InícioColunistasLivre ExpressãoSerá que vem a tão desejada internacionalização?

Será que vem a tão desejada internacionalização?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 26/05.

O Governo do Estado veio a Gramado no sábado, 24 de maio, para entregar a licença ambiental ao Club Med, autorizando o início das operações para um complexo turístico na cidade.  A área licenciada compreende 36 hectares, de um total de 205 adquiridos pelo grupo francês.  O projeto será executado em partes e por isso a licença para o restante será buscada na sequência. A ocupação máxima do terreno não poderá ultrapassar 60%, ou seja, um pouco mais de 120 dos 205 hectares.

Nesta primeira etapa, prometida para entrega no final de 2026, serão construídos 200 apartamentos de hotel, um centro de eventos e de casamentos, 20 casas de aproximadamente 200 Mt² e uma pista de ski (esqui). As construções serão no modelo pré-moldados, o que acelera a montagem. O projeto arquitetônico foi protocolado na prefeitura de Gramado na sexta-feira, 23 de maio. Segundo o grupo, está dentro do que prevê o Plano Diretor do município e, sendo assim, o prefeito Nestor garantiu celeridade para a aprovação. A parte de solo, que é conhecida como terraplanagem, já está autorizada com a licença da FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental, leia-se, Governo do Estado, e deve iniciar a qualquer momento.

As demais etapas do complexo ainda não têm data estipulada para término, nem para início, pois depende das licenças. Trata-se uma estrutura que poderia ser explicada como minicidade. O Club Med não tem nem um nome ainda para o complexo, está fazendo um estudo para tal. Estão na previsão do complexo: uma ampla gama de equipamentos de aventura (tirolesa, montanha-russa tecnológica, teleférico, experiências na neve) de compras (shopping, rua coberta, lojas), ampla gastronomia, mais uma parte imobiliária e até um hospital (foto, que é um desenho, projeto arquitetônico).

Solenidade

Da parte do Governo do Estado vieram o Governador, Eduardo Leite, a secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo e o Secretário do Turismo, Ronaldo Santini.

Do Club Med esteve presente o CEO francês Janick Daudet e os brasileiros da parceira DC Set e Star Ópera Incorporadora, irmãos Jaime e Dody Sirena. Estes são naturais de Caxias do Sul e conhecem a região desde a infância.

Do município, além do Prefeito, estava o Vice, Lua, secretários e vereadores.

Internacionalização

Em sua fala, Janick Daudet citou dois objetivos principais da rede em Gramado: aumentar os clientes internacionais e montar uma escola de hotelaria (para qualificar a mão de obra hoteleira). Janick destacou a boa receptividade e citou várias vezes que não vai decepcionar, que vai sim mandar para cá turistas franceses e europeus em geral, além de outras partes do mundo. Daudet disse que o Club Med recebe um convite por dia para instalar hotel na América Latina, mas que escolheram Gramado, que sozinha (sem o Club Med) consegue atrair 10 milhões de turistas por ano. O presidente do Club Med, Giscard d´Estaing (filho de ex-presidente da França), veio a Gramado em 2023, em um dia que não tinha praticamente nenhuma visibilidade em razão de neblina e o Governador do Estado não podia vir porque não tinha teto para o helicóptero. O Governador acabou pegando um carro e veio via terrestre rapidamente e o encontro entre as autoridades acabou acontecendo. Isso comoveu o presidente Giscard d´Estaing e acabou sendo um fator decisivo para o grupo empreender aqui. Daudet é CEO do Club Med e garantiu “Eu não vou decepcionar, eu vou ajudar”. Janick Daudet parabenizou Gramado por receber tanta gente num cantinho desses, quase discreto, no garrão do Brasil, se tornando tão destacada em todos os levantamentos de preferência.

Leite quer ser prefeito de Gramado

O governador Eduardo Leite se disse “muito feliz por vencer esta etapa (licenciamento)” e espera que o presidente do Club Med, Giscard d´Estaing, volte a Gramado para a inauguração, no final do ano que vem.

Leite foi bem breve na sua fala e tascou a seguinte: “Como o Nestor é reeleito, quero dizer aqui, prefeito Nestor, já que o senhor foi reeleito, não vai poder concorrer novamente, não sei o que vai acontecer com a minha vida política, mas se nada der certo eu vou concorrer a prefeito de Gramado”. Depois emendou que essa seria a melhor coisa que poderia lhe acontecer. E o Prefeito brincou de volta que ele então será candidato a governador, para risos e aplausos gerais dos presentes.

Tradução do Google

Esquiar na neve, ou “ski”, é uma atividade que consiste em deslizar na neve usando esquis, que são dois longos e finos objetos de madeira ou plástico, fixados às botas. É uma forma popular de desportos de inverno, podendo ser praticada tanto como recreação, meio de transporte, como também como desporto competitivo.

Perguntinha

O que tem maior possibilidade: o Prefeito Nestor concorrer a governador, ou o governador Leite a prefeito de Gramado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido