Na quarta-feira (25), data em que o Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou o julgamento se tornasse réu o ex-presidente e mais sete golpistas, a Câmara de Vereadores de Gramado acertou em cheio. Um golaço! Pois nessa mesma data foi comemorado o Dia da Constituição Federal. Pensando na importância de disseminar esse conhecimento entre os jovens, a Escola do Legislativo – Ivo Bezzi, da Câmara está disponibilizando gratuitamente o livro Constituição em Miúdos. Exemplar esse que deve ser respeitado com suas regras ao processo democrático, não ao golpe. Enfim, o livro é voltado para adolescentes de 12 a 15 anos, o material apresenta os principais temas da Constituição de forma acessível e didática.

Inseticida contra golpista
A distribuição do inseticida contra golpista, ou melhor, do livro da Constituição é gratuita! Basta entrar em contato pelo telefone (54) 99981.8136, e falar com o Fábio Schmatz, diretor da Escola do Legislativo. Ele tem o antídoto em mãos para ampliar a democracia e espraiar para as nossas crianças e adolescentes.
A palavra do presidente
O presidente da Câmara, vereador Ike Koetz (Progressistas), destaca a importância dessa iniciativa: “Esses livros estavam guardados na Câmara há muito tempo, mas entendemos que eles precisam estar nas mãos dos jovens. Queremos dar a oportunidade para que conheçam mais sobre as leis do país e o papel de cada cidadão. Convidamos todos os interessados a virem até a Câmara para garantir seu exemplar.”
A Constituição
A Constituição em vigor é a de 1988, promulgada após o fim da Ditadura Militar e conhecida como Constituição Cidadã. Esse marco legal assegura os direitos fundamentais dos cidadãos, garante a liberdade de pensamento e combate abusos de autoridade. Entre os avanços que trouxe, destacam-se: Educação como dever do Estado; Defesa do consumidor; Combate ao racismo; Voto para analfabetos e jovens a partir de 16 anos; Garantia da posse de terras para povos indígenas.
Pacotão de reforços
Divulgamos no nosso site e está na edição de terça-feira (25), sobre os primeiros nomes que para vestir a camisa do Gramadense na disputa da Série A2 do Gauchão. Dos seis que conseguimos ter acessos aos nomes, quatro atuaram ano passado com o técnico Carlos Moraes no Glória de Vacaria no ano passado. Conversei com o amigo Marcos Cola Duarte, da Rádio Esmeralda, uma das emissoras que acompanha o Glória e elogiou todos os nomes contratados que já vestiram a camisa do Leão da Serra.
Início dos trabalhos
O Gramadense começou oficialmente a temporada de 2025 nesta quarta-feira (26). Neste momento de chegada dos atletas, começa às avaliações médicas e exames para então irem para campo, principalmente com o foco na parte física. É outro patamar agora o momento que o clube estará ingressando. Em 2022 o clube se profissionalizou, chegou até as quartas da Terceirona e caiu para o São Borja. Em 2023, caiu na semifinal para o Cruzeiro e ano passado conquistou o título encima do Real Sport.
Sem perder a essência
Uma competição como a Série A2 do Gauchão será algo completamente diferente de tudo que o Gramadense já fez. Por isso o clube necessitou buscar reforços para buscar um equilíbrio maior e dar mais experiência ao plantel. Aos todo, 14 jogadores foram contratados. Mas nem por isso o clube vai deixar sua essência de valorização da base. Do grupo do ano passado cerca de 50 a 60% foi mantido. É um mescla da juventude com aqueles com mais experiência e que já vivenciaram grandes competições.
Amistosos na base
O final de semana foi de compromissos da base do Centro Esportivo Gramadense (CEG). Três categorias estiveram em campo, onde enfrentaram o Igrejinha, em partidas amistosas. No estádio Alberto Carlos Schwingel, em Igrejinha, o CEG venceu amistoso por 5 a 0 na categoria sub-13, com gols marcados por Gui Arend (2), Murilo (2) e Pedro Lucas. Outras duas partidas terminaram em 1 a 1 diante a equipe do Vale do Paranhana. O gol da categoria sub-10 foi marcado por Bernardo Stopassola e na sub-14, o gol gramadense foi anotado por Guilherme Freitas.
