Coluna publicada no dia 10/09.

O estacionamento rotativo foi pautado nesta semana pela vereadora Grazi Hoffmann (PDT), durante sessão na Câmara de Vereadores. Semana passada havia citado neste espaço e que gerou repercussão sugerindo que tanto Canela, quanto Gramado estudasse a viabilidade de municipalizar os espaços, seguir com as cobranças, mas de forma mais justa. A parlamentar citou o que relatei na coluna, mas foi mais adiante. Tratou de buscar informações do contrato. Aí vem o susto. Reconhecendo da rotatividade nos estacionamentos no Centro, Grazi afirmou que o contrato “foi mal redigido e não preserva o interesse dos canelenses”.
Herança negativa
Grazi foi adiante. Relacionou esta questão do contrato com a empresa Rek Parking que tem a concessão do estacionamento. Foi enfática ao relacionar como mais uma “herança negativa” assumida pela atual gestão e citou outros exemplos como o da Aegea/Corsan e Viação Canelense.
O que volta para os cofres públicos
A vereadora divulgou mais detalhes. Revelou o contrato de número 121/2016 prevê repasse de apenas 11% da arrecadação ao município, bem abaixo de cidades vizinhas: Gramado recebe 21% e Nova Petrópolis, 26%. Além disso, a concessão segue até 2032, mantendo Canela por mais oito anos nessas condições.
Que fardo!
É um fardo pesado que Canela terá que carregar. É mais uma concessão de um espaço público de extrema necessidade para o povo em que o único beneficiado é uma empresa privada. Sempre estoura nas costas do povo. Quando o privado assume algo público, sempre digo aqui, não é por adoração a população e pela cidade e sim adorando o lucro.
Notificação
Em reunião com o secretário de Trânsito e Transportes, Adriel Buss, a parlamentar foi informada de que a gestão busca alternativas para reduzir os impactos do sistema, apesar das LIMITAÇÕES CONTRATUAIS. Segundo ela, a Rek Pay já foi notificada por falhas nos totens, problemas no aplicativo, deficiência no sistema e falta de treinamento aos monitores. Nessas situações, a empresa deverá compensar financeiramente o município. Grazi também apresentou sugestões, como ampliar o tempo de tolerância, hoje de 15 minutos, e permitir débito automático no aplicativo quando houver créditos, evitando multas injustas a motoristas de boa-fé.
Vôlei Feminino de Canela
As inscrições para o Campeonato Municipal de Vôlei Feminino de Canela seguem com inscrições abertas até sexta-feira (12). Até o momento, quatro equipes já estão confirmadas: AABB Livre, AABB Master, R7 e Toque de Pele.A competição é promovida pelo Departamento de Esporte e Lazer (DMEL) e a data do início das disputas ainda será definida. O valor da inscrição é R$ 223. Mais informações pelo Whatsapp: (54) 98405.7687.
Grande competição

A primeira competição em nível regional organizada pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), gabaritou. Foi sucesso de público e de boas partidas. Reuniu os melhores da região e equipes com jogadores que atuam profissionalmente no futsal gaúcho. Vale esse reconhecimento para o Marcelo Drhemer e equipe. Os desportistas devem esse destaque também aos organizadores. Quando é para pontuar algumas críticas, estamos sempre a postos, mas agora vale este elogio. E dentro de quadra, a taça ficou com os donos da casa: Bola 8/R7 (foto) garantiu o caneco no ginásio Carlinhos da Vila ao vencer o Chinelinho por 2 a 1. A partida ocorreu na sexta-feira (5). Unidos Futsal de Gramado encerrou na terceira colocação.