A descoberta do soldado Marcos Vinicius de Borba dos Santos, durante uma palestra do Programa de Educação de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), da Brigada Militar, de uma menina de 10 anos que vinha sendo abusada sexualmente é mais uma prova da importância destes programas junto à criançada. Que sirva de exemplo e incentivo para mais e mais profissionais de todas as áreas do quanto vale a pena passar mensagens de vida nesta fase da vida. Que professores, psicólogos, psiquiatras, profissionais de todas as áreas como da segurança, trânsito, cultura etc., se entusiasmem a fazer projetos nesta linha.
Para constar, esse tipo de caso não é só em Canela que ocorre, e graças a Deus são descobertos. Em uma única localidade, em Gramado, mais de cinco casos, não só de violência direta contra a criança, como às mães, foram descobertos pelo Proerd.
Gilberto Cezar não é candidato
Tendo feito uma boa votação em 2018, atingindo quase 20 mil votos, o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, era candidato natural dos tucanos para fazer uma nova tentativa à Assembleia Legislativa. Mas, decidiu levar até o final seu mandato de vice, que recém está chegando a metade no final deste ano.
“Resumindo, quem me colocou como pré-candidato foi o PSDB/RS, isso já em 2018, então eu decidi aceitar e fiquei na 2ª suplência no Estado do RS. Fiz quase 20 mil votos na primeira tentativa. Após isso, logicamente, sempre fiquei como possível pré-candidato também (para 2022). Ocorre que eu fui reeleito vice-prefeito em Canela com quase 80% dos votos, juntamente com o prefeito. E de lá para cá teve no meio do caminho uma pandemia em 2020. Em 2021 teve uma retomada fraca da economia. E agora em 2022 mudanças drásticas na política e nos partidos, além de ter que continuar um trabalho de retomada. Temos muito trabalho pela frente em Canela ainda, e conversei com minha base e com pessoal, e achamos que seria melhor não concorrer neste momento”, disse à coluna Gilberto Cezar.
Apoio a Jorge – foto Jorge
Assim, o vice-prefeito de Canela prometeu apoio a Jorge Drumm na região. Para deputado federal vai apoiar a reeleição de Lucas Redecker.
Caso Alberi Dias
A Comissão Processante decidiu seguir com o processo de cassação ao mandato de Alberi Dias por decoro parlamentar, em razão da Operação Caritas. Assim, Alberi será ouvido em audiência da Comissão, dia 9 de maio, às 15h. Destaque desta primeira fase da Comissão para o que disse o vereador Jerônimo Terra Rolim, na sessão de segunda passada. Para Rolim a defesa de Alberi foi fraca e o relatório da Comissão, técnico e muito bem feito. “Eu esperava mais da tua defesa, Alberi”, disse Rolim, que é advogado.
Minerva – Foto
No programa O Voto de Minerva de segunda-feira, conversei com o vereador pedetista Jerônimo Terra Rolim. Quem não viu, vai lá na página do JI no Facebook que vale a pena. Na próxima segunda-feira, teremos a presença dos vereadores Andresa da Conceição (Mana) e Mário Weirich, ambos do MDB.
Convenção emedebista – Foto
O atual Diretório do MDB Canela, através de seu presidente Eduardo Rodrigues, informa sobre a Convenção Municipal, que será realizada no dia 30 abril.
Na data acontecerá a votação para eleição do Diretório Municipal, Comissão de Ética e Disciplina Partidária, delegados à Convenção Estadual, votação pelo Diretório eleito da Comissão Executiva Municipal e Conselho Fiscal.
A Convenção acontece na sede do partido, Praça Luiz Wender, s/nº, das 13h às 17h.
“Neste dia, além de renovarmos o diretório, executiva, delegado, comissões e conselhos para o biênio 2022/2024, convidamos todos os filiados do partido para que façamos desse evento uma grande ação de mobilização da nossa legenda, demonstrando a energia que temos e iniciarmos, de imediato, a preparação para as eleições deste ano, bem como reforçar o papel do MDB como agente social, conectado com as vozes da sociedade”, disse Eduardo, lembrando que todos os filiados de Canela têm direito ao voto para eleição dos membros do Diretório.
Durante a tarde três painéis serão realizados, às 14h, Márcio Cavalli falará sobre “A tradição e a cultura no desenvolvimento de um povo”; às 15h, Luciano Melo, secretário da Fazenda e Desenvolvimento de Canela abordando o “Cidica – Uma nova matriz econômica para o Município” e às 16h, o prefeito Constantino Orsolin fala sobre “As perceptivas para os próximos dois anos no município de Canela”.
Ninguém manda em mim
Às vezes passamos recados somente a quem interessa. Claro que acontece de alguém se meter no meio e usar o chapéu, mas em geral essas mensagens tem endereço certo. Na sessão passada da Câmara de Vereadores Roberto Grulke desabafou dando um tom forte a expressão: “Ninguém manda em mim”. Quem está de fora fica na curiosidade.
Estranha liberdade
Os vereadores governistas têm se puxado a explicar suas total, ampla e irrestrita liberdade para fazer as críticas ao governo do qual participam e através do qual se elegeram. Já de cara, bem no início da legislatura o vereador Jefferson Oliveira se sobressaiu quando disse que não mais concorreria a vereador, ou pelo menos não pelo MDB. Agora até a recém-chegada, Mana, já está mandando recados diretamente ao prefeito e ninguém mais têm levado em conta a questão situação ou oposição. A exceção é o líder de Governo, Roberto Grulke, que se esmera em defender o governo. O vereador pedetista, Jerônimo Terra Rolim, até fica sem graça. Antes estava sozinho, agora todos querem bater no governo e quando falou isso na tribuna, mais uma vez os governistas fizeram questão de destacar sua independência. Vamos ver a partir de sábado, quando o prefeito vai palestrar sobre os dois últimos anos do governo durante a convenção do MDB, se vai mudar algo.
Texto: Cláudio Scherer | [email protected]