Foto Agência Brasil, Banco de Dados/Divulgação
Os indicadores industriais foram negativos no Brasil no ano passado. De acordo com dados divulgados, na segunda (3/2), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), das seis variáveis pesquisadas cinco apresentaram recuos na comparação com 2018: faturamento, 0,8%; horas trabalhadas, 0,5%; emprego, 0,3%; massa salarial, 1,9%; e rendimento médio, 1,5%. Apenas a utilização da capacidade instalada foi positiva, com alta de 0,4 ponto percentual, para 77,7%. Apesar do resultado, o economista da CNI, Marcelo Azevedo, reafirma a expectativa de que a indústria mantenha, em 2020, a tendência mais clara de recuperação, o que conduzirá à reação do mercado de trabalho. “O fraco resultado de dezembro nos lembra que, apesar dos avanços observados em relação a 2018, a indústria enfrenta dificuldades para manter um ritmo mais forte e sem interrupções de retomada da atividade. Ou seja, a agenda que trará mais produtividade para a indústria brasileira precisa continuar”, destaca.
Agraciadas em prêmio nacional
Marcopolo e Agrale, empresas de Caxias do Sul, foram distinguidas na 27ª edição do Prêmio Lótus, promovido pela Editora Frota, de São Paulo. A Marcopolo se destacou nas categorias Marca do Ano em Carrocerias de Ônibus e Marca do Ano em Carrocerias Rodoviárias. Segundo dados de entidades do setor e organismos públicos, no ano passado, empresa comercializou 6.998 unidades no mercado brasileiro e, desse total, 2.577 eram rodoviárias, número que representa 66,57% de participação de mercado. A Agrale conquistou o primeiro lugar na categoria Marca do Ano em Chassi para Micro-ônibus. É 18ª vez que a fabricante conquista o prêmio e o 11º ano como Marca do Ano em Chassi Leve.
Expectativa de inflação menor
As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa para a inflação este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,47% para 3,40%. A informação consta no boletim Focus, pesquisa semanal do BC, que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos. Em relação à taxa Selic, a projeção é de recuo para 4,25% já na reunião do Comitê de Política Monetária, nesta terça (4) e quarta (5); quanto ao PIB o crescimento variou de 2,31% para 2,30%; e para o dólar, o mercado opera com cotação de R$ 4,10 para o fim deste ano.
Safra de qualidade
Foto Adriana Franciosi, Divulgação
A vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, comemora a qualidade na safra de 2020. A colheita teve início na segunda quinzena de janeiro e teve, como resultado, frutos sadios, com excelente estágio de maturação. “Se o clima colaborar, teremos uma bela safra até o final de fevereiro, quando finalizamos a vindima. Esse otimismo também trará resultados importantes à qualidade do produto", adianta Daniel Panizzi, diretor da vinícola. Outro dado positivo é a ampliação das áreas destinadas à produção de uvas para espumantes. “Felizmente, a cada ano, aumenta o consumo de espumantes brasileiros. E o terroir de Pinto Bandeira ganha destaque neste sentido”, avalia. A vinícola produz média anual de 120 mil garrafas.
Campanha de verão
Divulgação
A Açaí Concept, maior franquia de açaí do mundo, está com uma campanha de verão e que também ajuda a preservar o meio ambiente. Com a campanha “Amarzônia”, os clientes ganham copos colecionáveis, com estampas coloridas de três animais símbolos da região: tucano, arara e onça pintada. Além de ajudar a preservar a natureza, pois os copos reutilizáveis reduzem em até 80% os resíduos, quem utiliza os refil colecionáveis ganha desconto. A Açaí Concept possui mais de 250 lojas no Brasil e no exterior. No Rio Grande do Sul, há franquias em Porto Alegre, Capão da Canoa, Gramado, Passo Fundo, Erechim e São Leopoldo. Mais informações sobre a campanha e a empresa em www.acaiconcept.com.