Coluna publicada no dia 09/10.
O vereador de Canela, eleito pelo empresariado como ex-presidente da ACIC, Lucas Dias, fez um breve pronunciamento sobre a revogação do decreto de desapropriação do Ingool, na sessão de segunda-feira. Em tom ululante, limitou-se a afirmar que, em algum tempo, ali haverá um empreendimento da iniciativa privada e não uma escola.
“Sobre o Ingool, vou falar rapidamente o que penso. Pode ser que aconteça, ou não, mas acredito que vai acontecer. Já que a prefeitura não fez a compra, daqui a dois anos teremos ali um conjunto de prédios novos. Provavelmente, não teremos uma escolinha. Essa é minha opinião”, declarou.
Mas há solução, vereador. Basta a secretaria demorar um pouco mais para aprovar os projetos, e os últimos investidores, os “loucos”, dispostos a apostar na cidade irão embora.
Não podemos esquecer que temos 10 mil trabalhadores se deslocando para outros municípios em busca de emprego, e um orçamento 210 milhões de reais menor que o da vizinha Gramado.
Pela sua ótica, parece que a prefeitura deveria sair comprando terrenos para evitar a urbanização, a expansão da construção civil. Mas onde esses trabalhadores irão morar sem novas construções?
Calopsita
Um passarinho me contou que o Professor Daniel estaria acertado para embarcar no governo Nestor. Seria para o cargo de Chefe de Gabinete. Topetudo me disse que a casa está chacoalhando de tensa. Muitos estariam se insurgindo com o possível novo colega. Vindo da esquerda (PT) ele mudou para o PSDB na véspera da eleição passada e estaria disposto a avançar mais um passo rumo à direita.
Ela escuta bem
Pois a avezinha viu e/ou ouviu coisas. A coluna consultou o ex-vereador. Professor Daniel confirmou que conversou com muitos partidos, prefeito, vice e vereadores e recebeu muitas propostas, não descartando novidades no ano que vem. No momento, no entanto, não pretende mudar de partido pois ainda tem esperança de que o processo de anulação dos votos do União Brasil, e a recontagem dos votos para vereador que mudariam o coeficiente e dariam uma vaga ao PSDB, onde foi o mais votado, possa ser vitorioso em Porto Alegre onde tramita no TRE – Tribunal Regional Eleitoral.
“Tenho conversado com o prefeito, conversado com o vice-prefeito, tenho conversado com integrantes da Câmara, com partidos, e existem algumas novidades de algumas mudanças a partir do ano que vem”, disse o Professor Daniel.
Enigma
A Câmara de Vereadores de Gramado mandou mensagens na extraordinária de hoje. Quem vai decifrar esse código?
Votação polêmica
Como estava para ser votado um novo repasse para o transporte coletivo, R$ 458.906,59 (quatrocentos e cinquenta e oito mil e novecentos e seis reais e cinquenta e nove centavos), três vereadores arrumaram uma dor de barriga e não foram na sessão extraordinária, hoje às 10 horas. Rafael Ronsoni, Pedro Lazaretti e Professora Denise, todos do partido do Prefeito, que está de férias, não compareceram à sessão.
Republicanos votaram contra
Com isso restaram seis vereadores no plenário. Os dois vereadores do Republicanos, Cavalin e Maria de Fátima, votaram contra. Vivi Cardoso, Fernanda Pereira Dias Schüt e Neri da Farmácia votaram a favor. O resultado foi 3 a favor e 2 contra, mas, como o projeto precisa de maioria simples, metade dos presentes mais um, no caso 4, acabou reprovado. Na hora o presidente Ike não se deu conta disso e citou que o projeto fora aprovado.
Non passou
Na sequência teve a votação da Moção de Repúdio e declaração de Persona Non Grata contra o Peninha, de autoria do vereador Cavalin. Para se vingar, as vereadoras Vivi e Fernanda votaram contra e a votação também foi de 3 favoráveis e 2 contra. Nesta hora algum assessor soprou ao presidente Ike que não era aprovação pois precisava de maioria simples, assim como o do auxílio ao transporte. A Moção não passou, e assim, todos passaram a se perguntar como então o repasse tinha aprovado.
O que dizem os técnicos
Durante a tarde chamei a Assessora Jurídica da Câmara, que não tinha respondido até as 17 horas, e a Procuradora Geral do Município, Mariana Reis. A Câmara de Vereadores consultou o IGAM – Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, e este respondeu que não vale como aprovado o projeto de repasse de recursos à Gramado Turismo com aquele placar. A PGM Mariana Reis respondeu que iria responder em seguidinha. Se deu tempo publiquei a resposta dela mais abaixo.
E o presidente?
Outra questão que ficou em dúvida é se, neste caso, havendo a necessidade de maioria simples, o presidente não poderia e deveria ter feito seu voto. E, se os repasses não serem feitos a empresa pode parar totalmente.
Algumas questões serão esclarecidas nos próximos dias.
Fim da guerra
Hamas anunciou hoje que colocou fim na guerra contra Israel. Deus mantenha a mão sobre todos para que sigam nessa iniciativa. E que estenda o cessar-fogo permanente sobre Ucrânia e Rússia e demais nações em guerra.
Caxias do Sul
Inauguração da Villa dei Troni – Parque Temático Vivo Italiano
Imagine-se caminhando por uma autêntica vila italiana do século XIX, onde cada detalhe revive a memória, a força e a beleza de um povo que ajudou a construir a identidade da Serra Gaúcha.
Esse sonho agora ganha vida com a inauguração, amanhã, dia 10 de outubro de 2025, da Villa dei Troni, o maior e mais completo empreendimento dedicado à celebração da cultura italiana no Brasil.
São 25 hectares de área, 40 edificações históricas e uma proposta inédita que une arquitetura, gastronomia, espiritualidade, costumes e a emoção de um legado imortal. Um mergulho na tradição que se transforma em uma experiência inesquecível.
Fufurtuna
O ministro do Esporte, André Fufuca (Progressistas), destinou R$ 82 milhões em 2025 para 75 municípios do Maranhão (estado pelo qual vai concorrer a senador), o que representa 66% de toda a verba de investimentos sob sua gestão direta — excluindo emendas parlamentares. Daí vai sair do Governo?
Sabido
Celso Sabino, sabiamente, fica no Ministério do Turismo, embora seu partido, União Brasil, peça sua saída. Melhor sair do partido do que perder a teta. Este acha que o Turismo anda de vento em pompa pela sua gestão. E, para esta gente a COP 30 nem está parecendo um fiasco. Para Gramado e região, no entanto, a permanência deste indivíduo
Perguntinha
Quais terrenos a prefeitura de Canela deveria comprar para evitar a expansão da construção Civil?