O Voto de Minerva

Tempo de leitura: < 1 minuto

O programa está suspenso até setembro. Recesso jornalístico. Explico aos leitores: Até o fim deste mês estou bastante focado no evento Troféu Seleção JI, que será dia 27 na Recreio Gramadense. Depois, dia 12 de agosto circula a edição especial, que deverá ter mais de 100 páginas. E, dia 20 de agosto, saio de férias até início de setembro, para então sim, retomar os programas regulares com os vereadores de Gramado e Canela. Até lá, não deixaremos de acompanhar os fatos e leva-los ao conhecimento da nossa audiência. 

Tigrada

Para quem se interessa pelo conjunto da obra e não apenas em fazer intrigas e levar vantagem, explico sobre a expressão do prefeito: “eu conheço a tigrada de Canela”, que viralizou na internet após a entrevista que fiz com ele na segunda-feira à tarde. Encontra-se no seguinte contesto: O tema era o Centro de Eventos, Convenções e Congressos, a ser construído na área do Parque do Palácio. O prefeito disse que após a construção pretende repassar a gestão à iniciativa privada. Aí eu perguntei porque não fazer uma autarquia, a exemplo da GramadoTur de Gramado, ao que respondeu: “Meu grande medo é que aquilo vire um cabide de colocar a companheirada, este é o meu medo, conhecendo bem a ‘tigrada’ de Canela, não sei. Enfim, o mais importante é que não pode ficar na mão da Prefeitura de Canela. Porque senão toda a segunda-feira tem 8, 10 pedidos aqui na Câmara para ceder o Centro (de eventos) de graça…”.

Foi isso. Então, para quem deseja entender certo não há dúvidas de que ele se referia aos vereadores, partidários, os políticos aos quais não há o que chegue, atualmente os seus próprios e no futuro, daquele grupo que assumir a Prefeitura, já que seu mandato termina em 31 de dezembro de 2024, sem possibilidade de reeleição. 

Sem procuração

Eu não tenho procuração para defender o prefeito, só estou explicando aos estimados leitores pois eu estou junto no recorte maldoso que fizeram no vídeo. Porque tem muita ‘tigrada’ em Canela. Além dos políticos tem empresário que fica o dia todo cutucando, focado nas piores coisas, tem servidores concursados desocupados também, tem mala em todos os setores da sociedade. E, de fato são esses que usam o chapéu quando o prefeito faz uma expressão destas.

Quem é trabalhador, focado na produção, tem muita coisa boa dita naquela entrevista para aproveitar. E tem outras definições que poderiam ser usadas além de tigrada, como: mamadores, carrapatos, fofoqueiros, aproveitadores, ou algo assim, mas a melhor um empresário, empreendedor de Canela, que assistiu a entrevista ao vivo para ver quais as oportunidades estavam sendo ali postas, usou ontem enquanto conversávamos: Chupins! E para “a tigrada” eu mando um beijinho no ombro.

Pulo Tomasini

O vereador Paulo Tomasini(PSDB) teve um infarto na noite de sexta passada. Ele estava na praia e foi levado às pressas para o Hospital de Capão da Canoa e no sábado pela manhã, foi levado ao Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, onde se recupera. Ao que se sabe, ele está bem, devendo voltar nos próximos dias ao convívio social. Foi necessário realizar um procedimento cardíaco e, conforme informou a família, “deu tudo certo. Está bem, já falamos com ele, logo terá alta”. Desejo pronta recuperação ao amigo.

Novo presidente pedetista

Com a vacância do cargo devido a renúncia de Jonas Bernardo, o músico e professor de violão, Daniel Almeida, assume a presidência do PDT. “Assumo a presidência do PDT em um momento importante da política local, a comunidade canelense cada vez mais busca esclarecimentos e transparência dos agentes políticos. O PDT de Canela tem uma bancada combativa e uma militância comprometida com nossas ideias. Seguiremos alinhados com os anseios da sociedade que querem o bom uso do dinheiro público e apoiam a operação caritas. É um compromisso grande, espero estar à altura. Mas quem está no meio político não pode deixar de trazer pra si as responsabilidades”, disse à coluna.

Almeida é músico, professor de violão e foi candidato a vereador na eleição passada, e presidente estadual do Movimento de Cultura do PDT – MCDR (Movimento Cultural Darcy Ribeiro).

Jonas Bernardo se desfilou do PDT e deve compor a equipe de Governo como adjunto na Secretaria de Habitação e Assistência Social. À coluna, disse que está em um momento onde pretende ajudar a cidade e quando veio o convite, levou o assunto àfamília e avaliaram juntos que é hora de fazer algo pelo município, pois está precisando dele, principalmente pela repercussão negativa da Operação Caritas.

4ª Câmara Civil derruba decisão local sobre caso Alberi

O desembargador Eduardo Uhlein da 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do RS suspendeu os efeitos da decisão do juízo de Canela, do dia 1º de julho, que mandava fazer nova sessão para o julgamento do vereador Alberi Dias, no processo de cassação do seu mandato por Ato Vexatório, ou, Decoro Parlamentar, na Câmara Municipal. Naquela decisão, o Juiz local entendeu que o vereador Alberi não poderia ter votado em seu próprio julgamento. Mas, aceitando os argumentos da defesa no Agravo, o desembargador entendeu que o voto do vereador em questão não era decisivo, pois a cassação precisa de dois terças, 8 votos de 11 e só alcançou 7, sendo que desta forma não valeria a pena fazer nova sessão sem o voto de Alberi, pois o efeito seria o mesmo.

Que fase, a nona…

Ontem, a Polícia Civil apreendeu novamente os celulares do vereador Alberi Dias e do irmão dele, Vanderlei Dias, o Farol. Desta feita teria havido queixa na Delegacia de ameaças a outros vereadores quando do dia da votação da cassação, dia 30. “A ação policial realizada nesta quinta-feira teve o objetivo de apreender objetos para a apuração dos fatos e, assim, compreender se efetivamente foram praticados os crimes, especialmente contra vereadores na cidade”, diz o texto enviado pela Policia Civil.

A coluna conversou com os vereadores que votaram a favor de Alberi, Mário Weirich e Andresa da Conceição (Mana), que disseram que não foram pressionados. “Nossa, que horror isso, claro que não! Até porque se acontecesse isso eu teria registrado uma ocorrência”, disse Mana. “Não fui ameaçado em momento algum”, respondeu Mário. Só não foi possível consultar Paulo Tamasini que também votou a favor de Alberi, pois está se tratando de um infarto.

EmiliaFulcher, Roberto Danani e Jefferson Oliveira, ainda que tenham votado contra o vereador Alberi, também disseram que não houve pressão alguma contra eles. “Eu não, votei com minha convicção. Na entrevista que tivemos aí, você percebeu quando disse que não abria meu voto só para não induzir alguém. Lembras?”, respondeu Emília.

Roberto Grulke respondeu que a frase “ninguém manda em mim”, que proferiu naquela noite, foi no sentido de que toma suas próprias decisões e que o partido (MDB) oferece esta liberdade. Jefferson Oliveira também respondeu que não houve ameaça contra ele. “Não mesmo!”, respondeu.

O advogado Ricardo Cantergi questionou a ação dizendo não caber busca e apreensão para casos de ameaças “se não tu imagina, cada briga, discussão de vizinhas tem que fazer busca e apreensão”. Tiago Bottene que também assina a defesa de Dias disse: “sobre a atuação da Polícia Civil, é bem fácil de solucionar o caso, é só pedir a gravação das câmeras da Câmara de Vereadores após a votação, aí eles conferir a felicidade e a comemoração de todos que votaram contrários à cassação”.

Festa Colonial

Inicia hoje a Festa Colonial de Canela. Será na Praça e todos curtiremos. É hora de abraçar Canela, jogar junto e fazer a diferença. Dificuldades sempre existirão. A diferença somos nós! A abertura oficial é amanhã 11 horas.

Promotor foi transferido

O promotor Paulo Vieira de fato não volta mais a Canela. Após as fériasele já trabalha em Portão, conforme havia pedido transferência. “O Conselho Superior do MP me removeu por MERECIMENTO”, destacou. Segundo disse havia outros interessados em assumir, mas foi privilegiado pelo seu bom histórico na carreira de 30 anos. Ainda não se sabe quem vai assumir Canela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido