Visitei, junto com o pastor Jaime, o seu Beno, recém saído de uma internação hospitalar. Bastante fragilizado, aos 94 anos vai administrando a velhice que chegou. Faço estes registros em reconhecimento a estes troncos de cerne de Canela do passado, que construíram os alicerces do município que hoje somos. Pessoas como o seu Beno, vivenciaram a época de penúria financeira do município (prefeitura e povo) aguentaram o rojão e daqui não arredaram o pé. Vestiram a camiseta. Fosse para convencer um governador para liberar um recurso, fosse para criar uma escola como foi o caso da hoje a Coopec. Fosse para manter o Serrano em pé. Fosse para ampliar a rede telefônica. Fosse para estender a rede elétrica no interior. Fosse para… seu Beno era parceiro sempre. Intenso. Tudo sempre empregando o seu tempo e com recursos próprios, bem diferente dos tempos e das condições atuais, felizmente alcançadas. Por esta razão, a minha reverência na pessoa do seu Beno, nunca é demais repetir.
O CINISMO COMO É E NÃO COMO DEVERIA SER
Às vezes os cínicos têm a habilidade de enxergar aquilo que o restante das pessoas se nega a ver.
Na Grécia clássica, cinismo se referia a uma escola que pregava uma existência frugal. Seus adeptos consideravam o mundo civilizado um mal em si mesmo, e acreditavam que para alcançar a felicidade era preciso viver em harmonia com a natureza. Era uma filosofia muito mais em acordo com o aforismo de Oscar Wilde do que com o sentido negativo que o termo assumiu atualmente. Os filósofos cínicos criaram postulados que ainda hoje são válidos:
– Todo ser humano tem o necessário para ser feliz, ainda que não se dê conta disso.
– A meta mais elevada de toda pessoa é alcançar a independência e a liberdade de pensamento.
– Uma vez que as preocupações materiais restringem nossa liberdade, quem tem menos necessidade é mais feliz.
RÁPIDAS E SELECIONADAS
- Se, para o desfile da semana da pátria é visível a resistência de parte das escolas em participar (houve a ausência de cinco escolas estaduais e as duas grandes particulares), para a semana farroupilha sobra sentimento e voluntariosidade nas atividades programadas. Esse povo ligado ao tradicionalismo é de tirar o chapéu!
- Sempre que ouço notícias de alterações no plano diretor sinto um calafrio. É que estas mudanças nem sempre são republicanas. Explico melhor: com o advento dos auto denominados empreendedores, passaram a existir certas pressões veladas para adequações que resultem no atendimento dos interesses econômicos dessa turma, desconsiderando as pretensões coletivas da cidade. Parece não ser o caso do momento, pois a coordenação dos trabalhos está a cargo do secretário Jackson Müller que tem história e respeitabilidade.
- Até sábado 47,6 % dos eleitores canelenses fizeram a biometria, significando que falta mais da metade ainda. Outrossim, sabemos que o voto continua obrigatório.
- Quando perguntado, durante a campanha eleitoral, como resolveria a questão da falta de recursos do estado, que gerou atraso no pagamento dos salários, o governador eleito afirmava que era uma simples questão de administração do fluxo de caixa do governo. Na prática, a venda de ações do Banrisul para fazer caixa, mostram o contrário.
- Uma ação civil pública talvez impeça o empréstimo de R$ 14 milhões destinado a asfaltar estradas do interior (Nove colônias e Linha Nova) e vias urbanas no município de Nova Petrópolis. Prefeito Lelo se diz frustrado e triste com o fato.
- Entendo estarmos razoavelmente bem servidos de escolas de todos os níveis, no entanto um educandário cívico-militar seria um plus de qualidade. Que tal secretário Tolão? Especular este assunto e revelar intenções de Canela se integrar ao programa federal. Bagé foi o primeiro município do RS a aderir.
- Houve tempos em que era indispensável ter boa voz para trabalhar nos microfones de rádios ou TV. Passou. Mas escutem a sonoridade da voz da Sandra Annenberg da Globo. É incomparável. Nem falo em simpatia.
- O Dr.Uli (Hermann UlrichNelz) de Gramado é o convidado especial do “Café de Homens” da Comunidade Evangélica (IECLB) deste sábado, dia 21, com início às 8 horas. Vida, medicina,Gramado, orquídeas,lôdoterápico deverão pautar o encontro.
- Faz 54 anos do falecimento do ex-vereador Altenor Telles de Souza do antigo PTB. Foi vereador nas duas primeiras legislaturas do município e é o pai do também ex-vereador Claudio Telles de Souza.
- Nos meus amarelados apontamentos consta a data de 16 de setembro de 2001 como o dia deocorrência de neve em Canela, sem acumular, mas com intenso frio. Não tivesse eu mesmo feito a anotação nem acreditaria. Bem na metade do mês de setembro!
“Nunca devemos mudar de cavalo no meio do rio”.
Abraham Lincoln