O cenário já está borbulhando. Não se pode negar. E por óbvio, vai seguir esquentando até outubro do ano que vem. Quem será candidato? Quem será vice de quem? O que já se sabe é que todo mundo quer ser vice do Constantino. Ele próprio ainda não confirmou que irá à reeleição, mas seu partido já o lançou como pré-candidato.
PP quer ser vice do MDB
Quando disse que todo mundo quer ser vice de Constantino, era para ser uma figura de linguagem, mas parece que não é só isso.
O que poucose fala, ou quase nada, é que o partido Progressistas (PP) também quer fazer uma dobradinha com o MDB. Eu confesso que não sei se isso é unanimidade lá no diretório progressista, mas sei que um pedido já foi feito ao prefeito.
Uma fonte da coluna revelou que há alguns dias a secretária de Relações Federativas do RS, Ana Amélia Lemos (Progressistas), que vota em Canela, esteve na cidade e se reuniu com o prefeito Constantino Orsolin.Entre outros assuntos tratados, a ex-senadora teria pedido pessoalmente a Constantino para que ele pensasse na possibilidade de fazer uma dobradinha levando o PP de vice na sua chapa.
Chapa pura
Não é novidade que existe a intenção do MDB ir para o pleito eleitoral com chapa pura ano que vem. Inclusive, o nome mais cogitado para ser vice dentro do partido é o de Vilmar Santos, atual secretário da Saúde. Entretanto, um outro personagem emedebista que desponta com menos rejeição, ou quase nada, é o secretário de Obras, Luiz Claudio da Silva, o Ratinho.
A Saúde é uma pasta delicada, alvo de muita pedrada. E, por outro lado, o Ratinhoé só elogios. Na Câmara de Vereadores, por exemplo, é unânime. Não passa uma sessão sem ser exaltado e elogiado por algum parlamentar. Além de tocar na banda marcial do Ciep e ser mais popular, já vimos o Ratinho ajudando a peonada nas obras.Ele não faz isso pra aparecer, é o jeito dele mesmo.
Na real, essa nem é a intenção dele, mas não há como negar que hoje ele é o personagem do cenário político canelense com maior evidência positiva. E isso fortaleceria a chapa consideravelmente.
E o PSDB?
Se a parceria não for renovada com o PSDB de Gilberto Cezar, os tucanos só saberão em março, pois Constantino, como já afirmou, não fala desse assunto neste ano. Ou seja, quanto mais o tempo passa, menos tempo restará para o partido do vice se articular caso seja necessário fazer outra composição.
E se por ventura houver outra composição com Gilberto, ou com os Gilbertos, a interpretação que se faz, por hora, é que a reeleição do Constantino fica um pouco mais trabalhosa se a oposição de juntar e formar uma única alternativa. Caso a oposição vá dividida, oferecendo mais de umconcorrentena majoritária,nem guarda a gaita porque o baile continua.
Canil Municipal
Com o anúncio do encerramento das atividades da Associação Amigo Bicho, a Prefeitura começou a se mexer para cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público lá em abril de 2015, e vai construir um Canil Municipal.
Considero importante a construção de um canil, especialmente se houver uma gestão eficiente do local, independente de quem faça. Considero melhor ainda as intenções de chipagem, castrações e campanhas da adoção e guarda responsável, pois é por aí o caminho para amenizar o problema em Canela a médio prazo e evitar que o canil vire um depósito de animais.
Castrações
No caso das castrações, a Prefeitura promete ampliar o serviço, mas não disse como. Então o Integração fez o seguinte questionamento: “Quais as medidas efetivas serão aplicadas para ampliar essas ações?”. Não houve resposta, aliás, a resposta foi o número de procedimentos realizados neste ano (oi?).
De fato precisa ser ampliado. Senão vejamos: foram realizadas apenas 980 castrações, sendo 719 pela Vigilância Sanitária e 261 por clínicas conveniadas. Ações do castramóvel da UCS resultaram em outros 60 procedimentos, totalizando 1.040 animais castrados. E a fila de espera, que é longa, tem mais da metade disso. 631 peludos aguardampor estas cirurgias.
Calendário de eventos
Nesta semana o meu amigo GeremiasFacchin esteve reunido com a assessora jurídica da Secretaria de Turismo, Gabriele Grespan, e o vereador Marcelo Savi (MDB) para tratar da inclusão da Trilha de Canela ao calendário oficial de eventos da cidade. Esta inclusão, aliás, já havia sido sugerida pelo vereador Jonas Bernardo em 2017.
A equipe Mato ou Morro, que promove a Trilha, já trabalha na organização da 8ª, que acontece ano que vem. Nesse encontro, Facchin teve a confirmação de que o evento será incluído no Projeto de Lei do Calendário Oficial de Eventos, que deve ser aprovado pela Câmara ainda neste ano.