Coluna publicada no dia 02/12.
Segundo o líder de Governo e futuro presidente da Câmara de Vereadores, Neri da Farmácia, está na iminência o edital para reformar as ruas Henrique Bertoluci e Guilherme Dal Ri, no Piratini. Uma outra fonte da coluna confirmou que o recurso federal está pipocando, em poucos dias deve estourar. O prefeito só não quer dar a notícia antes de estar empenhado oficialmente. Não é preciso dizer do quanto essa obra é aguardada pelos moradores.
Uma muito boa e outra desmoralizadora
A boa notícia foi confirmada ainda hoje, às 16h30min. Dos R$ 3,3 bilhões anunciados pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para a reconstrução do Estado, o prefeito Nestor Tissot e o secretário Germano Junges receberam a aprovação do projeto de reconstrução e a confirmação do empenho no valor de R$ 12.930.000,00 para as ruas do bairro Piratini, além daquelas duas, a Rua Afonso Oberher.
A má notícia é que o recurso para a Rota Panorâmica de Canela ficou de fora. O município terá de se contentar apenas com as 25 casas e nada mais. Uma triste e lamentável informação para a cidade que tanto investiu naquela estrada e que, desde maio de 2024, está sem condições de utilizá-la, permanecendo sem perspectivas de recuperação.
Constrangimento
Os vereadores do Republicanos estão aprontando para cima dos Progressistas na Câmara de Gramado. Pautas azedas, ou bomba, deveriam ter votações unânimes, assim seria mais fácil explicar ao eleitorado. Mas algumas não passam mais pela Maria de Fátima e pelo Roberto Cavalin. Eles até evitam falas mais ácidas, mas o voto é conforme sua própria análise, ou orientação partidária. Ainda assim, dependendo da análise, a fala da Maria foi bem forte sim.
“Gramado Taxas”
Ao votar contra a cobrança de ISS para o aluguel de casas particulares no Airbnb e ao aumento e ampliação do alcance da cobrança de recolhimento de lixo, a vereadora Dra. Maria de Fátima expressou: “Nossa cidade está virando uma cidade de taxas, Gramado taxas, tudo é taxa!”. Ela citou que já é entendimento do STF que tais aluguéis não configuram prestação de serviço e, portanto, não ensejam cobrança de ISS e também deu um exemplo de um amigo que pretendia reservar 30 vagas e que mesmo com antecedência, não encontrou leitos em Gramado. Airbnb em inglês: “private home rentals on Airbnb”.
Pela aprovação
Com sete de nove vereadores o Governo aprova o que quiser (menos novos repasses ao transporte coletivo). A justificativa dos governistas é que os pagantes desses impostos seriam os donos das plataformas (estrangeiros – norte-americanos) e que qualidade, como Gramado oferece, nas palavras da Vereadora Professora Denise, “qualidade não vem de graça”.
Votação em destaque
Quando o vereador Roberto pediu que o referido projeto fosse votado em destaque, artigo por artigo, o presidente Ike suspendeu a sessão por 10 minutos. Aparentemente para buscar orientação da Procuradoria, e/ou, para ainda tentar um consenso, que não teve. Ao que pareceu os Progressistas foram pegos de surpresa. Neste ponto, os Republicanos poderiam, pela parceria de um parlamento tão pequeno, antecipado tal decisão para que o Presidente se prevenisse. Ainda assim, os Progressistas todos destacaram que não iriam desrespeitar a decisão dos Republicanos.
Fora do Governo
Foi lá por março abril já que o Republicanos se declarou oficialmente independente do Governo Nestor. Deixou livre o único secretário municipal, Jonas da Silva, da Cultura, decidir se permaneceria ou não, ou mesmo o Governo em dispensá-lo (está lá até hoje).
Rafael ausente
Ronsoni está de luto pela perda de um tio, morador de SC, e não participou da sessão de ontem. Ausência plenamente justificada, porém, em um momento crucial. Era importante saber a posição dele para o projeto de mais impostos, já que está indo para o Governo em janeiro. Bom para ele que preserva o discurso para uma possível candidatura a prefeito em 2028.
Nova Mesa Diretora
Está formada a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Gramado para o exercício de 2026:
• Neri da Farmácia – presidente
• Pedro Lazaretti – vice-presidente
• Maria de Fátima – 1ª secretária
• Professora Denise – 2ª secretária
Com 08 vereadores
A princípio, a legislatura de 2026 será de apenas 08 vereadores. Como Rafael vai para o Executivo e nenhum dos três outros eleitos está disposto a deixar seu cargo, a câmara vai ficar com uma vaga aberta. Jeferson Moschen, secretário da Saúde, Lucas Roldo, secretário de Esporte e Carlos Foss, subprefeito da Várzea Grande, são os três eleitos que já estão no governo.
Projeto de cidade
A Osvaldo Aranha ainda não tem a ornamentação de Natal completa. Segundo o vereador Governista Adir Denardi, por motivos de licitação. Adir adicionou na explicação que deu da tribuna da Câmara ontem à noite, que é um aprendizado para os próximos anos. Quanto a isso, defendo que está mais do que na hora de pensarmos um projeto de cidade, não político. Essas questões precisam transcender governos. A troca dos cargos de confiança, ou CCs, como os de secretários não deve interferir nisso. Portanto, o fato de estarmos no terceiro secretário de turismo não poderia ser a justificativa, pois se fosse, daqui a pouco nem teríamos o Sonho de Natal. Imaginemos se fosse na Saúde.
Saúde reclama
Alguns vereadores de Canela têm apontado dificuldades na Saúde Pública recorrentemente. Ontem, Cabo Antônio e Roberto Grulke relataram até atrasos nos pagamentos aos servidores, inclusive médicos, e fornecedores do HCC. Luz amarela ao governo neste ponto. Que a saúde é algo que nunca é suficiente, é fato. Sempre a demanda será maior do que a capacidade financeira. As dificuldades nunca acabarão, infelizmente, mas, tem um ponto crucial que é esse, com servidores e fornecedores.
O que diz o secretário
A coluna consultou o secretário Jan Spall. De certa forma ele admitiu as dificuldades, eis que relata diferença de seiscentos mil reais por mês entre receita e despesas. Vejam sua resposta: Para esse ano nosso contrato com o HCC é mais ou menos 2.400.000,00 mês e o custo total gira em torno de 3.000.000,00, essa diferença de 600.000,00 mês é que não ficou prevista no orçamento desse ano como repasse extra pro HCC, o Governo passado não previu isso. Pro ano que vem precisamos agora em dezembro refazer novamente o contrato com o HCC, e certamente no ano de 2027 teremos que suplementar dentro do orçamento , de outras secretarias para cobrir a saúde, como tem sido feito nos últimos anos, pois sempre a demanda é maior que a nossa capacidade financeira.












