Início Colunistas Direto da Redação Entrevista com os candidatos

Entrevista com os candidatos

Tempo de leitura: < 1 minuto

Está sendo muito proveitosa a série de entrevistas É Compromisso do Candidato, que o Jornal integração está elaborando semanalmente com os prefeituráveis. A cada semana é abordado um tema diferente, hoje é sobre meio ambiente. Vale muito a pena conferir as respostas, guardar o jornal, e depois monitorar e cobrar a realização dos compromissos firmados com os leitores e eleitores.

Naturalmente pode haver uma ou outra pergunta um pouco mais ácida, mas partindo do preceito de que perguntar não ofende, vamos tirando nossas dúvidas e, principalmente, oportunizando os entrevistados a expressarem e exporem suas ponderações sobre os diversos assuntos abordados.

Sessão legislativa

Nesta semana, a sessão das Câmara de Vereadores de segunda-feira foi realizada na terça-feira por causa do Dia do Servidor, celebrado na quarta…

Havan

Durante a sessão, o vereador Luciano Melo comentou que naquele mesmo dia foi concedida a licença de instalação com as condições e restrições para a Havan tocar a obra da unidade canelense.A loja terá 6500 mil metros quadrados, a praça de alimentação 288 m², o cinema 1200 m², o depósito 860 m². Na parte externa, além de uma área de preservação, haverá espaço para 467 vagas de estacionamento. Inicialmente a loja estima 150 empregos diretos.

Obra na ERS-235

O Estado começou nesta semana, a obra que vai melhorar e dar mais segurança ao acesso ao Distrito Industrial e na Perimetral onde está a Dauper. Os trabalhos devem estar concluídos em 30 dias.

Indeferida com recurso

Na edição passada, conforme dados do TSE de quinta-feira (22), cinco candidatos ainda aguardavam decisão judicial para concorrerem ao pleito deste ano. Pois bem, o candidato a prefeito Elias Vidal, e as três candidatas à Câmara, todos de Gramado, tiveram suas candidaturas concedidas pela justiça eleitoral.

Em Canela, dos 83 aspirantes ao legislativo, o pedetista Flaviano Corrêa teve o pedido de candidatura indeferido pela juíza. O PDT recorreu e Corrêa segue no páreo aguardando julgamento de instância superior. “Nós recorremos e quanto não houver decisão superior ele segue apto”, explicou o presidente da sigla, Gino Bazzan.

Ecoponto e o meio ambiente

Eu já trouxe esse assunto para a coluna inúmeras vezes. O motivo de reiteradas insistidas nisso é por ter acompanhado o bom funcionamento em Igrejinha e Caxias do Sul. O Ecoponto é um local para a comunidade levar resíduos que precisam de uma destinação ambientalmente correta como lâmpadas, pneus, aparelhos eletrônicos, pilhas, móveis velhos, óleo de cozinha entre outros. Um local com um servidor para receber estes materiais para o próprio município encaminhar para reaproveitamento, reciclagem ou destarte correto.

Todas as vezes que nossa reportagem instiga esse assunto junto a Prefeitura de Canela, e em Gramado também, percebe-se que ambas “lavam as mãos” para o tema. As repostas sempre vem no sentido de “o pneu é recolhido pela borracharia”, “a lâmpada queimada precisa ser deixada na loja onde foi comprada”, e coisa e tal e tal e coisa… Ok, não está errado, inclusive existe legislação para isso. A intenção de um ecoponto é justamente para conceder mais uma alternativa para a sociedade a um baixo custo, tudo num lugar só.

Conscientização ambiental

As escolas se esforçam em ensinar as crianças a separar lixo e não poluir o meio ambiente. Mas é preciso ir além. Uma cidade turística que tem na sua essência o turismo baseado em suas belezas naturais precisa fazer mais. É só andar pelas estradas do interior de Canela para perceber a quantidade de resíduos descartados irregularmente. Um pouco por ignorância e um pouco porque o cidadão não sabe onde levar.

Pontos diferentes

Em Canela, por exemplo, e maioria da população não sabe disso, existe um contato para coleta de móveis, podas e eletrônicos (99976.5994). Baterias, pilhas e óleo de cozinha podem ser levados até a Prefeitura. Já as lâmpadas queimadas devem ser devolvidasna loja onde foram compradas. Pneus e embalagens de óleo lubrificante são recebidos nas oficinas e borracharias.

Poder levar esses resíduos, e outros tantos, em um único lugar, seria de grande valia para a sociedade e para o meio ambiente.

Trabalho com alicerce

A coluna conversou nessa semana com Jair Portulan, que faz um trabalho incrível na área ambiental, para saber sua opinião acerca dos ecopontos. Ele considera importante a existência, mas aliados a um trabalho forte de conscientização na sociedade.

“Tem que fazer um trabalho forte, de divulgação, orientação, um trabalho bacana envolvendo principalmente as escolas, introduzindo isso na rotina das pessoas aí sim teremos uma melhora grande. Também é preciso ter um envolvimento e um interesse maior do poder público nessa causa”, pondera.

Em Gramado, além da logística reversa para as lâmpadas de mercúrio, onde é possível levar nas lojas que vendem o produto, há pontos de recolhimento de lâmpadas fluorescentes e LED nas escolas da rede municipal, bem como no Ramos Pacheco e no Santos Dumont. Aparelhos eletrônicos também podem ser levados nesses locais.

Coronavírus

Na terça-feira de noite, o interventor do Hospital de Caridade de Canela, Luiz Cláudio da Silva, usou sua rede social para expor sua preocupação com relação ao aumento do movimento na Tenda Covid junto ao HCC.

“Os casos de Covid cresceram consideravelmente neste mês. Nossa UTI está com todos os leitos ocupados. A Pandemia atingiu o ápice em Nossa cidade. O momento é de preocupação.Isto é um desabafo de quem está vendo profissionais de saúde,colegas de trabalho e amigos ficando doentes. Levem à sério, essa pandemia não é brincadeira”, escreveu.

De maio a outubro, outubro é o mês que registrou maior movimento de pessoas buscando atendimento na tenda em frente ao HCC. Na segunda quinzena de maio foram 216 atendimentos, em junho 482, em julho 1.323, em agosto 1.449, em setembro 839 e em outubro 1.451.

Nesta semana, o HCC chegou a ter 15 pacientes hospitalizados. Os cinco leitos de UTI estavam lotados na terça e quarta.

Sonho de Natal e Natal Luz

Na semana passada eu estive presente na coletiva de apresentação do Natal Luz em Gramado. E nesta semana acompanhei a coletiva do Sonho de Natal em Canela. Abismal a diferença entre ambos. O canelense deve se orgulhar pra krl…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido