EEstamos nos primeiros movimentos das campanhas. Conversei com quase todos os coordenadores esta semana todos ainda estão definindo suas estratégias e ações. Algumas poucas coisas já estão definidas, mas a maioria não sabe nem por onde atacar, até este momento. Isso vale para Gramado e Canela.
Renan e Lauro
Ontem troquei mensagens com Renan Sartori. Até o momento não tem coordenador de campanha definido e também ainda não há nenhuma ação marcada. “Estamos deixando tudo pronto e organizado”, escreveu.
O coordenador do PL
Da parte do Partido Liberal, Thelma Renner esta designada para assessoria de comunicação e o coordenador de campanha é João Thibaut. Thelma o identificou como “empresário aposentado do setor naval. Especialista em petróleo e gás. Residente em Gramado desde 2021”.
Coordenadores do PP
O coordenador da campanha do Progressistas e seus aliados (PSD, Podemos, Republicanos e União Brasil) é o presidente do partido, Marcio Coracini. Como nas campanhas anteriores, vai atuar em conjunto com um grupo de pessoas já experientes e jovens. O vice presidente Jaime Schaumlöffel é um deles. Na convenção, sábado, foram vistos: Pedro Bala; Sérgio Prinstrop; Jone Morais; João Adams; Remi Dias; Moacir Tissot, além do Luia e do Nestor, óbvio, entre outros da ala tradicional, e muitos dos mais jovens. É um exército.
Coordenador da esquerda
Hoje à tarde mandei mensagem ao presidente do PT e candidato a vice da chapa da esquerda, Gilnei Benetti, mas ele não conseguiu responder em tempo de fechar a coluna. Devem estar pensando em uma estratégia bem legal para convencer o eleitorado de Gramado a votar no secretário de Saúde de São Leopoldo para prefeito.
Nova Petrópolis
Com as últimas convenções partidárias realizadas neste fim de semana, confirmou-se a expectativa de quatro candidaturas a prefeito de Nova Petrópolis.
Representando a atual administração, estão confirmados os vereadores Josué Drechsler (MDB) e Kátia Regina Zummach (PSDB). Josué, filho do ex-prefeito Siegfried Drechsler.
Pela oposição mais direta está confirmado o ex-prefeito Regis Hahn, Lelo (PP) com Jerônimo Stahl Pinto (PDT).
Outro candidato é o ex-vice-prefeito Charles Paaetzinger (PSD) tendo como vice Lilian Petry (PSD). Com eles está coligado o PL.
A quarta candidatura é dos vereadores Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos) e Alexandre da Silva (PSB).
Confirma-se também que os atuais gestores, Jorge Darlei Wolf e Martim Wissmann, não irão concorrer à reeleição.
Abre-se também o caminho para uma renovação significativa da Câmara de Vereadores, já que pelo menos quatro dos nove atuais vereadores não irão concorrer novamente ao Legislativo.
Jantar de lançamento

Os pré-candidatos do PL de Canela tiveram um ensaio de campanha ontem à noite. O Clube Serrano sediou o encontro com jantar. Cada candidato vendeu 10 cartões para o Jantar. Foi um momento verde amarelo de Canela. Na fato, os candidatos a prefeito e vice Erni Schäfer e Carmem Cramer, respectivamente.