave de ouro, a última saída de campo para desenho aconteceu na Serra Grande, onde Alessandro visitou o ateliê de Gilmar Stahl, artista plástico gramadense reconhecido pelo seu trabalho expressivo e marcante. Antes de ser batizado como ateliê de arte, o prédio foi sede de um matadouro, pois a família Stahl possuía um negócio no ramo de carnes na cidade. O que antes era um matadouro, agora é conhecido como nascedouro de arte.

Para Alessandro, existe um subtexto em cada retrato feito neste projeto: “eu quero recordar a história onde a cidade começou, valorizando aqueles que contribuíram para a sua construção histórica e cultural”, comenta.

Para Luana, produtora do projeto, o respeito está em valorizar as crenças e a tradição dos colonos, “como gramadense sinto que nossa riqueza cultural ancestral está sendo deixada de lado, o que não pode acontecer. Precisamos fazer um forte resgate do tempo e das verdadeiras heranças da nossa história”.

No último dia 26 (sábado), às 20h ocorreu a exposição virtual das obras produzidas no projeto, contando com a monitoria guiada pela estudante de artes visuais Daniele do Amaral, e foi transmitido pelo canal do Youtube e página do Facebook do artista. Para quem quiser assistir, está disponível, de forma permanente e gratuita.

No final deste projeto, o artista doou algumas das obras produzidas a acervos públicos do município, para que estes registros contribuam com a manutenção do patrimônio histórico cultural imaterial da cidade, proporcionando conhecimento a todos que buscarem saber mais da nossa gente e da nossa terra. Receberão as doações o Arquivo Público Municipal João Leopoldo Lied (Bairro Planalto), o Centro de Cultura da Várzea Grande e a Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição (Bairro Dutra).

É possível acompanhar nas redes sociais os fatos e histórias das famílias e colônias visitadas, onde vídeos e fotos foram compartilhados diariamente.

Para mais informações contate: (54) 99903-3263 ou procure o artista no site www.alessandromullerart.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...

Mobilização pela troca de alimentos por ingressos para o Natal Luz

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – A solidariedade também ilumina a 40ª edição do Natal Luz. Desde segunda-feira (20), moradores de Gramado podem trocar alimentos não perecíveis...

Confira a programação completa do 38º Sonho de Natal

CANELA - O clima natalino já está no ar. De 30 de outubro a 18 de janeiro de 2026, a cidade se transforma em...

Inicia campanha salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia

GRAMADO - O Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia (Sintrahg) deu início à Campanha Salarial 2025/2026. O processo começou com a realização da...
error: Conteúdo protegido