
Amanhã de manhã (31), último dia do ano, vem ao estúdio da Rádio Integração o prefeito de Canela, Constantino Orsolin. Vamos fazer um balanço deste ano desafiador para todos nós e que teve ingredientes especiais para serem enfrentados pelo chefe do Executivo canelense. Reeleito com 80% dos votos válidos pela excelente atuação na gestão 2017/2020, parecia tudo muito tranquilo, mais e mais obras foram anunciadas e iniciadas em 2021, até que parte do seu governo foi atingida pela investigação da Polícia Civil. O município vive um excelente momento econômico, em muito pelas condições que o Prefeito está oferecendo aos empreendedores através do governo. Não perca a conversa, iniciando por volta de 7h15 pelo leiafacil, Radiosnet e pela página do Facebook do JI. Eu memso vou conduzir a entrevista com a ajuda do editor do JI, Fernando Gusen.
Alberi Preso
O presidente da Câmara de Vereadores de Canela, afastado desde 08 de novembro, quando foi preso por uma noite por conta da investigação da Polícia Civil, voltou ao cárcere novamente esta semana para não atrapalhar a investigação que está em andamento. Ao que parece, de fato a ficha dele ainda não tinha caído. Tiveram, ele e os demais presos naquele dia, a chance de acompanhar a investigação de casa quando postos em liberdade menos de 24 horas após, mas ele não soube aproveitar. Ao que pesa sobre ele, dito pelo delegado, atrapalhava a investigação que precisa ser isenta e sem influência de investigados.
Deve ser preso?
Bem, o delegado convenceu o Judiciário que Alberi deve ser preso. E, Alberi deverá virar o ano na cadeia, que é o mais caro castigo a um ser humano, sua restrição de liberdade. Nada é mais severo a um homem. Mas, como meus leitores sabem, não defendo a impunidade, muito pelo contrário.
Lula livre
Confesso que vendo os fatos de Brasília tenho dúvidas se alguém neste país merece ser preso por corrupção. Os caras devolveram bilhões que tinham roubado. O Estado (União) investiu muitos milhões na investigação e julgamento destes indivíduos todos e vejam, estão soltos! Lula inclusive livre para concorrer a cargo político. Eu não acredito que alguém consiga aprontar mais do que aqueles lá aprontaram. Que alguém consiga causar um estrago maior do que aqueles causaram à população e à Nação. E estão soltos. Esta semana pediram para o Palocci (Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda) devolver a tornozeleira, por correio.
Mais desconfiança
Será que a investigação está sendo conduzida corretamente? Será que é a Polícia Civil que deve fazer isso? E será que é em Canela o lugar certo? Será que é o juiz certo, a comarca certa? Lula e todos aqueles da Lava Jato soltos, não foram inocentados. Nenhum deles foi. A saída da cadeia de Lula se deu por que o STF entendeu, através de um ministro (Luís Roberto Barroso), que não se deve prender ninguém antes do processo transitar em julgado. Lula foi preso após condenação em segunda instância e ainda podia recorrer (recorrer à terceira instância, Superior Tribunal de Justiça e depois ao STF). Depois disso o STF também julgou que o processo deveria ter sido julgado em outra comarca e não em Curitiba e por isso anulou todo o processo, as provas e toda a investigação. E, também veio a entender que Sérgio Moro foi parcial no julgamento, ignorando toda a análise do TRF4 (Tribunal Regional Federal, 4ª Região de Porto Alegre). Agora os processos todos caem um a um por causas semelhantes. Muitos porque entendem os “nobres” ministros do STF que tal crime de Caixa II, os rombos que causaram nas estatais e os conchavos com empresas privadas, foram cometidos para obter vantagem em campanha e portanto deveriam ter sido conduzidos e julgados pela Justiça Eleitoral. Simples Assim!
Também causa desconfiança
Enquanto cidadãos poderíamos dizer, também, que já vimos este filme. Vários episódios já assistimos e pelo fim tudo sempre acabou em pizza. Aqui em Gramado o MP tratou como ladrões, quadrilheiros, todos aqueles que passavam perto do Natal Luz, mais de 30 foram acusados, isso em 2011. Todos se livraram do processo, a maior parte sem nem mesmo ser processada. Porém, não sem antes de passar pelo vexame diante da família por ser tratado como ladrão e receber a polícia, fortemente armada, em casa. Em Canela teve a Operação Cartola e a Operação Tornado. Ambas com grande destaque midiático e sem nenhum resultado prático a não ser o vexame dos envolvidos perante suas famílias, amigos e comunidade.
O Voto Minerva
Renan Sartori dirige a Câmara de Vereadores em 2022. Se o combinado no início da legislatura for mantido, os próximos dois anos deverão ser liderados, um pelo Celso Fioreze e o outro pelo Progressistas. Resta saber quem será o presidente de 2024, ano da eleição. O programa O Voto Minerva pela rádio do Jornal Integração de terça-feira vai contar com a presença do suplente Roberto Cavalin, que vai fazer duas sessões, dias 03 e 10, na ausência de Ike Koetz, que está de licença. Após isso a Câmara entra em recesso por 30 dias. A expectativa é que Ike venha a ser convidado a assumir algum cargo, como a Secretaria de Turismo, no Executivo e nem volte mais à Câmara.
Transmissão
A Câmara de Vereadores de Gramado contratou a Rádio Verdes Campos, recém chegada ao cenário gramadense, eis que a concessão é para Canela, trata-se da antiga Clube AM, transformada em FM, para a cobertura das sessões por R$ 4.100,00 por sessão. Assim, quando o mês tem cinco segundas-feiras, o custo mensal e de R$ 20 mil. Particularmente assisto pelo Faceboock.
Acompanhe este colunista diariamente na rádio do Jornal Integração todas as manhãs das 7 às 8 horas pelo Facebook do Integração e pelo www.leiafácil.com.br/radio-integracao/