Os agentes de trânsito contratados pela Prefeitura de Gramado para auxiliar no trânsito nesta época do ano estão fazendo um belo trabalho. O movimento deve ser mais intenso a partir deste fim de semana e com toda a certeza esse serviço prestado pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana será importante para agilizar e auxiliar também os pedestres ao atravessarem as ruas pelas faixas de segurança.
SINALEIRA COM TEMPORIZADOR
Parece que o prefeito Nestor Tissot ouviu este colunista, há umas duas semanas escrevi que não só os motoristas, mas os pedestres também são culpados pelo trânsito lento, isso porquê alguns desfilam nas faixas de segurança ao invés de atravessar rápido. Além disso, quando uma pessoa está na metade outra põe o pé para atravessar e como a maioria dos motoristas tem o costume de serem educados e esperarem a travessia, a demora é dobrada. No programa de rádio da Prefeitura de Gramado, Tissot disse que autorizou para que a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana faça um teste com a sinaleira para pedestres que abra a cada tempo determinado nas principais faixas de segurança do centro da cidade. Logo aponto dois locais importantes para a instalação, faixa de segurança em frente ao mercado Nacional e na rótula da Avenida das Hortênsias com a Avenida Borges de Medeiros, esses são pontos críticos e que trancam o trânsito a todo o momento, nestes locais não precisa ser nem ser um especialista em trânsito para saber que é necessário, certamente que os técnicos da pasta vão apontar outros pontos para estudar.
SERÁ QUE DÁ CASAMENTO¿
Os movimentos feitos pelo PP e pelo PDT em Canela podem estar indicando uma união para a eleição de 2024. Claro, é cedo para falar deste assunto, mas na política pelo menos nas conversas internas nunca é cedo para nada, é preciso trabalhar e se organizar se quiser chegar no ano eleitoral com chances de vencer a eleição. Embora o Progressistas não tenha nenhum vereador na Câmara, uma coisa já deu casamento entre os dois partidos, o apoio à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por parte da Casa Legislativa. As duas siglas inclusive já se reuniram para uma conversa nesse sentido, em casos assim uma aproximação é inevitável, será que pode rolar ao menos um namoro? Isso só o tempo vai dizer, mas acho muito difícil.
AMPLO ESTUDO
Como não poderia ser diferente, a Prefeitura de Gramado está discutindo com atenção junto a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) o aditivo de prorrogação do contrato existente entre a Estatal e o município. Todos os municípios gaúchos tem até o dia 16 de dezembro (semana que vem) para aderir ao aditivo contratual proposto pela Corsan. Caso assine, a cidade garantirá um percentual de participação na venda da empresa, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa em agosto. O prefeito Nestor Tissot já acenou que Gramado vai assinar a prorrogação e na minha opinião é o melhor caminho.
ENTREVISTA
Na última quarta-feira, este colunista e o editor do JI Fernando Gusen entrevistamos na Rádio Integração Digital o gestor da Unidade de Saneamento Especial Hortênsias da Corsan, Lutero Cassol, falamos sobre os diversos investimentos feitos pela Estatal em Gramado e Canela. Cassol não se manifestou sobre a prorrogação dos contratos com os dois municípios, esclarecendo que não participa das reuniões e que esta conversa é com a direção da Corsan. Uma garantia ele nos trouxe, de que não terá desabastecimento neste final de ano, ao menos que ocorra algum fenômeno adverso que possa gerar alguma manutenção mais demorada. Acredito eu que a comunidade pode ficar tranquila, espero estar certo desta vez.
ANIVERSÁRIO
Na próxima quarta-feira (15), Gramado comemora 67 anos de emancipação política e embora não tenhamos grandes eventos para comemorar esta data tão especial há sim motivos para festejarmos, estamos com a cidade de vento em popa, tudo está andando e na esperança de dias melhores para o ano que se aproxima. No dia do aniversário, vamos fazer a partir das 9h o programa Manhã com Informação ao vivo com o prefeito Nestor Tissot e seu vice-prefeito LuiaBarbacovi, se o tempo/clima estiver bom faremos uma transmissão direto da sacada do Paço Municipal, em caso de chuva faremos do Gabinete do prefeito. Por ora parabenizo o povo gramadense e agradeço pela acolhida concedida há quase 25 anos.
Texto: Daniel Santos