GRAMADO – Para que o Centro de Saúde do bairro Várzea Grande possa ser construído, dois projetos de lei do Executivo precisaram ser aprovados pela Câmara de Vereadores. A autorização para que a Prefeitura receba doação de materiais e mão de obra de empresas privadas foi permitida na sessão da última semana. Ontem (13), o Legislativo também aprovou o projeto decisivo, que possibilita a alteração na destinação das terras, viabilizando a construção da nova unidade de saúde.
O terreno atual é uma Área Livre de Uso Público (ALUP), que permite ser utilizado apenas para praças. Com a aprovação do projeto 008/2019, o local pode ser transformado em uma Área Para Fins de Uso de Equipamentos (APEC), que possibilita edificação de escolas ou postos de saúde. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Com relação ao projeto de doações de mão de obra e material, o investimento é de aproximadamente R$ 3,9 milhões e repassado pelas empresas Gramado BV Resort Incorporações Ltda, Gramado Parks Investimentos e Intermediações Ltda, SCP Buona Vitta e Gramado Hydros Incorporações SPE Ltda. Conforme descrição do Executivo, as empresas são motivadas pelo compromisso social perante à comunidade, em razão dos diversos investimentos realizados na cidade no segmento de hotelaria, que causaram grande impacto no cotidiano da cidade.
De acordo com o projeto elaborado pela arquiteta Débora Dall’Agnol, a edificação terá 2.429 m² e será distribuída em dois pavimentos, sendo o térreo com 1.216,00 m² e o subsolo com 1.213,00 m², que será destinado para garagem. O local será composto de recepção, sala de imunização, estacionamento, acesso aos portadores de necessidades especiais e idosos, farmácia, além de salas para enfermagem, mais de 20 consultórios, administrativo e ações básicas em saúde, como o Programa Estratégia de Saúde da Família.
Com a construção do novo Centro de Saúde, os atendimentos dos dois atuais postos do bairro serão concentrados neste mesmo endereço, que fica em área pública, entre a rua Mestre Secreto e a rua A, ao lado do Supermercado Brombatti. Como a área para construção pertence ao Município e como os recursos para edificação serão doados, o único custo da Prefeitura será com aquisição de novos equipamentos.