InícioColunistasDe Tudo Um PoucoO desafio de ter uma simples moradia

O desafio de ter uma simples moradia

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 23/09.

Tiago Manique

[email protected]

Canela e Gramado são reconhecidas nacionalmente como destinos turísticos de excelência, mas, longe dos cenários de cartão-postal, há uma realidade dura e muitas vezes negligenciada: o enfrentamento de áreas irregulares e invadidas, ocupadas em grande parte por pessoas trabalhadoras, de bem, que acabam empurradas para a informalidade habitacional diante da falta de alternativas. O colega Leonardo Santos, aborda em sua coluna nesta edição sobre a questão habitacional, citada na sessão de ontem, segunda-feira (22), pelo vereador Rodrigo Rodrigues (PDT). Vale conferir também, mas aqui não menciono específico o que disse o parlamentar.

Políticas públicas

É preciso dizer com clareza: o problema não está apenas nas ocupações, mas na ausência histórica de políticas públicas consistentes de habitação. Não há como naturalizar que famílias sigam sem acesso a um direito básico — o de morar com dignidade.

Canela deu um passo importante

Em Canela, um passo foi dado recentemente com o anúncio do prefeito Gilberto Cezar sobre a aprovação de um projeto do programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê 25 unidades habitacionais. É um avanço, sim, mesmo diante do déficit gigantesco de muitos anos que o município carrega. Soma-se a isso a necessidade urgente de regularização de loteamentos, medida que pode trazer segurança jurídica e condições mais dignas para centenas de famílias.

E Gramado, como está a situação?

Gramado, por sua vez, também convive com a irregularidade fundiária, ainda que em menor escala. O que preocupa, no entanto, é a aparente falta de prioridade dada ao tema. Em uma cidade onde o mercado imobiliário se volta quase exclusivamente ao turismo e ao investimento, quem mais sofre são os trabalhadores locais, submetidos a aluguéis que beiram o absurdo. Não é exagero dizer que os valores cobrados em muitos imóveis fogem da lógica de mercado, seja Gramado e Canela e deveriam ser objeto de investigação do Ministério Público, tal a disparidade com a realidade salarial da região.

Burocracia “incentiva” irregularidade

Outro ponto que agrava a situação é a burocracia. A demora em aprovar um simples projeto de construção, somada ao alto custo nos processos de regularização de forma histórica, empurra famílias para soluções improvisadas e ilegais. O resultado é um ciclo perverso: áreas invadidas, construções fora dos padrões exigidos por lei, insegurança para os moradores e perda de controle por parte do poder público.

Não é favor

É fundamental compreender que a luta por moradia não se trata de favor, mas de um direito humano e constitucional. Canela deu um passo, ainda pequeno, mas significativo. Gramado precisa assumir esse compromisso de forma mais explícita. Claro, o município está com processo bem adiantado de regularização fundiária, alguns já concluídos, isso é importante. Mas sem políticas habitacionais robustas, o cenário seguirá o mesmo: trabalhadores que sustentam a engrenagem do turismo vivendo em condições indignas, enquanto a região ostenta índices de desenvolvimento econômico. É hora de tratar a moradia como prioridade absoluta. Afinal, o que é uma cidade que não garante a seus moradores um lar digno para chamar de seu?

Corrigindo os rumos

A forma da coleta de lixo em Gramado vai mudar. Demorou, mas nunca é tarde para acertar. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, anunciou nesta semana que estará implantando um novo cronograma para a Coleta Seletiva de Resíduos no município, que entrará em vigor a partir do próximo dia 20 de outubro. A proposta busca facilitar a separação correta dos resíduos, contando com dias específicos para o recolhimento do lixo ‘seco/seletivo’ e datas exclusivas para destinação do lixo ‘orgânico’, em cada bairro. Atualmente o recolhimento é no mesmo dia, mas em turnos diferentes. Fique atento aos dias de coleta em cada bairro e em caso de dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de comunicação: (54) 3286.2549 – informações gerais; ou (54) 99981.2383 – agendamento para coleta de resíduos verdes ou móveis velhos.

Vôlei Feminino

A bola será levantada na noite de hoje, terça-feira (23), no ginásio Carlinhos da Vila, para a segunda rodada do Campeonato Municipal de Vôlei Feminino de Canela. Às 20h, entra em quadra AABB Master x R7 Vôlei e na sequência, 21h, Toque de Pele x AABB Livre. Conforme informou o Departamento Municipal de Esportes e Lazer (DMEL) de Canela, a equipe do Águias do Vôlei desistiu da competição, por isso ocorreu modificação na tabela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Encontro em Canela celebra identidade e inclusão da comunidade surda

No dia 20 de setembro, aconteceu em Canela o 2º Encontro dos Surdos, reunindo participantes de diferentes cidades da Serra Gaúcha. O evento foi...

Chuvas de setembro em Gramado já superam 170% da média histórica

As chuvas de setembro já superaram amplamente a média histórica em Gramado. Até esta segunda-feira (22), o acumulado chegou a 314 milímetros, conforme dados...

Assembleia aprova doação do Parque do Palácio a Canela

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei 272/2025, que oficializa a doação definitiva do Parque...

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...
error: Conteúdo protegido