Coluna publicada no dia 07/10.
Em 29 anos acompanhando câmaras de vereadores da região vi algo pela primeira vez ontem à noite. E foi na de Gramado. Um projeto chegou à ordem do dia, para ser votado, sem as análises das comissões (pareceres), que são obrigatórias. Sendo assim, o mesmo trancou a pauta e o outro projeto que estava para ser votado também foi para a geladeira.
Polêmico
Acontece que o projeto que trancou a pauta é mesmo polêmico. É mais um repasse de quase 460 mil reais para a empresa do transporte coletivo de Gramado. Os vereadores já vinham reclamando nos repasses anteriores e agora claramente estão fazendo corpo mole. Dizem que a empresa não faz uma prestação de contas muito certinha e nem dá muita importância ao que dizem os vereadores, tratando-os como se fossem obrigados a aprovar. Vamos ver onde vai dar essa novela.
Carroça andando

Dizem que as melancias se ajeitam com o andar da carroça. O que está se ajeitando no momento é a eleição de sucessão do Nestor, que vai ser só lá na frente, em 2028. Mas para quem é da coisa nem ta tão longe.
Ontem, o vereador Rafael Ronsoni, Nº 2 nesta fila, colocou o Nº1 em situação de sinuca. Sugeriu da tribuna que o vice-prefeito, Luia Barbacovi, decretasse investimento zero em qualquer outro setor da prefeitura que não em saúde, até zerar as filas. Luia está como prefeito desde ontem quando Nestor saiu de férias por 15 dias.
Denúncia
Na sequência, a vereadora médica, Maria de Fátima, denunciou que uma paciente espera há mais de um ano por uma cirurgia de retirada da vesícula. Que por conta disso desenvolveu uma pancreatite, ficou internada para o tratamento, e segue sem ter a cirurgia. Ela fez um comparativo econômico desta situação inclusive, concluindo que teria sido muito mais barato fazer a cirurgia logo quando o problema foi detectado. De certa forma Maria colaborou com Rafael.
Outra denúncia
Maria de Fátima fez mais uma denúncia na Tribuna ontem. Ela disse que testemunhou maus tratos aos cães do canil municipal. Disse que os chiqueiros não estão sendo limpos e que só não publicou o vídeo na sessão porque era o Dia do Prefeito.
Artistas
Os vereadores de Gramado irão homenagear dois grandes artistas residentes no município. Paulinho Mixaria, natural de Parobé, vai receber o título de Cidadão Gramadense e Pepeu Gonçalves receberá uma Moção de Aplausos pelos seus 25 anos de carreira.
Descentralizada
A sessão da próxima segunda-feira, dia 13, será fora da Câmara, no CAIC, bairro Moura, Gramado.
Santo Anjo
Segundo o subsecretário da Saúde de Gramado, lotado no Hospital São Miguel, Doutor Ubiratã Alves, ou simplesmente, DR. Bira, a licitação para a empresa que vai gestionar o São Miguel está aberta. Uma empresa especializada está contratada para fazer tal licitação. Lembrando que o contrato do Ana Nery é de ATÉ um ano, e termina no fim de janeiro, que é logo ali.
Parabéns
Elogio a atitude do Gilberto Cezar de voltar atrás na decisão de comprar o Ingool. Talvez até seria um bom negócio, mas não agora. Investimentos deste vulto merecem participação social um pouco maior. Agora, com tempo e razão o Prefeito pode planejar a escola modelo que deseja.
Argumentações
Os dois lados políticos aproveitaram o assunto Ingool para levar vantagem. Acontece que em uma semana este assunto estará esquecido porque o prefeito teve a humildade de voltar atrás e isso não é nenhum demérito, pelo contrário, é bíblico, salutar e às vezes, necessário.
Diálogo
Escrevi sobre este tema ontem e, portanto, posso economizar nas letras hoje. Mas, para corroborar com o que coloquei naquele escrito, pego a fala do presidente da Câmara. Felipe Caputo disse ontem da tribuna que ficou sabendo pela imprensa da negociação. E também mencionou que faltou comunicação. Isso que o próprio filho dele estuda ali na Ingo Lied, instalada no prédio da Ingool. Logo, o que começa errado termina do mesmo jeito.
Teve diálogo
Pois foi encontrado um vereador que acha que o diálogo sobre a aquisição do Ingool foi suficiente. Trata-se do Gralha, o grande. Ele chegou a mostrar uma foto do Prefeito com a comunidade escolar falando do assunto. Só esqueceu de dizer que a foto era deste dia mesmo, de ontem, reunião que levou o prefeito a voltar atrás da sua decisão. Logo, se tal reunião tivesse ocorrido antes do decreto, muito incomodo para todo mundo teria sido evitado.
Aprendizado
Acredito na boa intenção do prefeito e que seu entusiasmo com a educação o levou a este erro. Vai levar como aprendizado. Era fácil ter evitado, mas na pressa acabou esbarrando.
Que não desanime e siga seu propósito de deixar uma bela marca do seu governo no que tange a educação.
Perguntinha
Você compraria o Ingool por 10 milhões?