Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesForça Tarefa completa seis anos de auxílio e proteção à comunidade

Força Tarefa completa seis anos de auxílio e proteção à comunidade

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Criada para proteger e auxiliar comunidades, a Força Tarefa Serra Gaúcha completou seis anos de atuação na terça-feira (27). O projeto sem fins lucrativos ajuda pessoas, entidades e empresas com doações, suporte para realização de eventos caridosos e de saúde, além de efetuar resgates e primeiros socorros, juntamente às autoridades de segurança. O presidente da Força Tarefa e bombeiro civil, Jorge Moreira concedeu entrevista à Rádio Integração Digital, no programa Manhã com Informação na terça (27). Ele contou a história da instituição, além de relatar as dificuldades enfrentadas, principalmente, para viabilizar uma sede e para encontrar voluntários.

O presidente da instituição, Jorge Moreira, deu entrevista à Rádio Integração Digital – Fernando Gusen/JIH

O projeto foi criado após um tornado atingir a cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, e voluntários da Região das Hortênsias se unirem para ajudar as famílias diretamente atingidas pelo fenômeno no município catarinense. Na época, a instituição contemplou as vítimas com alimentos e roupas. “Nós fomos para levar roupas e alimentos para ajudar aquelas pessoas. No Rio Grande do Sul, já prestamos serviços em 29 municípios, auxiliamos cerca de cem mil pessoas. Nosso trabalho é expressivo”, destacou ele. Entre as principais ações, o grupo auxiliou famílias, além de Xanxerê, de São Francisco de Paula e Rolante, quando as cidades sofreram com um tornado e uma enchente, respectivamente.

No decorrer da entrevista, o presidente comentou que é uma dificuldade encontrar voluntários dispostos a prestar os serviços que a Força Tarefa exige. Segundo ele, são avaliados nos candidatos conduta e disponibilidade. “O cara quando é socorrista tem a ideia de que ele só vai salvar vidas, botar corda e vai socorrer. Quando aparece uma missão, por exemplo, de ficar na frente de um mercado arrecadando comida, a pessoa já diz que não é para ela”, conta. “Estamos avaliando a possibilidade de ter mais pessoas. Quero ver se coloco mais cinco ou 10 na parte operacional”, acrescentou Moreira. Atualmente, a instituição conta com sete pessoas e seis viaturas para realizar as operações.

A Força Tarefa Serra Gaúcha não possui uma sede própria e, segundo o presidente, esta é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo grupo. “Nossas viaturas ficam parte na minha casa, as outras na de um colega. É bem complicado. Essa base não seria apenas uma sede, poderíamos receber e treinar a comunidade. Nosso sonho é ter isto para podermos botar as viaturas ali, ter uma salinha para passar um treinamento para mulheres grávidas. Ter um braço a mais”, projetou.

Moreira também discorreu sobre os pedidos de alimentosque recebe da comunidade. Ele frisou que a Força Tarefa não é uma entidade assistencial, mas, sim, um grupo de apoio. “Tem coisas que as Secretarias de Assistência Social têm que abraçar. Recebo quase 10 pedidos de cesta básica por dia. Quando der a oportunidade, obviamente, vamos ajudar. Se nós pudéssemos, claro que faríamos”.

Para resolver este tipo de situação, ele sugeriu que as cidades tivessem um Centro Integrado de Apoio para fazer o acompanhamento destas famílias. “Deveria ter uma central. Unir tudo e fazer um Centro Integrado de Ações, com as pastas de Assistência, defesa Civil e entidades de apoio e assistenciais”, disse.

JUNTOS CONTRA O FRIO – A Força Tarefa lançará, juntamente a ABASC, a campanha ‘Juntos contra o Frio’ que visa arrecadar e distribuir cobertores para as famílias carentes de Canela e Gramado. A arrecadação começará no dia 30 de abril, seguindo até o dia 31 de maio. A organização projeta receber cerca de dois mil cobertores.

Os materiais podem ser levados até o escritório da Segura-Segurança Privada, situado ao lado do Mercado Forrageira, ou até a Troca Solidária. Além dos locais de entrega, a Força Tarefa montará um itinerário de entrega que será divulgado na próxima semana.

Texto: Leonardo Santos – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido