Gralha solto

Tempo de leitura: < 1 minuto

Como imaginávamos, o ex-secretário da Saúde e ex-interventor do Hospital de Caridade de Canela, Leandro Gralha, teve a liberdade provisória concedia pela Justiça. Ele ficou recluso por sete dias, até o juiz Vancarlo Anacleto assinar a liberdade na segunda-feira (15). Acusado de atrapalhar as investigações, ele também responde por desvio de material de construção (tinta para a casa de uma colaboradora do HCC e pisos para um templo religioso), além de ameaças e favorecimento de amigos e parentes em consultas e atendimentos na Saúde.

De todos esses crimes ele está sendo investigado. E apenas o primeiro (atrapalhar as investigações) é que o levariam para a prisão, como de fato o levaram. Ao liberar, o juiz determinou alguns limites (veja aqui na página ao lado) e, em resumo, lhe disse: “vai pra casa, mas não incomoda”. Agora aguardemos para ver se ele vai mesmo ficar de boa.

Ginásio de Esportes

Ficou muito na cara que foi uma cortina de fumaça. Todo mundo percebeu. Afinal, que coincidência uma pauta tão importante ser posta em evidência dois dias depois que um secretário foi preso, né? Para a sociedade o lançamento não fez o efeito desejado.

Com o lançamento deste desenho de um ginásio (que foi chamado de anteprojeto pelo governo), um outro planejamento ficará de lado. Esta coluna havia escrito no ano passado que o Ginásio poderia ser construído de forma modular e esse projeto estava ganhando formas ali mesmo dentro do governo. Mas na pressa de ‘criar um fato novo’, foi lançado esse desenho, gerando rusgas internas.

Savi e Alfredo

Sim, sabemos. A definição é lá na frente. Mas são esses os nomes que se despontam para a sucessão que Constantino Orsolin almeja. Savi segue focado na Secretaria de Obras, mais ainda nessa semana cheia de transtornos por causa do temporal, já Alfredo, que retornou à sua cadeira na Câmara de Vereadores em dezembro, é mais cauteloso. Ele mesmo já havia dito (em entrevista aqui no Integração) que prefere subir degrau por degrau, ou seja, antes de sonhar em ser prefeito, quer ser vice, pois “ainda tem muito a aprender”.

Até aqui tudo ok. O que me faz retomar esse assunto é para lembrar que Alfredo é novo na política, a eleição passada foi sua primeira experiência, agora será a segunda. E por isso a coluna comenta, sem sequer ter falado com o Alfredo sobre isso, que a prisão do Gralha abalou suas intenções. No fim ele deve ir, mas terá de ser tranquilizado e até convencido.

Imagem arranhada no MDB

Os desdobramentos da Operação Cáritas, que semana passada chegou a sua 11ª fase, arranharam demais o partido em Canela. Ainda é o maior partido na cidade, mas a comunidade comenta. É aquela história: confiança é um prédio difícil de ser construído, mas fácil de ser demolido. Reconstruir é ainda mais duro. Boa parte do eleitorado perdeu a confiança e precisa ser reconquistado. Impossível não é, mas leva tempo para isso. E toda a munição que a oposição não teve em 2020, vai ter de sobra em 2024. A cartucheira está carregada até os dentes.

Gilberto e Gilberto

Na coligação do PSDB e PDT, o nome indicado para ser cabeça de chapa é o de Gilberto Cezar (PSDB). E pelo lado dos tucanos, o cenário ideal seria ter o outro Gilberto, o Tolão (PDT), como vice. Para alguns a chapa poderia até ser Tolão + Cezar, mas vamos lá, antes de qualquer afirmação eu procurei o Tolão nessa semana para saber das suas pretensões políticas para este ano. E o Tolão está à disposição do partido. Para a coluna, o Gilberto Cezar afirmou: “O Tolão é um ótimo nome, sem dúvida. Estamos construindo essa união”.

Gilberto Tegner

Nessa prosa que tive com o Tolão, ouvi ele dizer o mesmo que eu já tinha ouvido quatro anos atrás, sobre não fazer qualquer coisa para ser candidato ou para ganhar uma eleição. É jogar o jogo de forma limpa, no fair play, como se diz no futebol. Vou transcrever aqui o que ele me disse:

“Hoje a cidade vive um ciclo que precisa encerrar. Tem muita coisa boa, fez bem para a cidade em algum momento, mas agora está trazendo repercussões muito negativas para a imagem da cidade e na autoestima da população. Eu sinto isso conversando com as pessoas e foi nesse sentido que procuramos fazer uma grande união e o meu nome está à disposição, mas com aquela tranquilidade de sempre. Eu não faço qualquer coisa para ganhar uma eleição, eu não faço qualquer coisa para ser candidato. Dentro da minha linha, se houver possibilidade, se houver oportunidade e se houver interesse, ok, mas se não houver, tudo bem. Eu comecei minha vida como garçom com muito orgulho e não tenho vergonha de carregar bandeja”.

PDT tem dois nomes

Ontem, conversei rapidamente com o presidente do PDT, o vereador Jerônimo Terra Rolim, e questionei quem seriam os nomes do partido para essa composição com o PSDB. E sem rodeios, me respondeu que os nomes são: Tolão e Noeli, que foram os partidários que se colocaram à disposição para o pleito deste ano. Sobre a parceria com o PSDB, Rolim confirmou que o PDT está disposto a formar essa composição. “A outra opção é mais quatro anos de MDB com gente menos competente que o Constantino”, disse.

Encontro político (1)

Havia um encontro político marcado para ontem à noite em Canela, entre PSDB, PDT, Podemos, União Brasil e Cidadania. Por causa dos estragos causados pelo temporal, o encontro foi cancelado e será realizado em outra data. “Entendemos que o momento é de foco em ajudar quem precisa e permanecer em alerta para novas eventualidades climáticas previstas”, dizia a nota.

Encontro político (2)

Deste encontro, chamou a atenção que apenas o PSDB e o PDT divulgaram em suas redes sociais. Os demais partidos não, mas claro, alguns são recém criados e ainda não tem perfil na rede social. Também chamou a atenção a frase na postagem dos tucanos: “Construindo a união que Canela precisa para ter o grande futuro que merece! Mais informações dia 18/01”, mas não informava o horário nem o local. No caso do PDT, sua divulgação informou local e horário (dia 18, às 19h30, no Hotel Sky Ville), mas não citou os demais partidos.

Ainda não existe uma sintonia. As tratativas andam de vento em popa, o que é natural em uma construção, mas a leitura/interpretação que temos aqui é a falta de convicção de todos estes. Estão namorando, mas me parece que ainda longe do noivado, quiçá do casório.

Terceira via

E no meio dessa peleia entre um governo tentando a continuidade e uma oposição sedenta por assumir as rédeas do Paço, fala-se em outra alternativa, uma terceira via, que sonha em correr “por fora” e chegar primeiro. Muito se fala nisso, nomes são lançados à baila o tempo todo. E tudo isso está apenas começando. Vai ser bonito.

Perguntar não ofende

E esse questionamento que farei é um eco de toda a comunidade canelense: Será que os partidos nas coligações que estão negociando estão pensando em um projeto para a cidade de Canela? Ou estão olhando somente seus futuros políticos?

E o Ratinho?

Quando atuava como secretário de Obras era o nome mais em evidência para suceder Constantino. Talvez não fosse a pretensão do partido, mas era ele o nome mais popular naquela ocasião. Mas daí ele acabou investigado pela Operação Cáritas e se afastou do cenário político. Arrumou emprego na iniciativa privada e seguiu a vida.

Estamos em um ano eleitoral e ele não pretende ficar inerte. Em novembro de 2021, quando teve o nome citado na 3ª fase da Cáritas e até preso foi, Ratinho não demorou para cair fora do MDB por falta de amparo naquele momento. Ele não está em nenhum partido, mas é óbvio que já foi procurado por inúmeras siglas. Ele ainda não decidiu o que vai fazer, ou para onde irá, mas é certo que vai se filiar em algum partido e é certo que vai fazer isso pensando no pleito deste ano.

Seria candidato a prefeito ou vice ou vereador? O futuro partido e as coligações que vão determinar isso. Claro que o julgamento judicial acerca da investigação da Cáritas é aguardada com ansiedade e isso também vai determinar seu futuro na política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido