CANELA – O MDB canelense se reuniu terça-feira e decidiu apoiar a candidatura de Alfredo Schaefer (PSDB) para terminar este mandato de Mesa Diretora da Câmara. A articulação é complexa e envolve mais coisas. O Governo se sentiu pressionado, pois não dá para brigar com todo mundo ao mesmo tempo. Tem horas que é preciso ceder. Como o vereador do partido MDB, Jeferson do Transporte, já tinha declarado o voto em Alfredo, a corda estava esticada. Assim, a tendência é encaminhar uma Secretaria ao Jeferson, apaziguar com ele e manter a coesão da situação, que está com oito vereadores de 11, e se descuidar perde até a maioria. Se romper com o PSDB que tem dois e perder mais um dos seus cinco, ta feita a lambança.
EMÍLIA NÃO CONCORDOU
Ficou para trás só o voto da atual presidente, Emília Fulcher (Republicanos). Ela entende que avançar para a presidência é natural ao vice quando o cargo fica vago, como foi o caso. Tanto por nova eleição, como sem eleição Emília entende que deveria ser ela a presidente até o fim do período para o qual foi eleita vice.
ALFREDO É O CARA
Emília deu conta dos momentos mais turbulentos após o afastamento de Alberi. Mas é preciso seguir em frente, pois o ano recém está iniciando e o Governo ainda tem três anos. Constantino precisou usar toda sua habilidade e apaziguar novamente para manter o Governo forte e tocar todos os projetos que estão na fila.
A VOLTA É DIA 07
A eleição será dia 07 de fevereiro, na volta do recesso. Nesta data, inclusive, as sessões voltarão a serem abertas à população. E o plenário deverá lotar, pois terá também a montagem da Comissão de Ética e o início da tramitação da cassação de Alberia Dias. E, se já estiver em liberdade, poderá ele (Alberi), estar presente como vereador.
SAÚDE
Em grande medida o descontentamento do vereador Jeferson do Transporte reside na Secretaria da Saúde. E, de fato, é uma pasta complexa e que precisa de muita atenção. E também é onde ele mesmo tem seu público e portanto paga a conta quando algo não está a contento. Inclusive o Mário do Ipê está deixando suas funções por não se entender na Secretaria.
REGIMENTO INTERNO
O rito das sessões de Canela tem alguns detalhes que poderiam melhorar a dinâmica e até atrair mais atenção da comunidade. Para se ter uma ideia as sessões tem um momento que são interrompidas por 10 minutos para que os projetos da pauta possam ser analisados pelos edis, pois muitas vezes são incluídos projetos durante a sessão. O provável presidente a partir do dia 7 de fevereiro, Alfredo Schafer, fez severas críticas ao Regimento Interno falando com o colunista semana passada e promete que será seu desafio número “um” neste ano.
INTEGRAÇÃO
Enquanto o prefeito de Canela se vira nos 30 para manter o trêm no trilho, o de Gramado curte um momento completamente oposto, cheio de notícias agradáveis que levam o município ao desenvolvimento. Esta semana, com a confirmação de um alto valor (R$ 12 milhões) para obras asfálticas o sorriso do Nestor está de orelha a orelha. Constantino está no terceiro mandato (aliás, ambos estão no terceiro mandato) e certamente não vai demorar para apaziguar os ânimos políticos e seguir o rumo que Canela encontrou nos últimos anos. Como diz o ditado: “não há mal que sempre dure”.
Texto: Cláudio Scherer – [email protected]