Coluna publicada no dia 04/09.
Você morador de Canela e Gramado vocês sabem em quem votou para deputado estadual? Você sabia que a Corsan foi vendida com uma proposta de que tudo melhoraria nos serviços? E para vender um patrimônio público, você sabe que é necessário ter aprovação do parlamento, no caso dos deputados neste sentido? Então, os parlamentares deram o sim para o Governo do Estado bater o martelo e vender o patrimônio essencial dos gaúchos. Sugiro a você leitor que procure se informar, por que depois gera reclamação. Então faça essa reflexão. Ano que vem tem eleição, certifique-se. Depois fica mais difícil reclamar.
Mais uma reunião com a Aegea/Corsan e a solução?
Os vereadores estão na sua função e está correto. Mas parece que a Aegea/Corsan apenas cumpre o protocolo de estar reunidos com os parlamentares, mas solução não ocorre. Nesta semana, foi a vez dos vereadores Roberto Danany (MDB) e Felipe Caputo (PSDB) se reunirem com o Superintendente Regional de Relações Institucionais da, Lutero Cassol, e Rafael da Rosa, Gestor da Região das Hortênsias, e demais representantes da empresa privada. Como já vem sendo abordado em outros encontros, os problemas são os mesmos. Cobrança do esgoto cloacal, que tem gerado questionamentos da população, falta de água em diversos bairros, conserto de buracos deixados após obras da companhia, situação que tem causado transtornos no tráfego e na rotina dos moradores. Os vereadores também solicitaram esclarecimentos sobre o funcionamento das tarifas de água e esgoto, buscando compreender de que forma são calculados os valores repassados aos consumidores. Além destes pontos, outros assuntos relacionados à prestação de serviços da empresa em Canela também foram tratados, com o objetivo de encontrar soluções mais ágeis e eficientes. Segundo os vereadores a reunião representa um passo importante no processo de diálogo com a Aegea/Corsan.

Entrevista esclarecedora sobre entorno da igreja
O nosso Leonardo Santos, jornalista aqui do Integração fez na manhã de hoje, quinta-feira (4), uma excelente entrevista com o secretário de Trânsito e Fiscalização Adriel Buss e o diretor de Fiscalização Márcio Sauer. Foram abordados diversos pontos. O principal que norteou a maior parte do bate papo a retirada do comércio ilegal no entorno da Catedral de Pedra. O que foi mais esclarecedora e vale conferir nesta edição e na página do Jornal Integração no Facebook, foi as abordagens. Por parte da Prefeitura, de retirar as tendas ocupadas e os comerciantes indígenas, sendo que não são os originários de Canela e outra, a questão envolvendo a Brigada Militar na detenção de um indígena. Fiz este pequeno pitaco aqui, mas este tema é tudo com ele: Léozinho.
Zé da Dengue é o Zé da Agricultura
O José Mário que comandava o combate à dengue na Secretaria da Saúde de Gramado, agora está atuando na Secretaria da Agricultura. Ele é um dos profissionais da pasta que estão auxiliando os agricultores na Expointer, mas não somente neste evento em si, mas atua também diariamente com as agroindústrias e agricultores familiares. Nesta edição, tem material dos produtores que estão pela primeira vez expondo na feira. E aqui as imagens de alguns produtores lá em Esteio.



Base forte
Na tarde de ontem, quarta-feira (3), a equipe sub-15 do Centro Esportivo Gramadense (CEG) entrou em campo no Gaúcho, bairro Mato Queimado, para mais um desafio pela Liga Serrana. Enfrentando o Parai, o Trem da Serra conquistou a vitória por 1 a 0, com gol marcado por Caio. O resultado garantiu a quarta vitória consecutiva do Gramadense na competição, além de somar o oitavo triunfo no campeonato. Com os três pontos conquistados, a equipe soma 24 e assume a quarta colocação na tabela de classificação.
