Inconsistência

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Exército Brasileiro finalmente, nesta quarta-feira, apresentou seu relatório em relação à eleição e às urnas eletrônicas. Até onde puderam ir, não conseguem chegar a uma conclusão sobre a lisura da eleição. Colocaram, porém, uma série de senões, interrogações e cogitaram até a possibilidade de um “eventual código malicioso” e pedem ao TSE que investigue melhor. Ora, em uma eleição tão apertada, se, como divulgou a Globo (inimiga da direita), tem 147 urnas que deram zero voto a um dos candidatos e 144 destas deram a vitória ao Lula e só três ao Bolsonaro, já dá para perceber que normal não é. Deveria ter quase um empate nisso também. E enquanto tiver um milímetro de dúvida é preciso que o TSE esclareça. Porque até pelo relatório do Exército dá para entender que de fato as urnas não são auditáveis.

Povo nas ruas

Os patriotas fieis preocupados com o rumo do Brasil seguem marcando posição em diversos pontos, sem, no entanto, atrapalhar o ir e vir dos demais.

Perguntei a um dos mais assíduos do movimento sobre como repercutiu o relatório do exército, ao que me respondeu, às 23h de quarta-feira, quando chegava em casa. Ele participa do grupo que se concentra em frente ao Parque do Palácio, em Canela. “Decepcionante né? Um banho de água fria, mas amanhã já estaremos renovados e vamos continuar, não vamos sair”. Segundo ele, se for preciso, irão a Brasília com o grupo. É notória a decepção daqueles que esperavam algo mais definitivo por parte do Exército, e também daqueles que acham que Bolsonaro deveria aparecer e esclarecer melhor sua estratégia, mas também tem muitos que se fortalecem a cada obstáculo e mantém firme a decisão de “lutar” pelo Brasil. O que todos querem, e precisam, no entanto, é uma definição. Poucos tem recursos para tanto tempo sem produzir direito e sem saber o rumo. A economia como um todo já vem sentindo porque há muitos que estão adiando decisão de compra, inclusive pacotes de férias.

Enquanto isso…

Enquanto isso o velho conhecido dos brasileiros vai tomando posse. Não há imagens mais deprimentes do que aquelas velhas caras deslavadas reaparecendo como salvadores da Pátria. Imagine amigo, Lula dizendo que vai colocar o Brasil de volta à “normalidade”. Será à normalidade do milhões no apartamento, nas cuecas, meias e malas. Das prisões, do Mensalão, da Lava Jato e da corrupção generalizada. Fazer ‘acordos’ obscuros ou isso não era rotina? E o que foi aquela visita dele ao STF essa semana???

Bruno e Coracini – Fotos

Passaram pelo estúdio do Integração esta semana duas figuras que têm a cara e o compromisso da renovação do Progressistas de Gramado. Bruno Coleto foi presidente do partido e Márcio Coracini é o atual líder da agremiação. Como sabemos o PP é disparado o maior partido da cidade com quase três mil filiados, mas, enquanto lideranças, tem certa dificuldade na reposição. Para quem não concorda deixo uma pergunta simples: Quem será o candidato a prefeito depois da dupla atual, Nestor e Luia?

Governador Leite

Foto – crédito ; Cássio Brezolla/Divulgação

Ele não queria mais ser governador e renunciou porque achava pouco para ele, mas voltou a querer e ainda que Gramado e Canela priorizaram a candidatura oponente, de Onyx Lorenzoni, o vencedor no Estado, Eduardo Leite, garante que vai governar para todos. “Fizemos 57% dos votos, mas vamos governar para 100% dos gaúchos”, disse ele em seu discurso na solenidade de abertura do Festuris, quinta passada, à noite, aqui em Gramado, no Palácio dos Festivais. Claro que ele tinha o resultado local (44,55% – Canela e 38,99% – Gramado) e também sabe porque perdeu aqui.

Bolsonaro também fez a maioria

A votação de Bolsonaro e Onyx em Gramado e Canela mostra que o povo local não é tão esquecido e fácil de dobrar. Para Lula todos os escândalos dos 16 anos de PT e esquerda certamente estão na memória de todos, mesmo na dos que acharam que ele deveria ter uma nova chance, foi um voto consciente. No caso de Leite todos certamente lembramos do tratamento que tivemos durante a pandemia com o arco-íris do fecha tudo e da sua reação quando dos protestos, mandando os camburões militares para cá. Também deve ter sido colocado na balança a sua renúncia ao mandato no início deste ano, após ter passado um ano viajando o Brasil na tentativa de viabilizar sua candidatura a presidente e que mesmo após perder a prévia partidária do seu PSDB continuou insistindo a ponto de entregar o cargo de Governador que lhe tínhamos confiado na eleição de 2018.   

Paz e amor

A vinda para a solenidade antes mesmo da nova posse, no entanto, mostra que, ou pelo menos devemos entender assim, está disposto a mudar a visão que temos por aqui sobre ele. Foi uma espécie de pedido de desculpas, acredito. Ele disse que veio para reafirmar o seu compromisso com o setor (turismo), que vai ter ainda mais relevância no seu novo governo e mais investimentos.

Prefeito aproveitou

O prefeito Nestor aproveitou a ocasião para fazer o lado com o governador. Disse que a presença dele aqui passa uma mensagem de segurança ao setor, que, como digo acima, ainda não apagou da memória os ocorridos recentes quando da pandemia. É preciso lembrar, que na hora que surgiu um espacinho no orçamento a região conseguiu uma importante fatia dos recursos do Pró-turismo. Gramado tem três obras asfálticas importantes para o turismo com recursos do Estado. A ligação do Mato Queimado ao Caracol, o acesso ao Parque Olivas Gramado e um trecho na linha Marcondes.

Plano Diretor

Ontem, foi lida mensagem retificativa ao projeto do Plano Diretor. E vai, e vai, e o fim de 2022 já está próximo. Há muitos que entendem que o novo Plano não será tudo isso. E logo logo terá de ser emendado, mudado. É assim, a cada ano uma nova realidade. Logo, um projeto desses tramitar tanto tempo é sim uma bobagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido