InícioColunistasEleições 2020 7

Eleições 2020 7

Tempo de leitura: < 1 minuto

Até aqui o calendário eleitoral de 2020 está mantido. Sendo assim, teremos eleição para prefeito e vereadores em 4 de outubro. E, sinceramente, pensando apenas no aspecto econômico, que é para todos os meios e fins o que interessa, espero que seja mantido. Adiar seria prolongar os efeitos da atual crise. 2021 precisa ser reservado à economia, sob pena de virarmos um país de miseráveis.

 

Articulações

 

Observo que o vice-prefeito de Gramado, Evandro Moschem, renovou sua atividade digital nos últimos dias. Pois, foi por ali o caminho que encontrou na eleição passada para derrotar o até então imbatível em eleições, Pedro Bala. E, como a princípio a disputa será entre ele e o ex-prefeito Nestor Tissot, deve estar acreditando que novamente levará vantagem no método de campanha.

 

Política e empresas

 

Alguns empresários, pessoa física, que se envolvem em eleições acabam pagando o preço nas suas empresas, enfrentando denúncias e até fofocas de oponentes políticos, mesmo em períodos distantes de pleito. Até o mérito das conquistas é muitas vezes atribuído ao envolvimento político. Por isso que poucos se envolvem, deixando o espaço aberto muitas vezes para aqueles profissionais da política que não têm nenhum respeito ao que é público.  Um empresário chegou a ensaiar sua desfiliação partidária para ficar longe desta contaminação.

 

Pós-guerra

 

Depois de superada a questão do coronavírus, temos de voltar as atenções aos assuntos de importância regional como os aeroportos de Vila Oliva e Canela, as privatizações das ERSs 235 e 115, além da 373 (Serra Grande). Assuntos que estão em um silêncio assustador. Temo que quando a poeira baixar os contratos de concessão das estradas, por 30 anos, estejam assinados. 

 

Use máscara

 

A pandemia, aparentemente, está controlada. Mas, não foi sem sacrifício, e também ainda é necessário fazer tudo o que é possível para garantir que não haverá uma maior proliferação desta peste indesejável. Agora que estamos sendo autorizados a trabalhar vamos fazer um esforço para que não precisemos voltar ao isolamento. Além de lavar as mãos, como vem sendo orientado desde o princípio, usar a máscara parece bem eficiente. Por isso usemos, assim será mais rápido voltar à normalidade.

 

Uso obrigatório

 

Se nos adaptarmos ao uso das mascarás pelo diálogo e pela consciência, evitamos de sermos obrigados a fazê-lo, como já é em Nova Petrópolis e em diversas cidades do Rio Grande e Brasil afora. 

 

Segundo semestre

 

Gramado e Canela se organizam para compensar um pouco das perdas do primeiro semestre, no segundo. A Gramadotur teve uma reunião com lideranças e empresários na quarta-feira e anunciou algumas ‘intenções’ importantes. A secretaria de Turismo de Canela também anunciou uma série de alterações no calendário, com inúmeros atrativos para alcançar o máximo de resultado para todos que tiveram perdas, ou estão tendo, neste primeiro semestre. Todas essas iniciativas, que estão sendo detalhadas nesta edição do JI, são muito bem-vindas e causarão um efeito de recuperação, mesmo que em parte, já que ao todo um prejuízo desta monta não se recupera em um curto período.

 

Natal esticado

 

A alteração de maior efeito econômico deverá ser o alongamento dos eventos natalinos, Sonho de Natal e Natal Luz. Especialmente por serem mais para o fim do ano quando o assunto coronavírus, espero, esteja resolvido. As alterações no demais eventos, como Festival de Cinema, que se não der de fazer em agosto será em setembro, terão o intuito de recompensar um pouco aos vários setores, como o chocolateiro, agricultura, artístico, etc..

 

Néspolo na Integração

 

O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, concedeu entrevista à Radio do Jornal Integração ontem pela manhã. Perguntado por Daniel Santos, comemorou que mesmo com dificuldades vários patrocinadores mantiveram seus contratos garantindo os principais eventos. O Festival de Cinema que pode até ser adiado para setembro, deverá abrir um espaço ao comércio do chocolate, cuja produção para a Páscoa da nossa indústria ficou estocada. Já o Festival da Gastronomia deverá fazer uma harmonização com a Festa da Colônia, com a Rua Coberta sendo ocupada por agroindústrias e por aí vai. É hora de juntar forças, abrir mão da exclusividade e do egoísmo e fazer o que dá para que todos sobrevivam.

 

Turismo é o mais impactado

Como a chegada da Covid-19 ao RS está impactando o comportamento da economia gaúcha sob a ótica das informações fiscais? Reproduzo levantamento da Receita Estadual, por região, período de 16 de março a 17 de abril. Deste período tem aquela semana louca em que todo mundo pensou em estocar mantimentos, mas dali em diante a queda é ainda maior. Percebe-se muito bem o quanto o turismo foi impactado com a doença, de forma que a região do Corede Hortênsias é a mais atingida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Farmácias Associadas projeta negócios milionários a partir de hoje em Gramado

GRAMADO – Começa hoje, quarta-feira (15) e segue até sexta (17), no Serra Park, a 18ª Convenção e Feira de Negócios da Rede de...

“Tudo o que tem de bom ou ruim foi Nestor e Luia”, diz vice em raio-X da gestão

GRAMADO - Durante poucos dias à frente da Prefeitura de Gramado, o vice-prefeito Luia Barbacovi, que assumiu o cargo interinamente durante as férias do...

Prawer celebra o Dia das Crianças com evento no Parque Knorr

GRAMADO – Hoje, sábado (11), a Prawer promove uma ação especial alusiva ao Dia das Crianças, no histórico Parque Knorr. Das 9h às 16h,...

Parque do Palácio recebe crianças com atrações gratuitas no domingo

CANELA – Com uma fórmula que deu sinais positivos no ano passado, os ingredientes serão repetidos neste 2025, para celebrar no domingo (12), o...

Palestrante renomada do espiritismo estará amanhã em Gramado

GRAMADO - Reconhecida por suas palestras e vídeos no YouTube, a carioca, mas residente em Brasília, Mayse Braga de Oliveira estará, amanhã, sábado (11),...
error: Conteúdo protegido