CANELA – A Semana Farroupilha será realizada em formato totalmente virtual por conta da pandemia. Com o tema “Gaúchos sem Fronteira”, proposto pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para os Festejos Farroupilhas, a interatividade com o público ocorrerá por meio do canal @canelapaixaonatural, no YouTube, no Instagram e no Facebook, iniciando domingo (13) se encerrando dia 20.
Conforme o curador e coordenador da Semana Farroupilha de Canela, Márcio Cavalli, a programação digital terá forte viés cultural, incluindo shows musicais, arte, palestra sobre a trajetória do gaúcho; culinária campeira, artesanato e outras atrações.
O pesquisador Sandro Arruda, o Nikito, conhecido no meio estadual por transmitir as pesquisas deixadas por Paixão Côrtes, deverá atrair tradicionalistas de vários lugares por meio de sua live.
O evento também terá conteúdo voltado para o público infantil, com oficinas de brincadeiras gaúchas e sobre brinquedos rústicos. As atividades terão a participação de CTG Querência, Grupo Folclórico Os Tapejaras e dos DTG’s Chaleira Preta, do Ciep Neusa Mari Pacheco e Amigos Estancieiros. Parte das atrações está sendo gravada e outras serão transmitidas ao vivo.
A parte musical do evento será vinculada com a Sexta Live Show, da Temporada de Inverno On-line. “Optamos por esse formato para que se mantenha a transmissão do conhecimento a respeito da nossa cultura. Diferentemente dos anos anteriores, quando essa parte cultural atingia diretamente as escolas, qualquer pessoa poderá assistir justamente porque a internet não tem fronteiras”, destaca Márcio Cavalli.
Programação
Domingo (13)
15h: Início da Semana Farroupilha com material audiovisual com o Hino Rio-Grandense
20h: Retratos do gaúcho além-fronteira, com Márcio Cavalli
Segunda-feira (14)
9h: Resgatando a História do CTG Querência de Canela, com Júlia Trein, Ana Caroline Hofmann Lucena e Ana Laura de Oliveira
20h: Oficina de brinquedos e brincadeiras tradicionais, com Kailanny de Araújo Gross, Vinícius Cavallin de Oliveira, Pedro de Oliveira Varela, Eduardo Pontes de Oliveira Macedo, Laura Foss Rodrigues Jardim e Gabriela Wasen Cardoso, do CTG Querência de Canela.
20h: Live “Recolhimento das Pesquisas e Reconstituição das Danças Tradicionais e Folclóricas Gauchescas”, com Sandro Arruda (Nikito).
Terça-feira (15)
9h: Artesanato gaúcho – parte 1: das linhas aos adornos, com Simone Becker e Bárbara Vaccari, do grupo Os Tapejaras.
15h: Relíquias do tempo antigo, com Fabiano Hanel dos Santos, Fábio Hanel dos Santos e Alessandro Oliveira.
15h: Artesanato gaúcho – parte 2: artesanato com osso, com Edilson Gonçalves, do grupo Os Tapejaras.
Quarta-feira (16)
9h: A história da guasquearia, com Luiz Fernando Kerschner, Júlio Trein e Gabriel Almeida, do CTG Querência de Canela.
15h: O Gaúcho, com Renata da Silva – 1ª prenda estadual 2017/2018, pelo CTG Querência de Canela.
Quinta-feira (17)
18h30: O Lenço Farroupilha e sua história, com o professor Fabiano dos Santos, do grupo Os Tapejaras.
Sexta-feira (18)
10h: Erva-mate na culinária, com Júlia Trein, O Chimarrão, com Júlio Trein, do DTG Amigos Estancieiros.
Sábado (19)
15h: Declamação, com Júlio Barcelos. Nós de lenço, com William de Moraes da Silva. DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco).
Domingo (20)
10h: Oficina de boia campeira, com Fábio Hanel dos Santos e Mauricio Moraes da Silva. DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco).
20h: Encerramento da Semana Farroupilha, com audiovisual com o Hino Rio-Grandense.
Programação Paralela
Terça-feira (15)
20h: Terça Retrô – Show gaúcho da Churrascaria Garfo e Bombacha.
Quarta-feira (16)
20h: Quarta Gastronômica, com Canellé Bistrot.
Quinta-feira (17)
20h: Live-tertúlia com Kerolin Acordeonista e Seu Pai.
Sexta-feira (18)
20h: Live-tertúlia com Pontezuela, Lauri Duarte e Eder Castro.