APARTE 111

Tempo de leitura: < 1 minuto

Venceu a teimosia

Desde ontem, oficialmente, Caxias do Sul passou a integrar a região turística das Hortênsias. A mudança foi autorizada pelo Ministério do Turismo. O processo que envolveu a alteração durou cerca de dois meses e foi revestido da marca do atual governo: a falta de diálogo e de consenso com a sociedade.

A começar pela decisão de sair da região da Uva e do Vinho e ingressar na das Hortênsias. Medida adotada a portas fechadas do gabinete do prefeito, transferindo o ônus de um referendo ao Conselho Municipal de Turismo (Conmtir), que mal teve tempo de discutir a questão e foi obrigado a emitir um parecer, sem pensar nas consequências, ou seja, a aversão de grande parte da sociedade de Caxias do Sul.

Mas para toda má decisão há o tempo para afirmar quem tinha razão. Depois de uma desastrosa falta de gestão do turismo, em 32 meses de governo, quem sabe, a partir de agora, sobre para Caxias, uma migalha do que Gramado e Canela, por exemplo, tão bem sabem fazer neste setor.

 

IMPEROU O CONSENSO

A eleição de Ari Dallegrave para comandar o MDB de Caxias nos próximos dois anos demonstra que o partido amadureceu nos últimos quase três anos. O fato de os filiados se aclamarem ele como o líder que vai comandar a sigla, nas próximas eleições, talvez seja um sinal de que os emedebistas reconheçam como mais coerente, hoje, que a proposta que Dallegrave defendeu no pleito, quem sabe, não teria sido a mais correta.  

Na época, ele trabalhou pela candidatura própria à Prefeitura de Caxias, e não, a coligação para ser coadjuvante de Edson Néspolo/PDT. Ocorreu que o partido devia, moralmente aos pedetistas, concorrer junto a mais uma gestão à frente do Executivo. Isso porque a sigla havia votado coesa em torno de José Ivo Sartori, por duas eleições consecutivas. Vencido na convicção, decidiu se afastar da presidência e somente retomou o cargo, depois do segundo turno.

 

RECADO DAS URNAS

Circunstâncias e acordos políticos a parte, o MDB perdeu a majoritária, mas fez uma das duas maiores bancadas de oposição ao prefeito Daniel Guerra/Republicanos, com quatro vereadores – a mesma bancada feita pelo colgado PDT. Este também foi o mesmo Fato que revelou o poder de voto da sigla.

Contudo, há pouco mais de um ano da nova eleição, a palavra de ordem é reunificar a sigla , quem sabe, desta vez, em um objetivo claro, de retomar o protagonismo e apresentar um nome à sucessão de Guerra. Sartori mantém a tradicional estratégia da bocca chiusa. Por outro lado, logo depois das eleições do ano passado, Carlos Búrigo chegou a disponibilizar o nome para uma chapa liderada pela sigla.

 

IMPLICAÇÕES

Conforme acordo realizado no início desta legislatura, em 2017, no ano que vem, quem assume a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores é o PDT. O nome mais cotado sempre foi o de Ricardo Daneluz. Porém, esta estimativa poderá se alterar, na hora de a sigla formalizar a indicação.

Isso porque o vereador sofreu um desgaste dentro do diretório municipal, quando protocolou o projeto de extinção do passe livre no transporte coletivo. Mais recentemente, fala em entrar com uma outra matéria polêmica: a redução de 23 para 17 vereadores em Caxias. Ronda ainda a possibilidade dele mudar de partido, na janela que se abrirá em abril do ano que vem.

A instabilidade da permanência dele deverá favorecer a possível indicação de Gustavo Toigo para presidir a Câmara. Isso porque, nos bastidores do Legislativo, comenta-se que Rafael Bueno e Velocino Uez também poderão deixar a sigla, em 2020. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido