Gilberto Tomasini (Beto) está de volta ao PSDB. Depois do episódio da intervenção ao Natal Luz pelo MP, em 2011, quando foi denunciado junto como secretário de Turismo do município, o empresário não queria mais nem ouvir falar em política. Mas como o tempo é o senhor da razão, a acusação deu em nada, a frustração passou e ele está de volta, cicatrizado. Quando recebi a notícia pensei logo que fosse um antídoto às insinuações de Celso Fioreze sobre a possiblidade de compor com o MDB em detrimento ao antigo parceiro de coligação dos tucanos, o PP (Progressistas). Tomasini foi secretário exatamente de Nestor Tissot, que deve ser o candidato Progressista e sabe-se que o tucano nutre admiração pelo ex-prefeito. Mas, o também tucano Jorge Drummdisse-me que costura a volta de Tomasini desde muito tempo e que a intenção única é reforçar o time para a vereança. Drumm disse que Tomasini é seu padrinho político e nutre carinho e amizade por ele, por isso o convenceu a voltar. Ultimamente Tomasini estava filiado ao PSB.
Para vereador não
Falei ontem à tarde com o Beto. Ele me disse que não pretende concorrer a vereador, pois sua aptidão é apenas para executivo, prefeito ou vice. Sobre a possibilidade de os tucanos aderirem a uma coligação com o atual grupo de situação (PDT/MDB/PT), considerou difícil e garantiu que Fioreze lhe afirmou que não há nenhuma proposta em relação a isso. “Não consigo estar na situação, no governo que está ai?”, disse. Antes disso prefere que o PSDB tenha candidatura própria. Ele mesmo disse aceitar ser candidato a prefeito ou vice dos tucanos, mesmo contra Nestor Tissot, ou mesmo, numa composição com o Progressistas, aceitaria ser o vice de Nestor. Como havia saído do partido que ajudou a fundar, e só agora voltou, ratifica seu respeito à decisão dos correligionários e salienta que o partido, antes de pensar na majoritária, precisa fazer uma boa nominataà vereança. Beto confirmou que voltou ao partido pela articulação de Jorge Drumm, negociação iniciada em outubro passado e mencionou Nestor Tisst como seu amigo e “parceirão”. Sobre o PSDB disse que percebe que cresceu muito e tem ótimos nomes para todos os cargos que serão disputados na eleição de outubro.
Ronaldinho Gaúcho
Ele e seu irmãozinho foram algemados no Paraguai. Foi-se o tempo em que o governo brasileiro acobertava larápios. Quanto ao piloto preso com cocaína, 32 quilos, em um avião da FAB no ano passado, o presidente Bolsonaro disse lamentar não ter, na Espanha, onde aconteceu, a mesma regra que tem na Indonésia, onde a pena é de morte para traficantes, como ocorreu com um brasileiro executado em 2015. Cesare Battisti, protegido pelos governos do PT no Brasil, foi condenado à prisão perpétua na Itália, em novembro passado. Assim, também os ‘maninhos” Assis, que respondam pelas suas trapalhadas.
GreNal
Pela primeira vez na história Grêmio e Inter se enfrentam pela competição mais importante da América Latina, quinta, na Arena do Grêmio. Como o futebol, para nós, é só esporte e lazer, que tal jogo se restrinja a isso.
Petróleo
Ainda é o produto que mais mexe com a economia mundial. Só uma briguinha entre Arábia Saudita e Rússia, os dois maiores produtores, e as ações da Petrobrás desvalorizaram mais de 20%, média mundial. Então como acreditar que em apenas dez anos não teremos mais carros movidos a combustíveis fósseis (diesel e gasolina) nas concessionárias? E o mexe mexe vai ser muito grande, alguns se dão bem com o dólar alto, mas sem estabilidade não tem economia em alta. E mais o coronavírus…
Tem coisas boas
A parte boa é que a economia nacional está aquecendo e que o preço da gasolina, para nós, é capaz até de baixar um pouquinho. Assim, daqui a pouco até dá para aproveitar o momento e crescer, em termos de Brasil. Ontem a Fiergs anunciou que a indústria cresceu 3,3% em janeiro, coisa que não acontecia desde 2010.
Calor
Com a previsão de tempo bom, seco até pelo menos sábado, a temperatura deve chegar bem perto dos 40 graus em Gramado e Canela. Vai ser uma semana longa…
Direito Constitucional
Sexta cedo, no programa Chimarrão e Atualidades, da rádio do Jornal Integração, que apresento todos os dias, das sete às oito, junto com Daniel Santos, recebemos o professor coordenador do curso de direito da UCS e advogadoGuilherme Drago. Meu querido amigo e ex-colaborador, revisor, do JI. Depois de lançar o livro Manual de Direito Constitucional em agosto passado, passou a se dedicar ao volume II da publicação. A obra está com 236 páginas, quase o dobro da primeira. O lançamento ainda não tem data marcada, mas será em breve. No programa falamos sobre os mais diversos assuntos do mundo jurídico e dos cursos da UCS em Canela. Quem quiser ouvir é só ir nos podcasts do site www.leifacil.com, ou na página do Facebook do JI.