Para o criador do Waze e do Moovit, o israelense Uri Levine, os onipresentes aplicativos de mobilidade urbana, a inteligência artificial provocará menos danos do que se imagina para a civilização. Uri foi o entrevistado das páginas amarelas desta semana da revista Veja. A seguir algumas de suas opiniões:
- “É vital se apaixonar pelo problema, não pela solução. A jornada das startups envolve criação de valor – e a maneira mais simples de criar valor é resolver um problema”.
- “A rigor, as pessoas encontram algo melhor para fazer, ao perder lugar para a máquina. Portanto, ao fim, a IA acaba aumentando a produtividade.”
- “Os cidadãos avaliam três condições quando escolhem diferentes tipos de mobilidade: conveniência, velocidade e custo. Se o sistema for gratuito ou barato e simultaneamente rápido, as pessoas estariam dispostas a abrir mão de um tipo de conveniência por outro melhor. Este é o futuro da mobilidade.”
- “Empreendedores mudarão o mundo. Por isso precisamos mais deles. E é preciso lidar com o medo de falhas. Se há um temor muito grande, paralisante, acaba-se por não empreender. Os empreendedores, acredite, são heróis.”
- “Voltaremos ao normal nas empresas. Até o Zoom, um dos símbolos da vida durante a pandemia de covid-19, anunciou o retorno aos escritórios físicos.”
- “Nas minhas companhias voltamos ao escritório quatro dias por semana. Com isso aumentamos a produtividade. A questão é que as pessoas não trabalham da mesma forma quando estão em casa.”
RÁPIDAS E SELECIONADAS
- Tudo indica estar se encaminhando o fim do instituto da reeleição para cargos executivos, introduzido no Brasil em 1997 para permitir a reeleição do ex-presidente FHC. De tempos em tempos surge na pauta esta proposta, mas agora parece ter um consenso quanto a sua necessidade dentro do Congresso Nacional. Como compensação, os mandatos teriam a duração de cinco anos e não quatro como atualmente. Pessoalmente, considero a reeleição pouco democrática por favorecer escancaradamente nas disputas eleitorais, a quem está no poder. O seu fim seria um avanço.
- E a nossa Rua Torta? Não tenho constrangimento em continuar lembrando sua construção ali no Morro da Cruz. Trata-se de uma obra de fácil execução, considerando os formidáveis padrões orçamentários atuais e possibilidades de parcerias e significaria um plus a incrementar ainda mais o turismo nas cercanias da Catedral de Pedra.
- O ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci receberá a medalha do Mérito Farroupilha a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa. Um reconhecimento de nível estadual mais que merecido.
- Quisera que esta medida judicial que cancelou a votação do projeto do Executivo Municipal que autorizava a venda do centro de feiras, dê um fim a novela. Este desnecessário cabo de guerra entre Executivo e Legislativo, está ficando sem graça e com ares de exagerada teimosia. É justificado que os valores da possível venda seriam aplicados em educação, mas os 25% da receita dos impostos que obrigatoriamente devem ser investidos nela já não são o suficiente para suas demandas? Ou estaria faltando gestão? O jogo político levado ao extremo não é produtivo para ninguém.
- O outrora desprezado campeonato gaúcho de futebol chegou a ser chamado de “ruralito” fica a cada ano mais importante dentro do contexto do calendário futebolístico nacional. Vejam: que alternativas teriam a dupla Gre-Nal a cada início de ano para se prepararem para o campeonato nacional não fosse o Gauchão? Para a dupla, a competição significa um verdadeiro laboratório para experiências e testes com jogadores. Ademais, o certame deste ano mostra-se bem organizado, com boa presença de público, boas arbitragens e o que é importante, o futebol do interior resistindo e sobrevivendo.
- O empresário Ary Piva da tradicional Ferragem Piva, com dificuldade de mobilidade encontra-se somente em casa, mas com muita saúde e paz, aos 93 anos.
- Faz 23 anos completados neste dia 05, que faleceu o médico comunitário canelense Harry Heckmann aos 59 anos. No próximo dia 10 completar-se-ão 28 anos do falecimento de Egon Jung uma das pessoas com maior espirito comunitário que conheci. Tinha 81 anos.
“Volte o seu rosto para o sol, então as sombras ficarão atrás de você.”
Apocalipse 21.24
Excelente a materia, bem como as informações; assim vou aprendendo e cinhecendo cada vez mais esta cidade linda que aprendi a amar… pensar que se passam que estamos aqui há quatro anos!