
Defendo que é bem-vindo o parque da Nasa. Se fosse em outra cidade seria motivo de festa, os próximos três, quatro prefeitos diriam que foram eles que ‘trouxeram’. Postamos uma foto do foguete na página do Facebook só para o pessoal curtir. E aconteceu. A criatividade ficou evidente, muitos brincando com a questão científica da Nasa, que estaria na cidade certa para estudar certas pessoas. Muitos elogiam e lembram que o canelense tem de se orgulhar e não sempre e apenas criticar o leitor Rodrigues que chegou à conclusão que a Nasa está vindo para “aprender com nós como fazer uma gambiarra”. Seja como for, o importante é que é em Canela.
Festa da Colônia
Sem demagogia ou ironia, o prefeito Constantino poderia fazer uma comitiva oficial e visitar a Feira Feito em Gramado e a Festa da Colônia. Canela tinha o modelo certo também fazendo uma feira junto com sua Festa Colonial, mas ao invés de melhorar foi abandonado o projeto. Os pequenos empresários de Canela não têm hoje um momento de se encontrar com o turismo e se sentir parte, envolvido com o trade. Como sabemos o Turismo é a nossa mola propulsora e todos precisam além de saber, sentir-se parte.
Turismo e desenvolvimento
Muita coisa precisa ser feita, obviamente. A Secretaria de Turismo é preciso ser encarada como a principal do município. Se alguns setores ainda não dependem diretamente dos visitantes, logo ali na frente vai depender sim. Se pegarmos como exemplo a Dauper, se por um lado não depende diretamente do turismo, por outra, seus planos de futuro, de crescimento, têm o turista como foco. A primeira loja de experiências da marca será aqui em Canela, e em cinco anos mil delas devem se espalhar pelo Brasil, sempre visando o cara que está de folga, passeando, procurando uma experiência diferente.
Sinergia
Ouvi com muita atenção a fala da Rosa Helena, quarta-feira, na posse do Luia, vice-prefeito de Gramado, como secretário de Turismo do município. “A gente faz turismo com amor e muita responsabilidade (…) Trabalho em conjunto e sinergia do Governo, sempre um querendo abraçar o outro e dar mais força (…) GramadoTur e Secretaria do Turismo seguirão juntos”, são algumas das frases de Rosa na ocasião. O próprio Luia também destacou essa reciprocidade e o prefeito Nestor chegou a expressar a frase “Luia e Rosa, Rosa e Luia”, para exemplificar o quanto é preciso de união. Canela precisa aproveitar esse momento da troca de secretários e virar a chave. Chega de notícias ruins.
Extremamente seguro
Ontem conversei com o secretário Gilmar Ferreira. O desafio é 10 vezes maior do que em tempos ‘normais’, mas a sinergia ele pretende construir e se disse ‘extremamente seguro’ no cargo, muito pela sua formação em administração e gestão de pessoas e pela experiência de 25 anos atuando no trade, maior parte deste tempo em hotéis. É preciso trocar o pneu com o carro rodando. Além de tudo o que cerca a secretaria de Turismo que precisa recuperar a credibilidade junto ao mercado e até mesmo na sociedade, tem a questão do tempo, pois já estamos em maio (segunda é dia 1º) e a economia não espera, os eventos e tudo o que cerca 2023 já está acontecendo. “Precisamos sair do ‘não posso’ para ‘como posso’”, exemplificou.
Sangue nos olhos
Gilmar me pareceu consciente e entusiasmado. Quando liguei estava no Parque da Nasa e na sequencia foi para o Museu da Moda. Disse que vai visitar o trade e entidades, até mesmo a Policia Civil, treinar o time interno da secretaria, de 08 pessoas e aproximar as secretarias do Governo.
Estratégia
O novo secretário de Turismo quer trabalhar muito a aproximação, a transparência e acelerar processos ao máximo. Para isso estabeleceu três pilares: Parceria; Comunicação e Intensidade.
Vai ter jogo
Gilmar Ferreira diz que está se cercando de pessoas boas e vai se aproveitar do que aprendeu durante a vida para sentar todos à mesma mesa. “Todo mundo tem que vir pro jogo”, exemplificou. Além das relações internas e externas Ferreira destacou que o município está bem colocado como destino e que internamente está fazendo as contas para ver o que é possível neste tempo que resta do ano e da gestão, que acaba fim de 2024.
Guerra e paz
A bandeira do Constantino quando voltou para seu segundo mandato estava correta. A Pacificação Política é princípio ativo de uma boa gestão. Mas o governo durou mais do que a tal paz entre os partidos. Atualmente não há paz nem dentro do próprio partido do prefeito e a campanha eleitoral foi antecipada e nada consegue mudar isso. Mas como tem quem acredita que sem guerra não há paz, quem sabe é nesta guerra que estamos e logo ali teremos um clima diferente.
Qual é o limite
Tecnicamente eu não sei qual o limite jurídico para certos manifestos. Mas a campanha antecipada pela ‘União Canela’ se mostra de um nível muito aquém do que o município merece. Se fizessem uma reunião para ajudar em alguma coisa neste momento, eis que a eleição de fato ainda está tão distante, teriam meu apoio. Mas a tal ‘União Canela’ é apenas para a destruição, para a desmoralização e nestas eu não me junto. O representante desta nefasta ‘união’ chegou a dizer na tribuna segunda-feira passada que sim já é hora de campanha e que sim o canelense terá de escolher entre o caminho da transformação e o da criminalidade. Transformação com o PP, PSDB e PDT juntos é imaginável o resultado.
Desbloqueio
A defesa de Jackson Muller (Ambietica, Assessoria Ambiental), conseguiu o desbloqueio de parte dos seus bens e recursos, bem como dos demais envolvidos no processo derivado da Caritas ao limite de R$ 300 mil.
“No presente caso, repita-se, o valor bloqueado supera em muito os valores para o qual é destinada a cautela. Daí por que deve ser decotado para patamar razoável, compatível com os fins do arresto, que estabeleço, por ora, em R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), competindo ao juízo da origem eleger quais dos bens permanecerão constritos”, escreveu o desembargador Júlio Cesar Finger, em decisão assinada no dia 24, segunda passada.
Importante análise dos fatos políticos atuais e relevantes. Parabéns!