Início Colunistas Eleições 2020 6

Eleições 2020 6

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gilberto Tomasini (Beto) está de volta ao PSDB. Depois do episódio da intervenção ao Natal Luz pelo MP, em 2011, quando foi denunciado junto como secretário de Turismo do município, o empresário não queria mais nem ouvir falar em política. Mas como o tempo é o senhor da razão, a acusação deu em nada, a frustração passou e ele está de volta, cicatrizado. Quando recebi a notícia pensei logo que fosse um antídoto às insinuações de Celso Fioreze sobre a possiblidade de compor com o MDB em detrimento ao antigo parceiro de coligação dos tucanos, o PP (Progressistas). Tomasini foi secretário exatamente de Nestor Tissot, que deve ser o candidato Progressista e sabe-se que o tucano nutre admiração pelo ex-prefeito. Mas, o também tucano Jorge Drummdisse-me que costura a volta de Tomasini desde muito tempo e que a intenção única é reforçar o time para a vereança. Drumm disse que Tomasini é seu padrinho político e nutre carinho e amizade por ele, por isso o convenceu a voltar.  Ultimamente Tomasini estava filiado ao PSB.

Para vereador não

Falei ontem à tarde com o Beto. Ele me disse que não pretende concorrer a vereador, pois sua aptidão é apenas para executivo, prefeito ou vice. Sobre a possibilidade de os tucanos aderirem a uma coligação com o atual grupo de situação (PDT/MDB/PT), considerou difícil e garantiu que Fioreze lhe afirmou que não há nenhuma proposta em relação a isso. “Não consigo estar na situação, no governo que está ai?”, disse. Antes disso prefere que o PSDB tenha candidatura própria. Ele mesmo disse aceitar ser candidato a prefeito ou vice dos tucanos, mesmo contra Nestor Tissot, ou mesmo, numa composição com o Progressistas, aceitaria ser o vice de Nestor. Como havia saído do partido que ajudou a fundar, e só agora voltou, ratifica seu respeito à decisão dos correligionários e salienta que o partido, antes de pensar na majoritária, precisa fazer uma boa nominataà vereança. Beto confirmou que voltou ao partido pela articulação de Jorge Drumm, negociação iniciada em outubro passado e mencionou Nestor Tisst como seu amigo e “parceirão”.  Sobre o PSDB disse que percebe que cresceu muito e tem ótimos nomes para todos os cargos que serão disputados na eleição de outubro.

Ronaldinho Gaúcho

Ele e seu irmãozinho foram algemados no Paraguai. Foi-se o tempo em que o governo brasileiro acobertava larápios. Quanto ao piloto preso com cocaína, 32 quilos, em um avião da FAB no ano passado, o presidente Bolsonaro disse lamentar não ter, na Espanha, onde aconteceu, a mesma regra que tem na Indonésia, onde a pena é de morte para traficantes, como ocorreu com um brasileiro executado em 2015.  Cesare Battisti, protegido pelos governos do PT no Brasil, foi condenado à prisão perpétua na Itália, em novembro passado. Assim, também os ‘maninhos” Assis, que respondam pelas suas trapalhadas.

GreNal

Pela primeira vez na história Grêmio e Inter se enfrentam pela competição mais importante da América Latina, quinta, na Arena do Grêmio. Como o futebol, para nós, é só esporte e lazer, que tal jogo se restrinja a isso.

Petróleo

Ainda é o produto que mais mexe com a economia mundial. Só uma briguinha entre Arábia Saudita e Rússia, os dois maiores produtores, e as ações da Petrobrás desvalorizaram mais de 20%, média mundial. Então como acreditar que em apenas dez anos não teremos mais carros movidos a combustíveis fósseis (diesel e gasolina) nas concessionárias? E o mexe mexe vai ser muito grande, alguns se dão bem com o dólar alto, mas sem estabilidade não tem economia em alta. E mais o coronavírus…

Tem coisas boas

A parte boa é que a economia nacional está aquecendo e que o preço da gasolina, para nós, é capaz até de baixar um pouquinho. Assim, daqui a pouco até dá para aproveitar o momento e crescer, em termos de Brasil. Ontem a Fiergs anunciou que a indústria cresceu 3,3% em janeiro, coisa que não acontecia desde 2010.

Calor

Com a previsão de tempo bom, seco até pelo menos sábado, a temperatura deve chegar bem perto dos 40 graus em Gramado e Canela. Vai ser uma semana longa…

Direito Constitucional

Sexta cedo, no programa Chimarrão e Atualidades, da rádio do Jornal Integração, que apresento todos os dias, das sete às oito, junto com Daniel Santos, recebemos o professor coordenador do curso de direito da UCS e advogadoGuilherme Drago. Meu querido amigo e ex-colaborador, revisor, do JI. Depois de lançar o livro Manual de Direito Constitucional em agosto passado, passou a se dedicar ao volume II da publicação. A obra está com 236 páginas, quase o dobro da primeira. O lançamento ainda não tem data marcada, mas será em breve. No programa falamos sobre os mais diversos assuntos do mundo jurídico e dos cursos da UCS em Canela. Quem quiser ouvir é só ir nos podcasts do site www.leifacil.com, ou na página do Facebook do JI.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido