O mês mais bonito do ano. Em setembro voltam as brotações, o campo fica verde de novo e as flores tomam conta. A natureza fica em festa. Adoro setembro por tudo isso. Não bastasse o colorido da natureza, teremos o Dia da Pátria “amada”, verde e amarelo, que já é neste sábado, 7 de setembro e depois, dia 20, o Dia do Gaúcho, que sempre nos traz uma semana de comemorações.
Gre-Nais
E, para fechar o pacote, este mês, teremos, se der a lógica, dois gre-nais, dias 11 e 18, para decidir a Copa do Brasil. Já nesta quarta a gauchada vai ficar de olho nos jogos que confirmarão, ou não, a final gaúcha. Aparentemente está tudo certo, temos 99% de chances de isso se confirmar, mas vocês sabem né?, aquele 1% é….
A Praça da Placas
É o novo nome da ‘antiga’ Praça das Bandeiras. Quero deixar cada leitor fazer as suas observações quando passar por ali, mas pessoalmente não achei grandes coisas. O que chama atenção mesmo é o número de placas ‘indicando’ a empresa que fez a ‘adoção’. São três, chamando mais atenção e aparecendo nas fotos do que as flores.
Vita Boulevard
O empreendimento levantado em cima do Estádio dos Pinheirais não para. A parte de estrutura, feita com peças pré-moldadas de concreto, está pronta, foi ‘entregue’ neste sábado (31). Não entendi a frase do engenheiro Rudimar Berti da Toniolo, Busnelo, trazida na matéria da assessoria de imprensa: "A Rua Coberta é linda, maravilhosa, mas a nossa boulevard será a Rua Coberta dos gramadenses". (?) E o campo do Gramadense é para quando mesmo?
Desenvolvimento e poluição
Na sessão de ontem à noite, o vereador Everton Michaelsen apresentou pedido de informações à Prefeitura sobre “quais procedimentos diferenciados estão sendo utilizados para agilizar o fluxo de documentos para pequenos projetos e empreendimentos”. O emedebista também pede como está sendo feita a fiscalização dos projetos hidrossanitários residenciais, visando diminuição do esgoto doméstico na rede pluvial”. O edil vê a necessidade urgente da adequação do descarte de esgoto doméstico, fora da rede pluvial. O edil citou as cascatas do bairro Piratini, que já foram atração e hoje repelem quem se aproxima pelo odor.
Licitações ao vivo
O vereador Kiko Girardi, de Caxias do Sul, apresentou, e foi aprovado pelos vereadores, projeto de lei obrigando a Prefeitura a transmitir ao vivo, via redes sociais, todas as sessões de licitação para que a comunidade possa acompanhar. Adorei a ideia! Gramado e Canela poderiam copiar isso, sem necessidade de lei. Que tal?
Vila Suíça
O projeto de lei 04/2019, do Poder Executivo, sobre a operação urbana consorciada Vila Suíça, estava na pauta de ontem à noite, mas foi adiado para votação em razão de pedido de vistas da vereadora Andreia Rech. O vereador Dr. Bira fez várias considerações a respeito do projeto e sinalizou sua tendência de votar contrário à aprovação.
Projeto “cheio de vícios”
Segundo Bira, aprovar o projeto do jeito que está poderia levá-lo a judicialização (ao judiciário). Seria uma “lei frágil e cheia de erros”, expressou. Isso pela forma que foi apresentado e pelo jeito que tramitou na Câmara.
Números
Tem muito a ser discutido sobre esse projeto, eu mesmo já escrevi várias vezes aqui. Só para ter uma ideia, publico um resumo dos números citados ontem pelo Bira: O índice construtivo de hoje da referida área é de 9.992m², e com o projeto aprovado passará para 23.921m². A altura dos prédios que hoje podem ser de 6 metros vai para 14.
Everton Michaelsen
O vereador emedebista avaliou a forma de tramite do projeto na Câmara como truculento e atropelado. “Quase um desespero em colocá-lo em votação”. Não se manifestou a favor nem contra, e se disse indeciso, somente levantou questionamentos para reflexão. Muito embora, não fosse pelo pedido de vista, o edil, na medida que se disse indeciso, teria que tomar uma posição na hora da votação foi salvo pelo pedido de vistas.
Defesa do Executivo
O líder de Governo, vereador Professor Daniel, apresentou alguns números que justificariam a aprovação. Segundo ele serão 28 mil metros quadrados de área (2,8 hectares) a serem anexados ao Parque das Orquídeas e mais R$ 2,4 milhões a serem investidos na cidade em projetos sociais e comunitárias. O projeto prevê a construção de 80 apartamentos de hotel e 120 para moradias. Segundo Daniel, se ficar como está hoje o proprietário tem direito a construir 400 apartamentos e o loteamento é aberto desde 1974.
Lago do Carniel
Decretado de utilidade pública em 2004 pelo então prefeito Pedro Bertolucci o Lago do Carniel, belíssimo que é e sim de utilidade pública, apenas, finalmente passar a constar como de propriedade do município. De outra forma, já que oferecido em troca por dívida com o município, mas que seja. Remi Pereira Dias deve estar bem feliz, luta desde a época por aquilo, junto com a comunidade local. Projeto neste sentido foi aprovado ontem à noite.
Projetos aprovados
Além deste projeto do Lago da Carniel (que agora poderia ganhar um nome, quem sabe?), teve mais três projetos dos vereadores aprovados ontem à noite. Um da vereadora RosiEcker, um do Rafael Ronsoni e um do Volnei da Saúde. Nesta edição tem um anúncio da Câmara onde isso pode ser conferido. Destaco o do Volnei, que é para evitar que paguemos por “ar” que faz os hidrômetros da Corsan gerar como se estivéssemos consumindo do preciso liquido.