Coluna publicada no dia 08/10.
O Sindilojas Hortênsias promoveu uma reunião almoço com o pessoal do comércio, ontem, para passar informações sobre a reforma tributária e seus efeitos no setor. Quem explicou a nova lei foi a advogada do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio, Catiuce Lopes. Na real, todos terão que seguir estudando e vendo com seus assessores, jurídicos e contadores, quais as melhores formas para cada empresa. É bastante mudança, mas boa parte vai entrando em vigor ao longo do tempo.
Próximo evento
O próximo evento do Sindilojas será no dia 14, com duas palestras, na Câmara de Vereadores, iniciando às 19 horas. Elifas de Vargas vai falar sobre Código Digital – Como Hackear a Atenção e Vender Mais e Ronan Mairesse vai palestrar com o tema: Atitude e Mente de Campeão – Como Vencer em um Mudo Dinâmico, Veloz e Incerto!
Mais que um sonho
Na próxima quarta-feira a secretária de Turismo de Canela vai ser a palestrante da Reunião Almoço da ACIC. Ela vai apresentar e detalhar o projeto do Sonho de Natal aos empresários. O local será o Tri Hotel – antigo Continental. Sonho que é a esperança de muita gente para reequilibrar antigas contas.
Denúncia
O Vereador Gralha apresentou na sessão de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Canela a denúncia de que estariam trocando o alambrado do Campo de Tatu, no Santa Marta, por outro de pior qualidade. O vereador pediu que os responsáveis verifiquem e tomem providências.
Deserto
A vereadora de Canela, Graziela Hoffmann, fez um desabafo na sessão de segunda sobre as dificuldades que encontra no cargo pelo fato de ser a única mulher vereadora. Ela aproveitou a ocasião em que se passava exatamente um ano da eleição municipal que a colocou na Câmara. Ela também aproveitou para listar seus feitos até o momento.
Para lembrar, teve mais uma mulher eleita titular naquele pleito, mas que foi puxada para uma secretaria, abrindo espaço assim, para mais um homem que veio da suplência. Em partes, portanto, o eleitorado fez a sua parte.
Com cabo
O vereador Cabo Antônio, de Canela, tem sido uma voz contundente de oposição. Tem feito expressões duríssimas e lembrado o que foi criticado em um passado recente e que vem se repetindo mesmo em um novo governo. Além dele, Alberi e Danani têm mantido discurso de oposição. Nene tem sido bem tranquilo, navegando nos dois mundos simultaneamente.
Economia de Caxias
Dados divulgados ontem na nossa capital econômica, Caxias do Sul, sobre o mês de agosto: Na comparação com agosto de 2024, a economia local apresentou queda de 4,5%, refletindo o impacto do desempenho negativo da indústria, que recuou 14,7% no período. Em contrapartida, os serviços cresceram 7,6% e o comércio, 6,2%.
No acumulado do ano, a economia caxiense apresenta leve retração de 0,2%. De janeiro a agosto, a indústria acumula queda de 5,8%, enquanto serviços e comércio mantêm resultados positivos, com altas de 8% e 2,8%, respectivamente. Já no acumulado de 12 meses, o desempenho geral ainda é positivo, com crescimento de 1,8%, sustentado pelos serviços (+9,8%) e comércio (+1,2%), enquanto a indústria recua 2,4%.
Todos os indicadores industriais apresentaram desempenho negativo no mês de agosto em relação a julho: compras industriais (-21,7%), vendas (-8,3%), massa salarial (-3,1%), horas trabalhadas (-5,1%) e utilização da capacidade instalada (-1,1%).
Perguntinha
Você está achado a política de Gramado calminha?