REGIÃO – O final de semana foi de intenso movimento em Canela e Gramado. Filas se formaram em vários lugares, inclusive em restaurantes. Estacionar no centro das duas cidades foi tarefa que exigiu muita paciência e insistência.
No sábado de noite, a Vigilância Sanitária de Gramado precisou interditar dois restaurantes por descumprirem as medidas estabelecidas nos protocolos do Modelo de Distanciamento do Estado. Essa informação repercutiu também nos meios de comunicação da capital gerando críticas ao Município.
Na tarde desta segunda-feira, a Abrasel Hortênsias, entidade que representa o setor de gastronomia da região, emitiu uma nota de esclarecimento. Confira na íntegra o que escreveu o presidente da Abrasel, Felipe Andreis:
“A Abrasel Hortênsias é a entidade que representa a alimentação fora do lar na Região das Hortênsias e desde do início da pandemia tem agido junto a seus associados para orientar, organizar e proteger o setor, dentro das nossas possibilidades. Atuamos também junto ao poder público e diversas outras entidades, sempre com o intuito, dentro de um cenário de crise mundial, de poder ajudar e minimizar o impacto no setor, que é sem dúvida, um dos mais atingidos.
Uma das premissas da entidade é que todas as regras e orientações legais sejam cumpridas pelos associados, evidenciamos sempre que juntos somos mais fortes e que a crise, sendo mundial, atinge a todos. Informamos, contratamos nutricionista para treinamento aos associados, fazemos conexões e deixamos à disposição de todos a equipe da Abrasel para que cada um possa, dentro do seu negócio e da sua realidade, lidar com tudo isso de forma responsável.
Mas, infelizmente nem todos conseguem entender a extensão do problema e a importância da responsabilidade de um no resultado para todos. Mais uma vez Gramado foi alvo de episódios contrários ao que pregamos, ao que salientamos e ao que tentamos mostrar aos associados. Mais uma vez os protocolos de distanciamento e cuidados para conter o contágio de Covid-19 foram quebrados e mais uma vez estamos aqui tentando justificar o injustificável.
O posicionamento da Abrasel Hortênsias continuará em estar à frente dos associados alertando, informando e atuando junto a todos os órgãos necessários para que possamos continuar, com todos os cuidados, trabalhando e atendendo o público. Mas, queremos frisar que também somos totalmente à favor das punições necessárias a quem não respeita as regras, sejam associados ou não. Almejamos maior fiscalização, multa e todas as consequências necessárias para que este tipo de conduta não se repita, nem em Gramado e em nenhuma das cidades da nossa abrangência.
Mais uma vez fica aqui o pedido para que todos, turistas, comunidade e empresários tenham em mente que o que um faz prejudica a região toda”.
Felipe Andreis – Presidente Abrasel Hortênsias
E isto ai.verdade.tenque haver multas .pessoas perdem vidas.por ganância vida e só uma.comércios entre outros tem vários dias. Ou que se tehh conciencia são tods racionais.