InícioGeralGramado e CanelaMais pedágios na região; incluindo acesso à Estrada do Caracol

Mais pedágios na região; incluindo acesso à Estrada do Caracol

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REGIÃO – O governador Eduardo Leite apresentou, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, o projeto de concessão do Bloco 1 de rodovias, com estradas localizadas nas regiões Metropolitana, Litoral Norte e Serra, e anunciou a publicação do edital do Bloco 2, composto por estradas do Vale do Taquari e da Região Norte.

Os investimentos nos dois blocos ultrapassam R$ 12 bilhões em concessões para a iniciativa privada por 30 anos, com previsão de nova rodovia, duplicações, terceiras faixas, revitalização da sinalização, monitoramento e atendimento 24 horas, entre outros benefícios. Os projetos contaram com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a estruturação da proposta.

Dos 27 municípios inseridos nos Blocos, fazem parte Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Mas preparem-se para colocar a mão no bolso. Com os anúncios, a região ganhará novas praças de pedágios, ambas no sistema Free Flow (passa e quita em um prazo determinado). Além das existentes, para quem for a Três Coroas, terá mais uma praça neste novo sistema. O mesmo ocorrendo sendo instalada uma em Nova Petrópolis e uma nova será colocada na ERS-466, a estrada de acesso ao Parque do Caracol.

As atuais praças de pedágio entre Gramado e Três Coroas será deslocada, assim como até Nova Petrópolis. Entre Canela e São Francisco de Paula permanecerá. Todas estas que atualmente são administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) passarão para os consórcios privados que vencerem os leilões. Com isso, a empresa pública deixará de operar nos locais.

Governo do Estado/Arte Produção

Estradas da região e melhorias

Estão previstos 213,7 quilômetros de duplicações neste Bloco 1, que estão as cidades da região. Entre estas melhorias, consta a duplicação entre Gramado e Igrejinha (ERS-115) e Gramado e Nova Petrópolis (ERS-235). Também está previsto socorro mecânico 24 horas, ambulância e socorro médico em tempo integral, monitoramento por câmeras, bases de atendimento aos usuários e ponto de parada e descanso para caminhoneiros e motoristas.

Bloco 1: investimento de R$ 1,5 bilhão

O Bloco 1 é composto por 412,6 quilômetros de extensão e conta com trechos das estradas ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466, ERS-474. Uma nova rodovia, a ERS-010, fará parte do bloco, com pista dupla, dois sentidos de circulação e 41,4 quilômetros de extensão entre o entroncamento com a BR-290, em Porto Alegre, e a ERS-239, em Sapiranga, sendo uma alternativa à BR-116. Ao todo, serão 454 quilômetros concedidos à iniciativa privada.

O investimento será de R$ 6,41 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão. Nos primeiros 10 anos, os recursos aportados serão de R$ 4,86 bilhões. O governo do Estado irá investir R$ 1,5 bilhão, via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Próximos passos

O projeto de concessão será debatido com a população no período de consulta pública, com a realização de audiências públicas. As datas e os locais serão divulgados pelo governo, e a expectativa é que os eventos ocorram no mês de novembro. A publicação do edital está prevista para o primeiro trimestre de 2026; a realização do leilão, por sua vez, deve ocorrer no segundo semestre do mesmo ano. Com o leilão bem-sucedido, a assinatura do contrato poderá ser realizada no final de 2026.

Saiba mais

ERS-115 (Gramado – Três Coroas)

Km 14,9 (Três Coroas) (deslocado)

Km 31,6 (Gramado) (novo pedágio)

ERS-235 (Gramado – Nova Petrópolis)

Km 14 (Nova Petrópolis) (novo pedágio)

Km 29,9 (Gramado) (deslocado)

ERS-235 (Canela – São Francisco de Paula)

Km 52,9 (São Francisco de Paula) (mantido no mesmo local)

ERS-466 (Canela)

Estrada do Caracol (novo pedágio)

ERS-239 (Novo Hamburgo – Riozinho)

Km 18,7 (Novo Hamburgo) (novo pedágio)

Km 25,2 (Campo Bom) (novo pedágio)

Km 36,6 (Araricá) (novo pedágio)

Km 48,7 (Parobé) (novo pedágio)

Km 63,0 (Taquara) (novo pedágio)

ERS-474 (Rolante x Santo Antônio da Patrulha)

Km 29,5 (Rolante) (novo pedágio)

Km 8,9 (São Antônio da Patrulha) (deslocado)

ERS-020 (Gravataí x Taquara x Igrejinha e São Francisco de Paula)

Km 21,6 (Gravataí) (novo pedágio)

Km 40,7 (Taquara) (novo pedágio)

Km 59,4 (Igrejinha) (novo pedágio)

Km 78,5 (São Francisco de Paula) (novo pedágio)

1 COMENTÁRIO

  1. Des de 1998 quando fizeram a primeira concessão não executaram nada do que foi acordado.
    Só mamaram nas costa do povo e os acordos não foram compridos.

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