REGIÃO – A ligação de João Derly com os tatames não ficou estagnada mesmo quando deixou a carreira como atleta de judô. Recentemente ele esteve participando em Gramado do Seminário Aberto de Judô, evento promovido pela Associação Hajime no Pavilhão da Prefeitura.
Além disso, esteve visitando outros prtojetos e desportistas e esteve participando do programa Redação JI, na Rádio Integração Digital. Derly esteve acompanhado do ex-secretário de Esportes e Lazer de Gramado, Jacó Schaumloeffel.
Sobre o Seminário, também denominado de “aulão” explicou que realiza esta atividade, ainda quando era atleta que além das orientações técnicas, fala da sua vivêncvia no epsorte, além de auxiliar na exapnsão da modalidade, principalmente no interior do estado.
“Realizamos o Seminário a bastante tempo ainda como atleta, visitando os tatames, principalmente do interior para ter mais conteúdo sobre a modalidade facilitando este intercâmbio. Trazer experiêcnias e ajudar na construção do judô, além disso, trabalhamos muito a mescla judô e jiu jitsu, artes irmãs. Passamos também a nossa vivência e poder acrescentar na formação das pessoas por meio dos tatames”, disse.
Derly destacou também os benefícios de projetos esportivos e escolinhas e das crianças e adolescentes estarem inseridas. Como experiência pessoal, revelou que seu ingresso no judô ocorreu, pois sofria de asma, conseguindo superar o que segundo ele já foi uma grande conquista. Também citou outros benefícios que o objetivo de estar em uma escolinha, não é a busca de ser atleta profissional de alto redimento e sim agregar outros valores e que isto é consequência.
Artes marciais não é tão comum, eleito pela Unesco esporte mais competo desnvolvimentos, trabalhao o cpor por inteiro, valores morais de disciplina tudo isso são emprrgados em nosso diariamente.
“O resultado do epsorte é muito bom, são poucos que chegam ao profissionalismo, mas mesmo não atingindo o alto rendimento a formação preprara para ser campeão da vida, valores sendo agregados, saber lidar com vitórias ou derrotas do cotidiano da vida”, explicou.
Na política, João Derly foi vereador de Porto Alegre, deputado federal e secretário de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul. Sendo que nesta última função pública, para facilitar os projetos sociais na busca por recursos por meio das leis de incentivo ao esporte, baixou a alíquota de 25% para 10%, facilitando que busque apoios da empresa. Anteriormente o orçamento destinado para o esporte para captação destes recursos tinha um aporte de R$ 20 milhões e atualmente está em R$ 35 milhões.
Confira abaixo a entrevista completa. Para acompanhar pelo celular, clique em OUVIR NO NAVEGADOR.
Texto e foto: Tiago Manique – [email protected]