Coluna publicada no dia 21/10.
Gosto de escrever, claro, do contrário poderia ter escolhido outra profissão. Acontece que a conta tem que ser paga, logo, tem dia para escrever e dia para fazer negócio, ou tu vais a pangarota. Por isso que não consigo escrever todos os dias conforme eu e alguns mais gostaríamos. Porém, quem realmente quer saber o que penso sobre os mais diversos assuntos do planeta e da nossa aldeia (Gramado e Canela) pode assistir todos os dias das sete às oito o programa Chimarrão & Atualidades. São milhares de pessoas que fazem isso diariamente. E, a partir de amanhã voltaremos também com o som pelo site leifacil.com.br .
Pré-campanha
Embora a eleição de 2028 ainda esteja distante, os dois principais sucessores do atual prefeito — o vice-prefeito Luia Barbacovi e o vereador mais votado do município, Rafael Ronsoni — já protagonizam uma disputa pública pela preferência desde o dia 2 de janeiro, primeiro dia útil desta gestão.
Na sessão realizada naquela data, Rafael declarou que não pretende mais concorrer ao cargo de vereador, já que está em seu sexto mandato e também já ocupou diversas secretarias ao longo desse período. Na ocasião, ele se declarou pré-candidato a prefeito. O mesmo ocorre com Luia, que abriu mão da candidatura em diversas ocasiões para permitir que outros concorressem — a principal delas em 2016, quando cedeu espaço para que Pedro Bala fosse o candidato. Luia também se declarou pré-candidato no dia seguinte, terça-feira, 3 de janeiro.
Com mais de 50 anos de vida pública e tendo ocupado praticamente todos os cargos do legislativo e do executivo municipal, com destaque para o cargo de vice-prefeito, que exerce atualmente em seu quarto mandato, Luia reconhece, inclusive pela idade, que a eleição de 2028 deve ser sua última oportunidade de disputar o cargo máximo do município.
Embates
Desde então, os dois estão em disputa declarada, ora amenizando, ora intensificando o debate. O último episódio de troca de farpas se estende desde a segunda-feira, dia 06 de outubro, em que Luia assumiu o cargo de prefeito durante as férias de Nestor. Na sessão daquela noite, Rafael aproveitou para “pedir” que o vice decretasse a destinação de todos os recursos do município à área da saúde, até que todas as filas fossem zeradas.
Em entrevista ao jornal Integração, Luia declarou que tal sugestão só poderia partir de alguém ignorante, sem conhecimento, e afirmou que exerce o cargo de vice-prefeito respeitando todos os acordos da gestão, sendo fiel ao prefeito Nestor.
Chateado
A resposta de Luia chateou o vereador mais votado, que acabou reagindo nas duas sessões seguintes, a primeira, descentralizada, realizada no CAIC, e a segunda, ontem. Na sessão do CAIC, Rafael deu uma resposta mais amena, talvez pelo local e pela presença de Luia, que acompanhava os trabalhos. Já ontem, foi bem mais contundente.
Ronsoni atribuiu todas as mazelas do governo ao vice-prefeito e afirmou que chamá-lo de “ignorante” foi um desrespeito a todos os vereadores. Também declarou que essa postura demonstra que Luia é “despreparado” para ocupar o cargo.
O vereador não tem razão
Rafael precisa ter paciência. É desproporcional o ataque que faz ao vice. Fica evidente o interesse eleitoreiro. Luia está certo e seguir o projeto do governo e manter-se na condição de vice fiel, como explicou. Entre brigar desde agora com Nestor ou com Rafael, Luia faz a escolha certa. A sociedade deve estar se perguntando do porquê tamanho ataque contra o vice e nenhuma palavra contra o dono da caneta, como se quem assume seis dias seria o responsável até pelo que acontece no resto do ano. E Rafael sabe disso, sabe que Luia está certo nesta questão, mesmo assim faz o jogo para desgastá-lo.
Umbilical
Acontece que, para obter sucesso na eleição, Rafael terá de se desvincular completamente do governo e, inclusive, do PP. Não irá longe mantendo ataques pontuais. Manter a fogueira acesa pode ser estratégico, caso realmente pretenda romper com a atual gestão e lançar candidatura própria por outro partido.
No entanto, afirmar que a falta de recursos para a merenda escolar e para a saúde é culpa de Luia não convence. Os próprios vereadores aprovaram, há poucas semanas, reajustes salariais para os servidores que elevarão a folha de pagamento do município em R$ 12 milhões a partir de 2026.
O Professor vem aí
Está dado como certo o embarque do ex-vereador do PT, atualmente no PSDB, Professor Daniel, no governo.
Esse movimento por parte de Nestor é algo que Luia deveria observar com atenção. Lá atrás, quando ainda estava no PSDB, Luia poderia ter liderado uma segunda força política para disputar espaço com o PP, mas preferiu se aliar ao grupo dominante para garantir a vaga de vice-prefeito. O mesmo parece ocorrer agora com o Professor Daniel, que ao aceitar esse convite, pode estar, senão enterrando de vez, ao menos adiando por muitos anos seus próprios objetivos políticos.
Transporte público
A vereadora Professora Denise, junto com outros parlamentares, comemorou o lançamento do edital para a licitação de uma nova empresa de transporte público. Ela repetiu o termo “finalmente”, destacando a dificuldade enfrentada pelos vereadores em aprovar repasses à empresa atual, que, apesar dos altos valores recebidos, não presta um serviço compatível com o esperado.
No entanto, a vereadora que encontre um lugar confortável para esperar, pois ainda há muita água para passar por baixo dessa ponte. Mesmo que uma nova empresa seja contratada, isso só deve ocorrer no próximo ano. Os repasses aprovados até agora cobrem apenas até o mês de maio, e os demais meses ainda estão em aberto. E, se o tesouro municipal está tão enxuto, a ponto de economizar na merenda escolar, já dá para imaginar os debates que virão…
Perguntinha
Quem você acha que deveria estar vendo o sol nascer quadrado?













