GRAMADO – Saiu na noite desta quinta-feira (16) o decreto da Prefeitura de Gramado que permite a reabertura do comércio em Gramado. O decreto, porém, faz diversas exigências de cuidados de distanciamento social e medidas para evitar aglomeração, como a distribuição de senhas para limitar o número de clientes no espaço. Restaurantes também poderão abrir, desde que seguindo as regras de distanciamento e higienização, deixando sempre a disposição kits limpeza com álcool gel tanto para funcionários como para clientes. Em lojas de vestuário, as provas de roupa estão extremamente restritas e, caso ocorram, as peças provadas e os provadores deverão ser higienizados a cada utilização.
Academias também poderão abrir respeitando o limite de alunos e as aulas em turma não poderão ter mais que dois alunos por vez. As atividades escolares seguem suspensas, assim como a abertura de hospedagens como pousadas, hotéis e motéis. Parques e atrativos turísticos também não poderão abrir, mesmo com o novo decreto.
Os artigos mais importantes para o entendimento do novo decreto são o Artigo 6, que fala sobre o que poderá ser aberto, e o Artigo 5, que fala das excepcionalidades de cada ramo.
A Prefeitura ainda, no decreto, recomenda o isolamento e o distanciamento social, assim como o uso de máscaras. Segue também a situação de calamidade pública.
CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI