CANELA/GRAMADO–Celebrada neste domingo (12), a Páscoa é a maior festa da vida cristã. A celebração marca a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ponto auge da manifestação de Deus mostrando todo o seu amor para com os seus filhos. A palavra Páscoa tem seu significado próprio de passagem e transformação, sendo um momento de superação de uma vida ruim, de violência, injustiças, pecado e guerras, para uma vida melhor.
Com a pandemia do novo coronavírus, que assola o mundo inteiro, e todas as restrições impostas como o fechamento do comércio em geral e escassez de recursos financeiros, a Páscoa deste ano poderá ser celebrada em sua essência, sendo enaltecido o mais puro objetivo de superação e renovação de vida que a celebração promove.
De acordo com o padre Celestino Fritzen, pároco da Igreja São Pedro, em Gramado, “teologicamente, no sentido religioso, não há uma celebração maior do que a Páscoa. Ela é o desejo maior que a vida vença a morte”, sublinha. “Com este momento de quarentena, as pessoas têm mais tempo de fazer um exame de consciência. (…) A humanidade está convidada a fazer uma reflexão. Neste sentido, pode ser que levem mais a sério a comemoração”, completa o padre.
Conforme Fritzen, a história da salvação registra duas grandes Páscoas, primeiro a do povo Hebreu que era escravo no Egito Antigo. Liderado primeiramente por Moisés e depois por Josué, celebra sua passagem da escravidão para a reconquista da Palestina, sendo o seu acontecimento maior o passo pelo Mar Vermelho. E a dos cristãos, que se refere a Jesus, passando de sua morte na cruz para a vida verdadeira.
Quaresma e Semana Santa
A Quaresma é o tempo que antecede a Páscoa, começando 40 dias antes. Marcada no catolicismo como época de oração, caridade e jejum, sendo um tempo de conversão eolhar pra dentro de si e tentar melhorar. A Semana Santa celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com sua ressurreição, que ocorre no domingo de Páscoa.Neste ano, a Semana Santa começou no domingo (5) e segue até este sábado (11).
Os Ovos de Páscoa
Os ovos são decorados e trocados como presentes para celebrar a data, a tradição mais antiga consiste em utilizar ovos de galinha tingidos e depois pintados. Com o passar dos séculos diversas tradições não cristãs foram adotadas por cristãos, inclusive a caçada aos ovos, a história do Coelho da Páscoa e a troca dos ovos de chocolate. Uma tradição ocidental de origem não religiosa, o coelhorepresenta a tradição de trocar presentes em datas festivas. Para algumas pessoas, é o retrato da comercialização da festa da Páscoa.
Jornal Integração vai transmitir missas
Por conta da pandemia de coronavírus, as restrições dos órgãos de saúde impedem aglomerações sociais, mas não impedem as celebrações religiosas. As duas paróquias, Nossa Senhora de Lourdes em Canela, e São Pedro em Gramado, mantêm suas agendas de missas neste final de semana (veja agenda).
Em Gramado o decreto municipal permite que até 30 pessoas possam acompanhar a santa missa na igreja. Em Canela apenas os padres conduzirão a cerimônia. Com o intuito de levar este momento de oração aos católicos, o Jornal Integração vai transmitir ao vivo pela rádio Integração Digital (www.leiafacil.com.br) e pela página no Facebook(@jornaintegracaohortensias). Em Gramado, a missa que será transmitida é a Vigília Pascal, que ocorre neste sábado às 19h. Em Canela, será possível acompanhar a missa de Páscoa no domingo, às 18h.
Horário das Missas
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes*
Quinta – 20h Missa de Lava-pés, logo após a missa terá adoração ao Santíssimo
Sexta – 9h Via Sacra e 15h Celebração da Paixão
Sábado – 20h Vigília Pascal
Domingo – 8h e 18h Santa Missa de Páscoa
*A paróquia informa que a missa é restrita, somente o padre celebra sem a participação dos fiéis.
Paróquia São Pedro
Quinta – 19h – Missa de Lava-pés
Sexta – 15h Celebração da Paixão
Sábado – 19h Vigília Pascal
Domingo – 8h, 10h30, 17h e 18h30 – Santa Missa de Páscoa