O tempo foi curto para o Dr. UliNelz conseguir abordar tudo o que pretendia, tendo o encontro do “Café de Homens” girado em torno do Instituto BalneoLodoterápico de propriedade da família e que funcionou por anos em Gramado. Hoje, as instalações foram transformadas em hotel. Estribado do alto dos seus 91 anos a vivência na comunidade gramadense ao longo de décadas, a medicina, as orquídeas… ficarão para uma outra oportunidade. Seguem algumas das suas colocações:
“Meu pai comprou em 1930, 40 hectares de terra no morro mais alto de Gramado”;
“Nestas terras havia dois pântanos (banhados) que possuíam propriedades terapêuticas, que foram descobertas por um farmacêutico amigo da família”;
“Sabem como foram descobertas estas propriedades curativas do lodo existente no banhado? Meu pai tinha uma égua de estimação que se feriu com arame farpado e mesmo com todo o tratamento para curá-la, isto não foi possível. O animal foi então solto no campo e passou a ficar o dia inteiro dentro do banhado(lodo). Após certo tempo verificou-se estar curada e a ferida cicatrizada. Posteriormente, foi tudo comprovado cientificamente”;
“Para fazer o tratamento com o lodo não se pode usar água tratada, pois o cloro mata tudo”;
“O tratamento com lodo tem efeito por aproximadamente um ano”;
“O custo/benefício do tratamento com lodo ficou inviabilizado como negócio para a família”;
“O lodoterápico era único em toda a América Latina. Tudo se perdeu”;
“O lodo não deve ser confundido com lama que existe em muitos locais. O lodoterápico é vegetal de plantas. Decomposição de vegetais por milhares de anos”;
“Para me livrar de impostos exagerados, doei anos atrás uma área de terras para a prefeitura. Hoje está tudo abandonado”.
RÁPIDAS E SELECIONADAS
- Caminha a passos acelerados a obra de asfaltamento até a cachaçaria no Morro Calçado, no nosso interior. A Insistência do Bertusso da Jolimont teve muito a ver com esta realidade.
- Em algumas colunas alertei que havia uma batata quente esquentando para proibir plantios com uso de poluentes e agrotóxicos em áreas próximas a barragens que terminam contaminando as águas que são usadas para abastecer Canela e Gramado. Conforme publicado no Jornal Integração dia 17 último, houve um monitoramento de qualidade das águas e caso a presença de poluentes e agrotóxicos seja confirmada, a batata deve esquentar mais alguns graus.
- Pronto. O tema encontrava-se adormecido, mas voltou. Falo da liberação dos jogos de azar em cassinos, recentemente aventada por ministro do governo federal. Esta temática me é familiar em razão de convivência com o nosso ex-prefeito Ernani Reis, um defensor intransigente da liberação. Ele fazia um link direto com o turismo de nossa cidade.
- A Catedral de Pedra merece uma visita especial, após a reforma interna recentemente concluída, inclusive pelos canelenses. Uma visita com olhos voltados para o que foi feito(pisos, paredes, colunas vitrais…). E vêm mais melhorias já em andamento…
- É realmente necessário um volume de som como o empregado no Show dos Serranos na última quinta-feira pela Semana Farroupilha? Agride os tímpanos. Tirante algum lado ranzinza, sinceramente, desconheço uma justificativa razoável.
“Há oito meses não se rouba por atacado no governo federal”
J R Guzzo