Fernando Gusen – [email protected]
GRAMADO – Uma das notícias mais impactantes para a região nestes tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi da turista de São Paulo que estava infectada com a doença e colocou um hotel em quarentena. Ao todo 20 pessoas tiveram que ficar isoladas nas dependências do Hotel AlpenHof por 14 dias. Eram 11 turistas e nove funcionários do empreendimento. Proprietária do hotel contou como enfrentou esses dias de exílio.
A notícia foi transmitida nesta quarta-feira, logo após o meio dia, quando o secretário da Saúde de Gramado, João Teixeira, ligou comunicando a boa nova. “O hotel que estava em quarentena está liberado, todos estão liberados do isolamento”, anunciou.
O fim do exílio representa também a cura da paciente infectada com o novo coronavírus. A decisão de liberação veio a partir do diagnóstico médico. Durante este 14 dias, o Centro de Operações de Emergências (COE) monitorou e disponibilizou suporte para o grupo. A Secretaria da Saúde também viabilizou acompanhamento psicológico e, em parceria com a Abrasel Hortênsias, serviu três refeições diárias.
O Jornal Integração conversou com a proprietária do hotel, ela comentou que o primeiro e o segundo dia foram os mais difíceis. "Temos muitas mães com filhos pequenos na equipe de funcionários, que não podiam sair e vê-los, e isso nos deixou muito tristes. E agora o importante é que todos estão bem e retornando para suas casas”, contou.
A higienização dos quartos durante o período de isolamento foi reforçada. Conforme a proprietária, tudo era limpo conforme as orientações da Vigilância Sanitária, com uso de luvas e máscaras, e produtos como água sanitária e álcool. "A paciente ficou isolada em um apartamento, sem contato com as demais pessoas. Neste apartamento ninguém mais entrava e tanto as refeições quanto os produtos de limpeza eram deixados na porta para que eles mesmo realizassem a limpeza”, destacou.
“Foi muito tranquilo, estamos todos bem, ninguém, em momento algum, apresentou sintomas. Até mesmo a paciente, não foi preciso nenhuma medicação, ela esteve super bem o tempo todo”, observou. “Ela tem um irmão gêmeo, e ele ficou com ela o tempo todo. Ela foi muito condenada pelas pessoas, mas é uma menina boa, muito querida, doce e sem qualquer maldade”, acrescentou.
Entre os 11 hóspedes que precisaram permanecer no hotel, apenas a paciente infectada e seu irmão estavam fora do grupo de risco, os demais todos com idade do grupo de risco.
ISOLAMENTO E EXCLUSÃO – “Com certeza vou sair daqui uma outra pessoa. Nós vivenciamos os extremos nesses dias. Sentimos na pele o quanto a gente é excluído e julgado, houve muito preconceito e condenação das pessoas, mas por outro lado tivemos tantas demonstrações de carinho e afeto para superarmos esses momentos. Foi incrível, os entregadores que vieram aqui e sempre nos deram apoio, o pessoal da Vigilância que nos acompanhou, as refeições que eram trazidas com mensagens de apoio. E teve hóspede que guardou cada uma delas. Essas demonstrações de carinho fizeram muita diferença”, enfatizou.
A proprietária do hotel conta que ficar afastada das redes sociais nesse período foi importante para não ser afetada pelos ataques e atos desrespeitosos proferidos contra o hotel. “As reações negativas das pessoas nos entristece, houve muito julgamento. Volta e meia alguém fazia uma print de algum comentário e me mostrava, então eu dizia: ‘não dê bola para isso’”, comentou.
ESFORÇO PARA DEIXAR BOA IMPRESSÃO – Outro suporte desprendido pelo poder público foi com as novas datas dos voos para o retorno dos hóspedes. A notícia do fim do isolamento foi celebrada com aplausos pelos 20 que estavam de quarentena em agradecimento a todos que cooperaram ao longo destas duas semanas.
“Nós procuramos fazer de tudo para eles irem embora com uma boa impressão de Gramado e do meu hotel. Me coloquei no lugar deles e pensei em como eu gostaria de ser acolhida em um momento como este. E além de estarem bem de saúde, eles ficaram contentes e foram embora com a promessa de retornarem a Gramado”, sublinhou.
A direção do hotel também exaltou a necessidade do lado humano se sobressair em momentos de dificuldades como este. “O importante nessas horas é as pessoas se ajudarem, estender a mão, não afastar e julgar”.
O recesso do setor turístico vai se prolongar alguns dias por causa da pandemia do novo coronavírus, por isso, conforme a dona da hospedagem, a equipe de colaboradores terá férias coletivas.
Secretário destaca a ajuda mútua
Para o secretário da Saúde, João Teixeira, foram empreendidos todos os esforços para dar apoio às pessoas que estavam no hotel. “O poder público, através de várias ações, deu todo acompanhamento e apoio neste fato. Tanto de parte do poder público, como dos proprietários do hotel e das pessoas que estavam ali isoladas, ocorreu um entendimento, uma ajuda mútua para que chegássemos neste resultado positivo, que foi liberação de todos sem nenhum novo registro suspeito entre os contactantes. Até porque todos estamos sendo vítimas deste mal que atinge o mundo inteiro”, afirmou.
O secretário agradece os profissionais de saúde, os proprietários do hotel, funcionários, hóspedes, bem como todos os familiares deles, que entenderam a necessidade de isolamento. “Agradecemos também a todos que de uma forma ou outra ajudaram para a manutenção da estrutura, que garantiram o bem-estar dos que estavam isolados no estabelecimento”, acrescentou. “Continuamos com a orientação de evitar aglomerações, de permanecermos em isolamento o máximo possível e seguindo as orientações dos órgãos de saúde”, concluiu.