Decreto também suspende gratuidades e o passe livre do domingo, 30 (Foto Leonardo Portela, Divulgação/Banco de Dados)
A partir do sábado, 21, o serviço de transporte coletivo urbano, operado pela Visate, atenderá com até 25% da frota, algo como 75 ônibus. A medida, que consta em decreto municipal publicado na sexta, 20, objetiva reduzir a circulação de pessoas e, assim, aumentar a prevenção da transmissão de coronavírus.
O transporte público urbano será direcionado prioritariamente ao uso de profissionais da área da saúde, dos serviços públicos, de segurança pública e de abastecimento alimentar. O transporte intramunicipal terá apenas linhas especiais a serem definidas pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.
No decreto também ficam suspensas todas as gratuidades, inclusive o passe livre do último domingo do mês. Está ainda suspensa a operação de táxi-lotação e o transporte por fretamento, com algumas exceções, como o atendimento de empresas que estão liberadas para funcionamento. Seguem funcionando os táxis e veículos por aplicativo com as regras de higiene já divulgadas.
Alô Caxias e UBSs funcionarão no fim de semana
Serviços não oferecidos usualmente nos finais de semana, o Alô Caxias e duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão no sábado, 21, e domingo, 22. O Alô Caxias atenderá pelo número 156 das 8h às 17h para sanar dúvidas sobre o coronavírus. As UBSs Eldorado e Esplanada abrirão para consulta médica, das 9h às 17h, para evitar que haja sobrecarga nos serviços de urgência e emergência das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e prontos-socorros do município.